Blog

Weihnachten, uma cerveja de Natal

A Escola Alemã de cerveja nos brinda com algumas exceções especiais, sendo a Weihnachtsbier uma destas gratas surpresas. Seguindo a linha das cervejas sazonais, como a Oktoberfestbier,  a Cerveja de Natal é perfeita para a época. Na Europa, seja bem dito.

“Weihnachten” é noite de Natal em alemão, e a Weihnachtsbier é a especialidade sazonal da Baviera. É uma bebida forte para o inverno, quando os dias ficam mais curtos e a temperatura despenca. No fim de novembro, o clima em parte da Alemanha é assim, podendo fazer muito frio. Esta cerveja é reservada para aqueles momentos em que o corpo precisa de muito mais do que um bom café.

A ligação dos bávaros com a cerveja é tão forte que lá o inverno também é chamado de Starkbierzeit (tempo para cerveja forte). Para esquentar um pouco a vida, as lagers louras não dão conta com um nível alcoólico de 4% a 5%. Já as mais suaves Weihnachtsbiers começam em torno de 6% de álcool, podendo passar um pouco dos 8%.

Nesta época os mercados de Natal ao ar livre estão lotados de compradores ocupados que, depois de um dia gélido comprando presentes de Natal e enfeites para os pinheiros, podem ir para um bar ou pub descongela-se com uma Weihnachtsbier, deixando o inverno mais saboroso e quente.

Fabricada com o primeiro lote de malte e com o lúpulo fresco última colheita, a Weihnachtsbier é a primeira aparição no ciclo anual de cerveja no Sul da Alemanha, que se inicia no Advento, quatro semanas antes do Natal.

Com a aproximação do Natal e com os espíritos elevados, algumas Weihnachtsbiers artesanais se tornam cada vez mais alcoólicas, atingindo de 6% a 8% de álcool. Estas cervejas são muitas vezes chamadas Weihnachtsbockbier (cerveja bock de Natal), Festbier (cerveja de festas), ou apenas Starkbier (cerveja forte).

Quanto às cores, as Weinachtsbiers tendem a variar do âmbar escuro ao marrom avelã. Estas cervejas especiais podem harmonizar excepcionalmente bem com doces, sobremesas e cockies, além das carnes temperadas da ceia de Natal.

Deu vontade? Venha conhecer um pouco mais sobre cerveja conosco. Viva a cultura cervejeira!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.