Blog

O que há pra ver, fazer e degustar no Vale da Cerveja em Santa Catarina

Entre belas praias, parques temáticos e animadas festas típicas, Santa Catarina se destaca ainda como o estado do Brasil com a maior densidade de cervejarias por habitantes. 

São 41.443 habitantes por cervejaria registrada, segundo os dados do último relatório do MAPA.

O que isso significa?

Que não há destino melhor para os apaixonados por cerveja artesanal!

Se você quer provar as melhores cervejas, premiadas nacional e internacionalmente, conhecer mais sobre sua produção, ou até mesmo se aventurar nesse mundo incrível de maneira profissional, é hora de explorar o Vale da Cerveja!

Vem com a gente que abaixo você confere o mapa do tesouro cervejeiro e o passo-a-passo para você planejar o seu tour pelo Vale da Cerveja!

Onde fica e como chegar no Vale da Cerveja

O Vale da Cerveja fica na região do Vale do Itajaí, também conhecido como Vale Europeu devido à influência da colonização por imigrantes vindos do velho continente.

A região fica a nordeste de Santa Catarina, a menos de 60 km do litoral e do Parque Beto Carrero World e a 150km da capital do estado, Florianópolis.

O Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, é a principal forma de acesso às cidades do Vale da Cerveja para quem busca chegar por via aérea. 

Há serviços de transfer em micro-ônibus até Blumenau para todos os voos que chegam à Navegantes. A viagem é tranquila e agradável. Em cerca de uma hora e meia, você estará no centro da Capital Brasileira da Cerveja.

Fonte: https://www.facebook.com/valedacerveja/

Como explorar o Vale da Cerveja

Para desbravar as belezas e conhecer as cidades, fábricas e bares que fazem parte do Vale da Cerveja, a melhor opção é o carro.

Mas de bike também é possível!

É que além da Rota da Cerveja, a região também possui o Circuito de Cicloturismo, que percorre 330 km por estradas de terra e calçamento nas áreas rurais e urbanas das cidades do Vale. 

Duas dessas cidades fazem parte tanto do Vale da Cerveja quanto do Circuito Ciclístico: Timbó e Pomerode.

Para quem além de cerveja curte pedalar, não há combinação melhor.

Para quem faz a visita de carro, a dica é se hospedar em Blumenau e fazer passeios de bate-e-volta às cidades vizinhas. Eleger o motorista da rodada é fundamental.

Do contrário, você pode utilizar os serviços de transporte por aplicativo, mais simples e flexível que o transporte público nesta região.

Rota da Cerveja: conheça as cidades e as cervejarias do roteiro

O Vale da Cerveja percorre cervejarias distribuídas entre as cidades de Blumenau, Gaspar, Pomerode e Timbó, com percursos que podem ser adequados de acordo com os interesses dos visitantes.

A ideia é desfrutar dos pontos turísticos das cidades e, claro, aproveitar a vocação da região que é marcada pela presença da cultura alemã, conhecendo as fábricas das cervejarias e degustando rótulos de excelentes cervejas artesanais.

O nosso roteiro sugerido começa por Blumenau, a sede da Escola Superior de Cerveja e Malte e a capital brasileira da cerveja!

Blumenau 

A cidade sempre foi conhecida por promover anualmente a segunda maior Oktoberfest do mundo, a tradicional festa dedicada à cultura alemã. 

Mas desde 2017, Blumenau carrega orgulhosamente um novo título: foi reconhecida por lei federal como a Capital Brasileira da Cerveja.

Por que ela ganhou essa designação?

Porque além de organizar a grande festa alemã que celebra a cerveja desde 1984, Blumenau:

✔ é lar de centenas de produtores artesanais caseiros da bebida; 

✔ é palco do Festival Brasileiro da Cerveja, o maior da América Latina; 

✔ é a cidade sede da Escola Superior de Cerveja e Malte, única da América Latina; 

✔ é a terra onde nasceram grandes cervejarias artesanais de alta qualidade.

Descubra agora o que visitar e degustar na capital brasileira da cerveja:

> Escola Superior de Cerveja e Malte – ESCM

Com um workshop pra lá de especial de degustação de cerveja, a ESCM também faz parte do Vale da Cerveja de Santa Catarina.

É uma experiência única que leva os visitantes a um passeio pela estrutura da maior Escola de Cerveja da América Latina, o local onde se formam os melhores mestres cervejeiros do país. 

O minicurso aborda temas como a história da cerveja, as matérias-primas da bebida, as suas formas de classificação, as escolas e os principais estilos de cerveja. 

Ao final, o passeio é  finalizado com um grande brinde e a degustação orientada de 4 rótulos de cervejas em nosso pub. 

vale da cerveja

Quer uma dica? 

Comece a sua aventura cervejeira pelo Vale fazendo uma visita à ESCM. 

Depois disso, você terá outro olhar sobre a bebida e sobre os processos cervejeiros ao conhecer as cervejarias da rota.

O workshop acontece na sede da ESCM, aos sábados e tem duração de 1h. 

Para agendar uma visita ou consultar disponibilidade, entre em contato através do e-mail [email protected]

🚩 Rua Elsbeth Feddersen, 72 – Salto Norte, Blumenau – SC, 89065-430
📞 (47) 3380-5200

> Cervejaria Blumenau 

A cervejaria que leva o nome da cidade já foi premiada várias vezes, tendo sido eleita a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. 

A marca conquistou 23 medalhas, sendo 6 de ouro, 13 de prata e 4 de bronze.

A visitação guiada passa por todos os processos de produção, com direito a degustação no final do passeio. 

Você também tem a opção de pular a visitação na fábrica e ir direto ao bar provar as cervejas lá produzidas.

A nossa sugestão? 

Não deixe de provar a CraftLab Wee MC8, criada em parceria com os alunos da turma de Mestre Cervejeiro da Escola Superior de Cerveja e Malte que levou o ouro no estilo Strong Ale. 

A cervejaria está aberta de Segunda à Sexta, das 9h às 18h. 

🍺 Visitação com prévio agendamento, a um custo de R$30 por pessoa.
🚩 R. Arno Delling, 388 – Itoupavazinha, Blumenau – SC, 89066-350
📞 (47) 3338-5000

> Cervejaria e Pub Container

A Cervejaria Container também possui um tour pela fábrica, mas o ponto alto da visitação é mesmo o Pub temático, todo em estilo inglês.

O legal, portanto, é visitar o local mais na caída da noite, quando a cerveja fresca e saborosa da Container faz excelente parceria com o rock’n roll. 

A cervejaria é toda dedicada à escola inglesa de cerveja, um destaque bem interessante na região que é rodeada por cervejarias alemãs.

Sente-se confortavelmente em uma das mesas do pub, peça uma IPA e deixe o tempo passar despercebido enquanto você é transportado para o clima descolado de Londres.

O pub está aberto de Terça a Sábado, das 17h às 23h.

🍺 Para visitar a fábrica, chegue no horário de abertura do pub, durante os dias da semana. A visita leva em torno de 40 minutos e termina com a degustação de três rótulos de cerveja. Custo de R$32,00 por pessoa.
🚩 R. Gustavo Zimmermann, 4764 – Itoupava Central, Blumenau – SC, 89063-001
📞 (47) 3285-7185

> Cervejaria Bierland 

Quer um nome mais sugestivo que Bierland?

A “Terra da Cerveja” é uma homenagem à cidade de Blumenau, que desde 2003 sedia a cervejaria que tem receitas inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte americana.

A cervejaria que é tradicional da cidade carrega mais de 120 medalhas em competições nacionais e internacionais.

Além do bar anexo à fábrica, você pode dar uma passadinha na loja de fábrica, o Bierland Outlet, onde é possível encontrar todas as cervejas da marca, avulsas ou em fardo, além de kits para presente e souvenirs para levar para casa.

O chopp tirado direto da torneira é a melhor opção para quem visita o bar de fábrica da Bierland. A dica para levar para casa é a Bierland Viena, a cerveja âmbar avermelhada, com sabor maltado, leve tostado e amargor assertivo.

O bar de fábrica é aberto de Terça a Sexta-Feira, das 16h30 à 0h e Sábados, das 10h até 0h.

🚩 R. Gustavo Zimmermann, 5361 – Itoupava Central, Blumenau – SC, 89063-001
📞(47) 3337-3100


> Balbúrdia Cervejeira

Está pensando em se hospedar em Blumenau para conhecer o Vale da Cerveja?

Seus dias podem acabar na Balbúrdia!

Localizada na região universitária da cidade, é um local cheio de vida, energia e boas cervejas.

As mesas são compartilhadas e o sistema de atendimento da cervejaria funciona através de um cartão pré-pago. Você coloca créditos no seu cartão e fica livre para se servir nas 30 torneiras de chopes da Balbúrdia.

A cervejaria fica aberta de Terça à Sexta, das 17h às 00h30 e Sábados e Domingos, das 15h às 00h30.

🚩 R. Antônio da Veiga, 464 – Itoupava Seca, Blumenau – SC, 89030-103
📞 (47) 3080-5020

> My Beer Factory & Pub

Localizada em endereço nobre na cidade, a My Beer é opção para quem busca cerveja boa e um ambiente diferenciado.

É o lugar ideal também para quem quer ter uma cerveja só sua, do seu jeito. Na My Beer é possível desenvolver a sua cerveja artesanal do início ao fim.

A Factory está aberta todos os dias das 08:00h às 22:00h.

🚩 Alameda Rio Branco, 346 – Jardim Blumenau, Blumenau – SC, 89010-300
📞(47) 3035-8373

> Omas Haus Brewpub

A Omas Haus é um brewpub que começou a operar em 2020, na Ponta Aguda, um bairro residencial às margens do Rio Itajaí Açu. 

Apesar do pouco tempo de casa, a microcervejaria que une música ao vivo de qualidade, gente bonita e cerveja de fabricação própria já é uma das preferidas dos blumenauenses. 

Excelente opção para curtir o final de tarde, especialmente quem está hospedado no centro de Blumenau. O acesso é fácil mesmo a pé.

Prove a Table Beer da Oma ou a OMA’S Frenzy, uma New England IPA produzida em parceria com a Cervejaria Blumenau.

🚩 R. Paraguai, 223 – Ponta Aguda, Blumenau – SC, 89050-020
📞 (47) 3042-2608

> Cervejaria Segredos do Malte

A Segredos do Malte foi fundada em 2018. No brewpub, que fica junto à fábrica no bairro Itoupava Central, são 21 torneiras de chope à sua disposição.

O local, todo com temática medieval, ainda conta com um cardápio de hambúrgueres, porções e carnes defumadas prontos para harmonizar com a sua cerveja.

A nossa sugestão?

Vai de panceta a pururuca com a American Pale Ale da casa que não tem erro!

Bar e restaurante da fábrica ficam abertos de Quarta à Sábado a partir das 17h30.

🚩 R. Gustavo Zimmermann, 510 – Itoupava Central, Blumenau – SC, 89062-100
📞 (47) 98868-8989

> Wunder Bier

A última cervejaria é uma das mais antigas de Blumenau. Fundada em 2007, a Cervejaria Wunder Bier produz chopes de estilos variados: Lager-Hell, Hefe-Weizen, Schwarzbier, entre outros.

Para uma autêntica experiência, aposte na gastronomia germânica. Prove sua cerveja gelada com Bockwurst e Weisswurst, salsichas alemãs branca e vermelha acompanhadas de mostardas amarela, escura e raiz forte. 

O bar da fábrica abre de Terça à Sábado a partir das 17:30h.

🚩 R. Fritz Spernau, 155 – Fortaleza, Blumenau – SC, 89055-200
📞 (47) 3339-0001

Leia ainda: 5 lugares e dezenas de atrações imperdíveis para você visitar em Blumenau o ano todo.

Gaspar 

Gaspar é uma pequena cidade vizinha a Blumenau conhecida por seus parques aquáticos. Mas quando o assunto é cerveja, Gaspar também se destaca.

> Das Bier

A Das Bier é, talvez, a mais familiar de todas as cervejarias do Vale da Cerveja.

Localizada em um lugar retirado da cidade e rodeada de muito verde, a fábrica oferece muito mais que uma visita técnica.

Aos sábados e domingos é possível relaxar à beira do lago que há logo ao passar pelos portões de entrada da Das Bier, se divertir no pesque e pague e petiscar as porções de peixes da casa. As crianças adoram!

Para os adultos, a cerveja – sempre fresca e gelada – completa o passeio.

🍺 Para visitar a fábrica, é necessário agendamento. Consulte valores e disponibilidade previamente.

🚩 Rua Bonifácio Haendchen, 5311 – Belchior Alto, Gaspar – SC, 89114-442
📞(47) 3397-8600

Timbó

A vista mais espetacular do Vale do Itajaí você descobre em Timbó, a cidade conhecida como a “Pérola do Vale”. 

Antes de visitar as cervejarias artesanais de Timbó, suba pelas ruas íngremes do Morro Azul, preferencialmente antes do amanhecer. Você terá que providenciar tênis confortáveis para a subida, mas contemplar o nascer do sol nas alturas é um espetáculo à parte.

O local ainda conta com prática de voo ao ar livre, balanço para tirar fotos lindas entre outras tantas belezas naturais!

> Blauer Berg Cervejaria

Do Morro Azul para a cervejaria que carrega o seu nome: Blauer Berg.

Os sócios que começaram a trajetória como cervejeiros caseiros agora proporcionam aos amantes da cerveja artesanal um tour super interessante e profissional pelo processo de produção e de engarrafamento das cervejas.

Aposte nos rótulos alternativos da casa. Não deixe a oportunidade de provar a premiada Blauger Berg Head Space, uma Belgian Dark Strong Ale complexa, com uma deliciosa riqueza de maltes e sabor de frutas escuras e elementos condimentados. 

A cervejaria funciona de Segunda a Sexta, das 08h00 às 12h00 e de 13h00 às 18h00.

🚩Km 5845, SC-417, 4 – Capitais, Timbó – SC, 89120-000
📞(47) 3380-4618

> Berghain Cervejaria

A pequena cervejaria Berghain esconde um lugar super aconchegante. 

O mini pub tem um charme a mais com sua decoração vintage e poucos lugares… um tesouro escondido na Pérola do Vale.

Entre, sente-se, prove uma Weiss e se encante com a qualidade dessa cerveja.

🚩R. Pomeranos, 1752 – Pomeranos, Timbó – SC, 89120-000
📞 (47) 3382-0870

> Cervejaria Hersing

A cervejaria Hersing é uma cervejaria familiar com um grande diferencial. 

Usando ingredientes diretamente da Alemanha, a cervejaria Hersing alcança um produto puramente artesanal com apenas grãos e lúpulos europeus e água da montanha do sítio onde são produzidas as cervejas.

A cervejaria produz diversos estilos, como IPA, Lager e Stout e também uma criação tipicamente catarinense: o chopp de vinho.

Isso mesmo. Há adição de vinho durante a fabricação do chope. A bebida é leve e refrescante, perfeita para ser apreciada em dias de calor. 

Apesar de a Hersing não ter um bar de fábrica, não deixe de experimentar o chopp de vinho da casa se você cruzar com um dos pontos de venda da marca pelo Vale do Itajaí.

🚩Alta – R. Tifa Pieritz, S/N – Mulde, Timbó – SC, 89120-000
📞(47)  3333-0891

Pomerode 

A mais alemã das cidades do Brasil definitivamente merece uma visita sua. 

A cidade é um charme por si só e não são poucos os turistas que decidem morar em Pomerode depois de uma passagem por lá.

Repleta de flores e casas em estilo enxaimel cuidadosamente preservadas, a sensação é de que você está mesmo numa cidadezinha do interior da Alemanha.

> Cervejaria Schornstein

vale da cerveja

Reserve o dia para curtir Pomerode e a cervejaria Schornstein.

A cidade possui excelentes opções de restaurantes típicos, confeitarias alemãs e lojas de chocolates de qualidade indiscutível.

Entre uma atração e outra, logo você verá uma enorme chaminé – ou schornstein  – de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais.

É ali que fica a fábrica da cervejaria artesanal da cidade e o bar oficial da marca, o Schornstein Skneipe, o local onde você passará momentos preciosos degustando os diversos rótulos da Schornstein. 

Do Pilsen ao Imperial Stout, deixe-se levar pela Potter com aroma de café catuai vermelho ou pela Bock com adição de nibs de cacau e pimenta habanero.

Em anexo à fábrica há uma lojinha que vende todas as cervejas produzidas na fábrica, além de pães, cremes de queijo, chocolates da cidade e souvenirs da marca.

🍺 Para visitar a fábrica, é necessário agendamento. Mais informações no site.
🚩 Rua Hermann Weege, 60 – Centro, Pomerode – SC, 89107-000

Depois de conhecer o Vale da Cerveja e degustar alguns dos melhores rótulos, temos certeza de que veremos você mais vezes por aqui.


Seja sempre muito-vindo!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.