Blog

Personalidade do mundo cervejeiro: quem foi Albert Doemens?

Para quem faz parte do universo cervejeiro, o nome é bem familiar.

Doemens é o nome de uma das instituições de ensino cervejeiro mais respeitadas do mundo… e isso já dá boas pistas de quem foi Albert Doemens.

Descubra qual foi o seu papel para a comunidade cervejeira e saiba um pouco mais da história da escola alemã de cerveja, a Doemens Akademie.

Albert Doemens: personalidade do mundo da cerveja

Pouco se sabe da vida pessoal de Albert Doemens, mas o seu legado para a comunidade cervejeira perdura até hoje.

O alemão visionário fundou a Primeira Academia de Cerveja de Munique, hoje, um dos mais importantes institutos internacionais de treinamento do universo cervejeiro.

O ano era 1895.

O mundo científico se despedia de Louis Pasteur e os cervejeiros comemoravam os avanços tecnológicos que o último século havia trazido para a indústria cervejeira.

A introdução de termômetros levou a grandes melhorias no processo de fabricação da cerveja, assim como a refrigeração comercial, o engarrafamento automático, a pasteurização e a distribuição de cerveja em larga escala contribuíram para escrever os avanços na história da cerveja no século XIX.

Foi assim, nesse contexto, que o Dr. Albert Doemens fundou a “1. Münchner Brauer Akademie”, instituição privada precursora da organização que hoje carrega o seu sobrenome.

Dr. Albert Doemens idealizou uma escola para a indústria cervejeira que se tornaria ao longo de décadas, um instituto de renome internacional de treinamento para os setores de cerveja, bebidas e alimentos. 

As linhas que o fundador escreveu no registro da recém-fundada “1. Münchner Brauer Akademie” retratam o espírito que domina os fundamentos do ensino na Doemens até hoje:

Albert Doemens
Fonte: https://doemens.org/

“Deve estar enraizado nos alunos a compreensão de que o conhecimento prático, a observação e o aguçamento dos sentidos constituem a base essencial para uma carreira de sucesso como cervejeiro.”

Com essa visão, que combina a teoria e a prática, Dr. Albert Doemens lançou as bases para o que a Doemens se tornou hoje: uma referência da indústria internacional de cerveja, bebidas e alimentos.

Foi só em 1965, entretanto, que a escola ganhou oficialmente o nome Doemens, na ocasião em que a instituição original foi convertida em uma organização sem fins lucrativos.

Desde então, a Doemens treinou milhares de pessoas em tecnologia de cerveja e sommelieria de cerveja e de água, inclusive no Brasil, em parceria exclusiva com a Escola Superior de Cerveja e Malte desde 2015.

Os cursos, que são ministrados em vários idiomas, alcançaram reputação internacional e os graduados atuam em mais de 80 países em todo o mundo.

A Doemens Akademie atualmente está sediada em Graefelfing, perto de Munique.

O Curso de Sommelier de Cervejas das Doemens Akademie de Munique

A Doemens oferece uma ampla gama de serviços como consultoria, análise, banco de fermento e é a academia líder mundial para o programa Beer Sommelier. 

Aliás, a instituição criou o primeiro programa de treinamento no mundo de Sommeliers de Cervejas em 2004 e, desde 2015, esse treinamento é oferecido no Brasil e em outros quatro países da América do Sul, em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte.

curso de sommelier de cerveja
O curso de Sommelier de Cervejas da ESCM ensina os princípios da harmonização de cerveja com pratos de diversas culinárias

Em 100 horas de curso, os alunos mergulham em um estudo intensivo sobre os estilos, aprendem a arte que envolve o serviço de cerveja e desenvolvem os sentidos para alcançar uma análise sensorial completa e assertiva. 

São 90 rótulos de cerveja degustados às cegas, em atividades orientadas por professores experientes, todos com certificação Doemens.

curso sommelier doemenes
A ESCM é parceira da Doemens Akademie Munique para os cursos de Sommelieria de Cerveja no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
pin Doemens Akademie
Pin conferido aos alunos formandos no Curso de Sommelier de Cervejas da Doemens em todo o mundo

Ao final, os alunos aprovados se tornam Sommelier de Cervejas aptos a exercer a profissão no Brasil e no mundo e habilitados a carregar o pin aclamado por toda a comunidade cervejeira internacional.

Vale lembrar que está prevista a inclusão da profissão de Sommelier de Cervejas na Classificação Brasileiras de Ocupações a partir de 2022, o que certamente trará novas oportunidades de crescimento na carreira aos prestadores de serviço na área gastronômica.

> Saiba todos os detalhes do Curso de Sommeliers de Cervejas Doemens / ESCM.

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.

Você tem mais de 18?

Nós temos que ter certeza que você tem a idade mínima para entrar no conteúdo deste site.