Blog

Personalidade do mundo cervejeiro: quem foi Albert Doemens?

Para quem faz parte do universo cervejeiro, o nome é bem familiar.

Doemens é o nome de uma das instituições de ensino cervejeiro mais respeitadas do mundo… e isso já dá boas pistas de quem foi Albert Doemens.

Descubra qual foi o seu papel para a comunidade cervejeira e saiba um pouco mais da história da escola alemã de cerveja, a Doemens Akademie.

Albert Doemens: personalidade do mundo da cerveja

Pouco se sabe da vida pessoal de Albert Doemens, mas o seu legado para a comunidade cervejeira perdura até hoje.

O alemão visionário fundou a Primeira Academia de Cerveja de Munique, hoje, um dos mais importantes institutos internacionais de treinamento do universo cervejeiro.

O ano era 1895.

O mundo científico se despedia de Louis Pasteur e os cervejeiros comemoravam os avanços tecnológicos que o último século havia trazido para a indústria cervejeira.

A introdução de termômetros levou a grandes melhorias no processo de fabricação da cerveja, assim como a refrigeração comercial, o engarrafamento automático, a pasteurização e a distribuição de cerveja em larga escala contribuíram para escrever os avanços na história da cerveja no século XIX.

Foi assim, nesse contexto, que o Dr. Albert Doemens fundou a “1. Münchner Brauer Akademie”, instituição privada precursora da organização que hoje carrega o seu sobrenome.

Dr. Albert Doemens idealizou uma escola para a indústria cervejeira que se tornaria ao longo de décadas, um instituto de renome internacional de treinamento para os setores de cerveja, bebidas e alimentos. 

As linhas que o fundador escreveu no registro da recém-fundada “1. Münchner Brauer Akademie” retratam o espírito que domina os fundamentos do ensino na Doemens até hoje:

Albert Doemens
Fonte: https://doemens.org/

“Deve estar enraizado nos alunos a compreensão de que o conhecimento prático, a observação e o aguçamento dos sentidos constituem a base essencial para uma carreira de sucesso como cervejeiro.”

Com essa visão, que combina a teoria e a prática, Dr. Albert Doemens lançou as bases para o que a Doemens se tornou hoje: uma referência da indústria internacional de cerveja, bebidas e alimentos.

Foi só em 1965, entretanto, que a escola ganhou oficialmente o nome Doemens, na ocasião em que a instituição original foi convertida em uma organização sem fins lucrativos.

Desde então, a Doemens treinou milhares de pessoas em tecnologia de cerveja e sommelieria de cerveja e de água, inclusive no Brasil, em parceria exclusiva com a Escola Superior de Cerveja e Malte entre os anos de 2015 e 2023.

A Doemens Akademie atualmente está sediada em Graefelfing, perto de Munique.

> Saiba todos os detalhes do Curso de Sommeliers de Cervejas da ESCM.

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.