Blog

Cerveja IPA: o que é e porque ela é diferente das outras cervejas

Na última década, a cerveja IPA tornou-se um dos estilos mais populares entre os consumidores de cerveja artesanal.

Tanto que é difícil hoje encontrar uma cervejaria artesanal que não produza pelo menos uma receita desse estilo particular e perfumado. 

Muitos a apreciam, mas… de onde vem essa sigla, afinal? 

O que é IPA e o que a torna diferente das outras cervejas?

Vem, vamos descobrir isso juntos!

Cerveja IPA: o que significa a sigla IPA, afinal?

“IPA é um estilo de cerveja de origem inglesa, cuja sigla provém da abreviação de India Pale Ale”

IPA é um acrônimo que deriva de India Pale Ale, um estilo de cerveja que, como você pode imaginar, tem alguma ligação com a Índia e você já vai entender o porquê.

Antes disso, precisamos fazer uma observação importante: o nome do estilo é India Pale Ale e não Indian Pale Ale.

Mesmo com toda a sua popularidade, vemos reiteradamente escrito e falado de forma equivocada por aí.

Culpa, provavelmente, da sigla que a identifica, que se tornou mais difundida que o próprio nome do estilo.

No Brasil, é usualmente aceito pronunciá-la em bom português, “ipa”, embora essa questão não seja pacífica na comunidade cervejeira. Há muitos Sommeliers de Cerveja que defendem o respeito pela origem inglesa do estilo e a pronúncia em inglês – ai-pi-ei – onde quer que se esteja. 

Discussões linguísticas à parte, como dissemos acima, as três letras significam India Pale Ale e cada palavrinha dessa tem o seu próprio significado:

Pale / pêile / pode ser traduzido literalmente como “pálido”.

Ale / êil / é sinônimo de cerveja de alta fermentação, isto é, para a sua produção são utilizadas leveduras que fermentam a altas temperaturas (entre 16°C e 25°C). Ao lados das Lagers e das Lambics, as Ales compõem uma das três grandes famílias de estilos de cerveja. E é justamente nas Ales que as tradicionais cervejarias britânicas se especializaram. 

As cervejas Pale Ale começaram a aparecer no século XVIII graças às inovações introduzidas na malteação dos cereais e recebeu esse nome porque, com sua cor basicamente âmbar, se distinguia das cervejas escuras que dominavam o mercado antes disso. 

As Pale Ales foram conquistando mercado, tirando espaço das Porters e tornaram-se cada vez mais populares da segunda metade do século XIX em diante.

Quais as características da Cerveja IPA?

Presente em maior quantidade na India Pale Ale, o lúpulo é sem dúvida o grande protagonista do estilo. São basicamente as características que o lúpulo aporta à IPA que a diferencia das demais cervejas.

É difícil fazer generalizações porque tudo depende do tipo de lúpulo utilizado, mas os aromas encontrados com frequência nas IPAs giram em torno de notas de frutas cítricas e frutas tropicais.

No paladar, sabores frutados, cítricos, herbais ou picantes combinam-se com o amargor bastante característico, presente principalmente no final do gole, o que torna a cerveja IPA tão interessante.

Ainda na boca, a IPA apresenta um bom corpo e efervescência reduzida. 

O seu teor alcoólico geralmente fica em torno  de 5 a 8°, mas, seguindo a tendência atual de consumo de cervejas, já é fácil encontrar IPAs sem álcool.

A India Pale Ale caracteriza-se sobretudo pela lupulagem generosa, que confere um sabor amargo decisivo e um bouquet aromático que varia de acordo com a variedade de lúpulos utilizados. 

Confira um resumo das características da cerveja IPA, de acordo com o Programa de Certificação de Juízes de Cerveja, o guia BJCP 2021:

Como surgiu a Cerveja IPA?

A história da “criação” do estilo é bem nebulosa e incerta. De fato, não há nenhuma evidência de que a IPA tenha sido “inventada”. Parece mais provável que o estilo tenha se desenvolvido lentamente a partir de cervejas existentes.

“De todos os estilos de cerveja existentes, o IPA é o mais mítico, romantizado e incompreendido. É o que inspira os debates mais acalorados, as maiores reverências e as mais selvagens conjecturas no mundo da cerveja”

OLIVER e MENDES. O Guia Oxford da Cerveja.

>>> No vídeo abaixo, que fez parte da Semana dos Estilos promovido pela ESCM, você confere os principais mitos por trás da história da IPA.

Inegavelmente, entretanto, a versão mais difundida e aceita sobre a origem da cerveja IPA, ou, melhor dizendo, da sua denominação, está ligada aos acontecimentos históricos do século XVII, quando a Europa vivia as grandes rotas comerciais marítimas entre os Impérios e as colônias.

Enquanto os portugueses extraíam madeira e ouro e trocavam espelhos com os índios aqui no Brasil, o império inglês vivia de idas e vindas de navios de carga com especiarias – e também cervejas – com as suas colônias na Índia.

O problema era que uma viagem entre os dois destinos poderia durar mais de 6 meses, em uma época em que refrigeração ou pasteurização nem existiam no dicionário. Diante disso, os cervejeiros sabiam que, se a cerveja fosse envida para algum lugar quente como a Índia, era absolutamente necessário adicionar lúpulo extra, cujas propriedades conservantes já eram conhecidas.

O resultado foi o surgimento gradual de um estilo de cerveja com aroma peculiar, amargor intenso e caráter refrescante, capaz de sobreviver ao tempo e ao calor antes que fossem consumidas pelas classes média e alta de europeus na Índia.

Adormecido após a queda do Império Britânico e achatado durante anos pela onipresença das lagers industriais, o estilo batizado de India Pale Ale foi resgatado e popularizado pelo movimento cervejeiro artesanal americano nos últimos quarenta anos. 

Desde então, as cervejas IPA e suas primas estrangeiras, as APAs, conquistaram o mundo e vivem uma época de grande expansão e contínuo boom de produção.

As variações da India Pale Ale

Agora que você já sabe o que é Cerveja IPA, já podemos te apresentar as outras integrantes dessa família.

É que a IPA fez tanto sucesso nas últimas décadas que foi a percussora de uma infinidade de variações igualmente interessantes, como a American IPA, a sua parente mais famosa.

A principal diferença entre elas está nos ingredientes, especialmente na utilização de lúpulos americanos na primeira.

No vídeo abaixo, apresentado pelo cervejeiro, sommelier de cervejas e master em estilos pela ESCM, Alexandre Bleed, você conhece tudo sobre o estilo American IPA. Vale a pena dar uma conferida para entender a diferença entre os estilos IPA e American IPA.

Outras variações das IPA´s são:

  • Session IPA
  • Double IPA & Triple IPA
  • Hazy IPA
  • Belgian IPA
  • Black IPA
  • Brut IPA
  • White IPA 
  • Red IPA
  • Brown IPA
  • Rye IPA

Todas essas novas variedades se espalharam inicialmente nos Estados Unidos (com exceção das IPAs belgas) e depois ganharam o mundo.

Dicas para degustar uma IPA

Geralmente, uma cerveja é considerada do estilo IPA quando seu  IBU  (International Bitterness Unit) é superior a 40 e seu teor alcoólico (ABV) está entre 5 e 8 graus.

O IBU é o índice que mede o nível de amargor em uma cerveja e muitos rótulos trazem essa informação, o que é bastante prático para estimar o poder de amargor da IPA. 

Então, se o seu paladar não está acostumado com sabores amargos, comece com IPAs se aproximando de um IBU de 40 e vá aumentando aos pouquinhos.

Além disso, dê atenção aos detalhes. Apreciar uma cerveja IPA na temperatura certa e com um copo apropriado para o estilo muda a sua experiência.

A temperatura certa para abrir e degustar uma cerveja IPA

Como vimos, as IPAs têm um teor alcoólico mais alto e mais lúpulo que outros estilos de cervejas. 

À medida que a cerveja aquece ligeiramente, os lúpulos são intensificados, e é basicamente isso que se quer sentir em uma IPA. 

Portanto, esse estilo é servido idealmente em uma temperatura entre 7 e 10 graus Celsius.

Qual o melhor copo para beber uma IPA?

Existem dezenas de copos para cervejas, mas o tipo de copo que você escolhe para servir a bebida não só tem um grande impacto na apresentação visual da cerveja, mas também afeta a maneira como o aroma e os sabores chegam aos sentidos.

Cada cerveja, portanto, pede um copo específico, um copo que irá ressaltar as características sensoriais da bebida.

Um ótimo copo para uma IPA deverá manter a espuma, capturar os aromas e liberá-los no momento em que a boca se aproximar do copo. 

Então um tradicional pint inglês pode te ajudar com isso.

Para os paladares e degustadores mais exigentes, entretanto, é possível ser ainda mais específico. Há um copo cujo design foi desenvolvido especialmente para o estilo, o Spiegelau IPA.

cerveja IPA
Copo Spiegelau IPA

Os anéis em sua base, mais estreita que o topo do copo, ajudam a aerar a cerveja e levar os aromas à superfície.

Qual comida harmoniza com cerveja IPA?

Cerveja IPA combina com uma infinidade de alimentos e preparações, mas é preciso um pouco de cuidado ao pensar nas harmonizações.

A natureza amarga das IPAs pode causar estranheza no paladar se combinadas com sabores “errados”.

 “Alimentos salgados e fritos são um ótimo começo” para acompanhar IPA´s, de acordo com a Bíblia dos Sommeliers, o Beer Pairing

Entre os petiscos, IPAs vão bem com salames, salsichas, focaccias e queijos maturados.

harmonização com IPA

Entre pratos principais, risotos cremosos, assim como carnes de caça grelhada com aquela gordurinha extra são um bom acompanhamento para uma IPA. 

Na mesma linha, uma aposta sem erro é harmonizar a cerveja IPA com costela e linguiça assada, além da clássica combinação de IPA e hambúrguer (especialmente se tiver bacon!).

Combinar elementos picantes e doces – como chutneys indianos ou preparações tailandesas – para contrastar com o amargor da IPA também é uma boa pedida.

Quanto à combinação com sobremesas e doces, a nota amarga faz com que seja uma bebida perfeita para acompanhar um bolo de cenoura ou uma torta com caramelo. 

Deu água na boca só de ler, não deu?

Agora que você já sabe tudo sobre cerveja IPA, que tal aprender mais sobre estilos de cerveja e se tornar um especialista no assunto?

Conheça o Curso de Sommelier de Cervejas da ESCM,  venha aprender uma nova profissão e trabalhar com um assunto gostoso e pra lá de interessante.

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.