Blog

5 livros que todo Sommelier de Cerveja deve ler

Num universo tão vasto e subjetivo quanto a sommelieria, os livros são uma ótima forma de conduzir os nossos estudos, orientar os nossos sentidos e nos guiar por experiências gustativas teóricas que farão toda a diferença na hora colocarmos essa ciência em prática.

Sim, apesar da avalanche de conteúdo digital que nos cerca, os livros continuam sendo os nossos melhores amigos quando o assunto é aumentar o nosso repertório sobre o mundo da cerveja.

Mas para mergulharmos na leitura e desfrutarmos de toda a riqueza e conhecimento por trás das palavras, é sempre bom saber por onde começar, onde encontrar boas referências sobre o assunto, não é mesmo?

Pensando nisso, nós organizamos uma lista com 5 livros imperdíveis que você, sommelier de cerveja ou aspirante a sommelier, deve conhecer. 

Para nos ajudar nessa tarefa, nós batemos na porta da Coordenadora e professora do Curso de Sommelier de Cervejas da ESCM, Fernanda Bressiani. 

Devoradora de livros de vários gêneros e dona de uma biblioteca de dar inveja a qualquer apaixonado pelo mundo cervejeiro, Fê Bressiani dividiu com a gente – e com você! – a lista dos top 5 livros que todo Sommelier de Cerveja deve ler.

Acompanhe!

#1 – Let me tell you about Beer: A Beginner’s Guide to All Things Brewed

vamos falar de cerveja

Lançado em 2012 por Melissa Cole, esse é o livro que inaugura a nossa lista e é a também a sugestão da Fernanda para os iniciantes no mundo da cerveja.

Melissa Cole é uma das maiores especialistas em cerveja do Reino Unido, “beer nerd” assumida e uma respeitada jurada internacional de cerveja, com mais de uma década escrevendo sobre a sua bebida favorita do mundo. 

Em 2014 o livro ganhou tradução em português com o nome “Vamos falar de cerveja – Um guia completo”.

É uma leitura divertida e fácil, com uma seleção das melhores cervejas do mundo, informações sobre os diversos tipos e os processos de fabricação. Um guia para aprender a escolher, armazenar, servir e harmonizar cerveja e comida. 

O legal é que o livro pressupõe conhecimento zero sobre cerveja por parte do leitor e faz um ótimo trabalho ao transmitir os conceitos importantes da cerveja artesanal através de ilustrações, fotos e gráficos coloridos em quase todas as páginas.

Portanto, se você é um aspirante a Sommelier de Cerveja e não sabe por onde começar, acabou de encontrar seu passaporte para o mundo da cerveja. 

>>> Quer se aprofundar no assunto? Descubra o Curso de Sommelier de Cervejas da ESCM.

#2- Degustando cerveja: tudo o que você precisa saber para avaliar e apreciar a bebida

livro que todo sommelier de cervejas deve ler

A versão em português do guia “Tasting Beer” foi lançada no Brasil pela Editora Senac e permitiu que os Sommeliers tivessem acesso ao conteúdo genial escrito por Randy Mosher.

O escritor é conferencista e consultor criativo sobre cerveja e fabricação de cerveja e referência em conhecimento sobre a bebida em todo o mundo. 

Apesar da bagagem de Mosher, a linguagem usada na obra foge dos termos muito técnicos e de difícil compreensão.

O livro traz um apanhado completo, tanto no que se refere às notas históricas como às práticas de degustação. É indicado especialmente para quem quer ampliar e apurar o vocabulário para identificar os aromas, as cores, os sabores e as sensações ao degustar a bebida.

Ou seja, é uma introdução perfeita e acurada ao mundo da sommelieria da cerveja.

E se você curtir o livro e estiver familiarizado com o inglês, pode se deliciar ainda com a leitura dos outros títulos escritos por Mosher, como o Beer For All Seasons, Radical Brewing e Mastering Homebrew. Se você for cervejeiro caseiro vai curtir ainda mais essas obras.

#3 – Uma breve história da bebedeira: Como, onde e por que a humanidade tomou umas da Idade da Pedra até hoje

livro de sommelier de cerveja uma breve história da bebedeira

Não se trata de um livro específico sobre a cerveja, mas sobre o caso de amor da humanidade com a bebida alcoólica de todos os gêneros, de nossos ancestrais primatas até o século XX.

Assim, a obra do britânico Mark Forsyth retrata o significado que diversas civilizações em diferentes épocas deram à bebedeira.

“Alívio dos camponeses, dever dos reis ou oferenda aos deuses, o porre teve (e tem) os mais diferentes usos – de ritual religioso a uma simples maneira de marcar o fim do dia. Os efeitos associados à bebida também variam bastante: sonífero, energético, desinibidor, calmante, alimentar… O álcool é tudo de que se pode precisar.”

Através de passagens como essa, o livro vai respondendo a todas as perguntas possíveis sobre álcool ao longo da história: O que as pessoas bebiam? Como elas preparavam as suas bebidas? Quanto bebiam e, das muitas razões possíveis, por quê bebiam?

O livro para sommelier de cerveja e amantes da cultura geral, proporciona uma leitura gostosa – e muito rica em detalhes – sobre o olhar curioso, bem-humorado e muito sincero da história da humanidade através da bebida.

Ideal para ler num sábado, despretensiosamente acompanhado de uma taça de gin.

#4Vinhos versus Cervejas: Uma comparação histórica, tecnológica e social

livros área sommelieria

Autor de uma dezena de livros sobre o mundo da cerveja, com mais de 30 anos dedicados à indústria cervejeira, Charles Bamforth procurou um novo viés para falar sobre as bebidas mais populares do planeta nessa obra indicada pela professora Fernanda Bressiani.

Com pontadas de provocação, Bamforth deixa claro a sua inclinação pessoal pela cerveja, embora admita logo nas primeiras páginas que o fabricante de cerveja tem muito o que a aprender com o fabricante de vinho, ao menos no que se refere à associação da bebida com uma vida longa e saudável.

Sem dúvida um jeito diferente e instigante de aprender mais sobre a origem das duas bebidas, seus processos produtivos e conhecer as diferenças e semelhanças entre vinho e cerveja, tanto de uma perspectiva cultural quanto científica.

>> Já é Sommelier de Cervejas? O Curso de Master em Estilos da ESCM foi desenhado pra você!

#5 – The Beer Bible: The Essential Beer Lover’s Guide

livros de sommelier

O livro de cabeceira dos Sommeliers de Cerveja no mundo infelizmente ainda não possui versão em português.

Se você tem alguma familiaridade com o inglês vale a pena apostar nessa obra que faz jus ao seu nome. A Bíblia da Cerveja é referência quando o assunto é estilos de cerveja: ele mostra em detalhes as informações sobre a origem de cada estilo, seus dados de consumo, as famílias de cerveja e a história de cada uma.

De autoria de Jeff Alworth, escritor há mais de 15 anos sobre a bebida, o guia ganhou formato de enciclopédia. Não é exatamente um livro que você sai lendo de orelha a orelha, mas é uma excelente base de pesquisa e consulta durante os seus estudos de sommelieria.

Ah, não se assuste com as 650 páginas do livro: o layout e o design são realmente excelentes e mesmo que você já tenha encontrado a resposta à sua dúvida cervejeira, a diagramação desperta a vontade de folheá-lo para ver o que há na página seguinte.

Em outras palavras, o livro é cheio de coisas fascinantes para ler enquanto você degusta as recomendações.

E você, já conhecia esses livros? 

Tem alguma sugestão para os nossos leitores? 

Deixe aqui nos comentários!

Leia também: 
O QUE FAZ UM SOMMELIER DE CERVEJAS?
SOMMELIER DE CERVEJAS É RECONHECIDA COMO PROFISSÃO NO BRASIL: O QUE MUDA NA PRÁTICA?

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.