Blog

A importância do Laboratório de Microbiologia na Cervejaria

O controle de qualidade na indústria alimentícia já é algo totalmente estabelecido atualmente, sendo que o consumidor certamente não procura um alimento que não tenha sido testado em relação à segurança alimentar. 

Quando pensamos numa cervejaria, o raciocínio deve (ou deveria) seguir a mesma linha de pensamento.

Todos os parâmetros de qualidade de uma cerveja podem ser avaliados num espaço dentro da fábrica, que é o laboratório de microbiologia.

Esse espaço é de fundamental importância para as cervejarias que priorizam o controle de qualidade dos seus produtos.

O Mito do Laboratório de Microbiologia Hi-Tech

Geralmente, o uso da palavra “laboratório” lembra um local que possui equipamentos de alta complexidade, alto preço e difícil controle.

Porém, para que as cervejas de uma fábrica tenham de fato a qualidade esperada é preciso desmistificar este conceito.

Um laboratório simples, porém eficiente, de microbiologia, pode contar com apenas um microscópio óptico, estufa, geladeira, autoclave e micro-ondas.

Estes equipamentos, alinhados com uma equipe pequena, já possibilitam a realização de inúmeras análises microbiológicas e também da qualidade da levedura, garantindo que cada lote produzido alcance os parâmetros de qualidade determinados pela fábrica.

A microbiologia desempenha um papel importantíssimo na cerveja, sendo a grande responsável por garantir muitas vezes as características sensoriais adequadas numa cerveja, além de envolver todo o processo realizado pelas leveduras.

Portanto, a inserção da microbiologia numa fábrica não é algo complexo, além de que o investimento necessário para a implantação deste controle da qualidade certamente reverterá em bons resultados em um curto período de tempo.

Do ponto de vista do consumidor, o conhecimento de que esta fábrica utiliza-se de métodos de controle de qualidade certamente gera maior credibilidade junto aos clientes.

Para conhecer mais sobre o controle de qualidade em cervejarias e microbiologia da cerveja conheça os cursos:

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.