Blog

Growler para cerveja: leia antes de comprar o seu

tipos_de_ growler

A preocupação com a sustentabilidade do planeta chegou às cervejarias (por fim!). E, assim, acabou envolvendo grande parte do processo de fabricação das cervejas artesanais.

Isso significa que desde a produção da matéria-prima, passando por reaproveitamento de resíduos pelas cervejarias e chegando até o seu consumo, a sustentabilidade está presente.

E é aí que entra o growler!

Mas o que é o growler?

Growler é um garrafão retornável, que pode ser feito em cerâmica, vidro, plástico (PET) ou inox, com tampas de pressão ou rosca.

São mais comuns os growlers de um ou dois litros, mas é possível encontrá-los com capacidade até para 5 litros.

Com um growler pode-se comprar o chope direto da fábrica (ou em Pontos de Vendas), em maior quantidade, fresco e por um valor reduzido. E ainda permite ao consumidor transportar o chope para onde quiser.

Resumindo, em termos ecológicos e econômicos as vantagens são várias: a venda é feita por litro e é possível chegar a um preço mais atraente para o consumidor; suprime-se o descarte de embalagens e fortalece-se a economia local.

Quanto tempo a cerveja pode ficar armazenada no growler?

Dependendo do material que é feito, do método de enchimento e da armazenagem, a bebida se mantém própria para consumo por até 10 dias ou mais. Isso para uma cerveja de estilo menos carbonatado e mais alcoólico, por exemplo.

Mas, a partir do momento que se abre o growler, recomenda-se o consumo imediato da cerveja.

Quais são os cuidados necessários para conservar o growler?

Por outro lado, não adianta saber de todas as vantagens de se utilizar um growler mas não saber cuidá-lo devidamente. Os cuidados adequados permitem uma conservação melhor do vasilhame e da cerveja.

Veja como é simples!

Como higienizar o growler:

Basta lavar com água corrente ou com água quente logo após sua utilização. Caso demore um pouco para fazer a higienização, utilize um pouco de detergente neutro, mas lembre-se de enxaguar bem, ao final.

ATENÇÃO: resíduo de detergente pode estragar sua cerveja na próxima utilização do growler, deixando aquele odor de clara de ovo que você não esperava…

Mas, com quais produtos lavar o growler, caso haja resíduo de cerveja incrustado porque rolou preguiça ou impossibilidade de lavá-lo imediatamente após seu uso, da última vez?

Use uma escova de garrafa ou de mamadeira com cerdas de plástico e detergente ou ácido paracético 1%. Enxaguar muito bem, posteriormente.

Onde e como guardar o growler:

Vazios, é importante que estejam secos, limpos e mantidos em locais igualmente secos e livre de odores.

Alguns defendem guardá-los tampados para evitar a entrada de sujeira, outros defendem guardá-lo aberto para evitar surgimento de mofo, por exemplo.

Na dúvida, conserve-o limpo, aberto e, antes de utilizá-lo de novo, passe na água corrente. De qualquer forma, os locais que oferecem o serviço de enchimento de growler, normalmente costumam sanitizá-lo antes de colocar o chope dentro. É a garantia de que o consumidor está levando um bom produto pra casa.

Uma vez cheios, o garrafão deverá permanecer na geladeira ou em câmera fria.

Tipos: qual o melhor growler para cerveja

É interessante observar algumas particularidades dos diferentes tipos de growlers que estão no mercado.

Cerâmica: é lindo e manterá sua cerveja mais fria por mais tempo. Em compensação é frágil e pode adquirir uma fissura com um simples choque ao transportá-lo, o que pode comprometer sua cerveja. Não deve ser enchido à contrapressão porque pode estourar mais facilmente do que os outros, exatamente por não ser possível visualizar algumas fissuras na cerâmica.

Inox: é lindo, super resistente. Sua vedação, se bem preservada, manterá sua cerveja intacta por mais tempo. Mas tem um valor bem mais elevado…

Vidro: Bom custo-benefício. Talvez o melhor. Mais barato que as opções anteriores, mas mais frágil que o inox e deixa passar algo de luz.

PET: O mais barato, mas o menos durável e que menos manterá a sua cerveja carbonatada e fresca. Por outro lado, ele sempre vai estar disponível pra te salvar naquele momento de sufoco!

Então é isso… A responsabilidade do consumo da cerveja não para no momento do famoso “se beber, não dirija”.

O consumidor responsável pensa em sustentabilidade e viabilidade, também. Apoie sua comunidade local, beba cerveja artesanal, cuide do seu growler e seja feliz!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.