Blog

Lúpulo Cascade: tudo sobre o queridinho lúpulo norte americano

Ele está entre os mais populares lúpulos dos Estados Unidos e, por muito tempo, a sua predominância acabou definindo o aroma e sabor das cervejas artesanais americanas.

Após mais de cinquenta anos do seu desenvolvimento, o lúpulo Cascade segue sendo queridinho pelos americanos, pelas suas características aromáticas, claro, mas também por sua importância histórica para a indústria da cerveja norte-americana.

Nesse artigo, contamos com a ajuda do professor da ESCM, Duan Ceola, químico especialista em lúpulo, para dividir com você tudo sobre o lúpulo Cascade.

Confira!

Lúpulo Cascade: onde e por que foi desenvolvido 

A história do lúpulo Cascade coincide com os capítulos de maior sucesso da cerveja artesanal americana.

Tudo começa com o final do período da Lei Seca. O governo americano decidiu reenergizar a indústria cervejeira e investir em pesquisa e desenvolvimento de lúpulo.

Na época, a quase totalidade das áreas de cultivo de lúpulo nos EUA eram dedicadas ao Cluster, e estas estavam sendo assoladas por problemas com o míldio.

Era preciso encontrar uma planta que tivesse boa resistência às pragas.

Foi nesse contexto que o lúpulo Cascade surgiu, desenvolvido pelo programa de melhoramento genético de lúpulos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no centro de pesquisa da Universidade de Oregon. 

O projeto teve início em 1956 e foi liderado pelos professores Stanley Nelson Brooks e Jack Horner.

Mas foi só no início da década de setenta, após vários estudos e experimentos que o lúpulo Cascade foi oficialmente lançado: o primeiro e único novo cultivar de lúpulo lançado pelo programa de pesquisa de lúpulo do USDA desde o fim da Lei Seca.

O Cascade foi originalmente desenvolvido por meio da polinização cruzada da variedade inglesa Fuggle, da variedade russa Serebrianka e de um lúpulo macho selvagem desconhecido.

Resistente ao míldio, ao Verticillium e livre de vários vírus, o Cascade cumpria o seu objetivo inicial. 

Ainda assim, ele não teve pronta aceitação no mercado interno, que preferia importar o insumo – testado e aprovado – da Europa.

Foi só quando uma doença arrasou os campos de lúpulos na Alemanha, fazendo o preço das variedades Hallertau MF, Saaz e Tettnang dispararem, que os americanos passaram a olhar para o lúpulo desenvolvido pelo governo americano. 

O primeiro que decidiu apostar no lúpulo novo e não testado foi Adolph Coors, proprietário da Coors Brewing Company, a tradicional cervejaria americana fundada em 1873.

Estava sendo inaugurada uma nova era para a indústria craft nos EUA. 

A partir daí, muitos produtores passaram a substituir grande parte de suas safras pela nova variedade de lúpulo. 

À medida que eles voltaram sua atenção para o lúpulo Cascade, as cervejarias americanas começaram, enfim, a afirmar sua independência do lúpulo cultivado na Europa.

Descubra também a história e as características do Lúpulo Ekuanot.

Cascade Cup: o torneio que premia os melhores lúpulos Cascade

O lúpulo Cascade é tão idolatrado nos EUA que os americanos criaram o Cascade Cup, um torneio que tem como objetivo eleger o melhor Cascade cultivado do país.

A competição anual acontece desde 2013 e é organizada pela Hops Quality Group, um grupo de cervejeiros artesanais que se uniu para defender a qualidade do lúpulo. 

A ideia do concurso é premiar o lúpulo que apresenta a melhor produtividade, aromas interessantes e a maior quantidade de alfa ácidos.

No ano de 2019, a B & D Farms levou o prêmio de melhor Cascade dos EUA.

Em 2020, foi a vez da Tributary Hop Farms. Em 2021, quem levou o título foi a 

Coleman Greenleaf.

Assim, da mesma forma que o consumidor vê nas premiações dos concursos cervejeiros um norte na hora de adquirir a sua cerveja artesanal, o produtor reconhece nos primeiros colocados da Cascade Cup a garantia da qualidade do insumo.

lúpulo cascade

Características e perfil sensorial do lúpulo Cascade

O lúpulo Cascade apresenta teor de alfa-ácido de baixo a moderado e teor médio de óleos essenciais: cerca de 1ml por cones de 100g.

Se por um lado, o Cascade possui crescimento particularmente rápido, por outro, apresenta má estabilidade de armazenagem. Apenas 40% dos ácidos alfa originais permanecem retidos após 6 meses de armazenamento à temperatura ambiente. 

Por essa razão, “os lúpulos embalados devem ser rapidamente resfriados após o enfardamento, antes de serem levados ao local de armazenamento refrigerado”. (O Guia Oxford da Cerveja)

Alfa-ácidos5% a 7%
Cohumulone​​33% a 40%
Óleos essenciais1,24 mL / cones de 100 g
Lúpulo Cascade

No perfil sensorial, o lúpulo Cascade tem uma propriedade aromática cítrica, frutada, lembrando a grapefruit ou toranja.

Já quando um pouco oxidado, ele apresenta também aromas terrosos e florais.

Lembrando que diante da sua popularidade, o Cascade passou a ser cultivado em várias partes do mundo e o que se verificou é que o terroir de cada região de cultivo afeta seu sabor, aroma, bem como os óleos da sua composição.

Assim, a depender de onde está sendo cultivado o Cascade, essas características sensoriais se intensificam ou se atenuam.

Estilos que vão bem com Cascade

O lúpulo Cascade é muito utilizado em estilos clássicos lupulados como Session IPA, American Pale Ale e India Pale Ale.

Já quando se fala em estilos mais “pesados”, com uma Double IPA, já não é recomendável o uso de Cascade.

Quem explica o motivo é o professor Duan Ceola: 

“O Cascade possui uma baixa concentração de ácido alfa, então, para atingir um amargor desejável, você precisa colocar muito lúpulo na tina de fervura ou no tanque fermentador e isso pode trazer alguma característica ácida, adstringente, por conta da quantidade de polifenol que você precisará adicionar à tina ou ao fermentador”.

O exemplo clássico de cerveja americana que utiliza lúpulo Cascade é a Sierra Nevada Pale Ale.

E você, já utilizou o Cascade?

>>> Descubra todos os segredos do lúpulo no curso Aprofundamento em Lúpulo da ESCM!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.