Cerveja no café da manhã: uma ótima maneira de começar o dia


Harmonização com cervejas

Imagine a cena: você acorda numa manhã de sábado, o sol brilha lá fora e a ocasião é perfeita para um café da manhã caprichado, daqueles bem demorados e fartos. Aqui no Brasil, a refeição normalmente incluiria café com leite, suco de laranja, pão quentinho, geleias, queijos e, quase um exagero, ovos e bacon. Mas existe uma forma de surpreender: tomar uma cerveja no café da manhã.

Café da manhã com cerveja? Pode parecer uma heresia, mas não é. Historicamente, o consumo de cerveja serviu como fonte de nutrientes por séculos afora – principalmente quando tomar água pura era garantia de contrair doenças e em períodos de escassez de alimentos. Hoje, enquanto no Brasil esta não é uma prática comum, em alguns países europeus a cerveja se faz presente à mesa logo cedo com naturalidade e, nos Estados Unidos, vários rótulos já foram criados pensando neste momento do dia.

Na Alemanha, por exemplo, as cervejas de trigo são ótimos acompanhamentos para o café da manhã preparado com as típicas salsichas e pretzels. Na Bélgica, a Witbier, é um ótimo par para as primeiras horas do dia. Na Inglaterra, uma porter com notas defumadas combina bem com o rico prato de café da manhã, que leva bacon, feijão, tomates, ovos, cogumelos e torradas.

A partir dos europeus, podemos observar como as harmonizações funcionam nestes casos. A doçura e o frescor das cervejas de trigo combinam com os condimentos dos pratos à base de embutidos. A porter defumada é suave como um bom café e estimula o sabor, harmonizando ainda por semelhança com o bacon.

Procurar elementos que sejam comuns aos pratos e bebidas do café da manhã é um bom ponto de partida para pensar em quais estilos servir à mesa. As cascas de laranja da Witbier, trazem a lembrança de um refrescante suco. Uma chocolate Stout faz as vezes de bebida achocolatada, combinando bem com um pão coberto de creme de avelã.

Ingredientes do café da manhã na cerveja

Nos Estados Unidos, várias cervejarias artesanais encontraram um chamariz para atrair consumidores a experimentar cervejas já no café da manhã. Como a base do movimento é a experimentação, cervejeiros de lá começaram a usar ingredientes típicos do café da manhã para desenvolver receitas.

Como resultado, há por lá cervejas com maple syrup, o xarope de bordo que acompanha panquecas e waffles, com baunilha, frutas e o que mais você puder imaginar servir logo de manhã (inclusive lagostas!)

Aqui no Brasil, se você é daqueles que não começa o dia sem uma caneca de café, procure por uma stout. Se você prefere suco, além da Witbier, uma Catharina Sour também é uma ótima bebida para este momento, já que a adição de frutas é obrigatória no estilo. Se você prefere uma vitamina, substitua-a por uma Hefeweizen. E se você é maníaco por lúpulo, uma Session IPA casa perfeitamente com uma tortilla de batatas, queijo e ovos.

Café da manhã com cerveja na comida

Outra maneira de usar a cerveja no café da manhã é tornar a bebida um ingrediente para os pratos. Em um bolo, o uso da cerveja traz notas sutis ao paladar e a carbonatação influencia diretamente na textura. Escolha o estilo a partir dos ingredientes da receita e substitua totalmente ou parcialmente os líquidos da receita pela bebida. Uma Stout fortalece os sabores de um bolo de chocolate. A já citada Witbier entra como ingrediente em bolos de frutas cítricas ou nos de baunilha.

Uma American Wheat pode ser usada para fazer panquecas, donuts. Com o malte, é possível criar granolas, biscoitos, e deliciosos pães – se for à base de fermentação natural, melhor ainda! Ou então use a cerveja para dar um toque extra às geleias, em caldas ou na salada de frutas, ou ainda em um clássico molho Hollandaise para acompanhar ovos e bacon.

Como você pode observar, a cerveja é um ótimo acompanhamento para qualquer hora do dia, desde que consumida com moderação, procurando acompanhamentos à altura e apreciando-a com qualidade.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre estilos e harmonizações, conheça os cursos de Harmonização com Cervejas e Sommelier de Cervejas ESCM/Doemens

 

comentários