Se a propaganda é alma do negócio, o produto é o coração de uma empresa. Quando tratamos de cerveja, temos diversas formas de diferenciar um produto por meio de suas características, tais como forma, cor, sabor, qualidade, estilo, conformidade e marca. Outra diferenciação consiste em criar produtos categoria Premium, com referências a um valor superior para o consumidor em termos de alta qualidade e exclusividade. Esta estratégia de marketing está muito presente entre as cervejarias, que produzem produtos exclusivos na forma de edições especiais ou produtos Premium. A diferença não está no que o consumidor vê, mas nas sensações que estas bebidas proporcionam.
Estas cervejas se tornam bens de especialidade devido a características exclusivas ou identificação pela marca que são difíceis de serem copiadas pelos concorrentes e forçam o consumidor a um esforço adicional para sua aquisição. Esta exclusividade na cerveja pode se referir a uma data comemorativa, como faz a Duff Beer edição especial Saint Patrick´s Day (padroeira da Irlanda) e a Cervejaria Goyaz com a Colombina Goyana em homenagem aos 81 anos da cidade de Goiânia. Também pode ser uma série limitada, como a Stella Artois edição especial produzida em 1366 ou a Bodebrown Wood Age, que está em sua segunda série, que apresenta versões de cerveja envelhecidas em madeira e grande potencial de guarda.
Outra maneira é criar uma edição especial com embalagem diferenciada, como é o caso da Budweiser Alumínio. Mas se a intenção compreende atingir um público específico, você pode criar um produto ainda mais segmentado para fãs, como é o caso da cerveja em homenagem à banda AC/DC, produzida pela Karlsberg de acordo com o manifesto do rock´n´roll de 1973, ou a cerveja The Trooper edição especial da banda Iron Maiden, fabricada Robinsons Brewery. Foi pensando nesta exclusividade, que a agência de propaganda J. Walter Thompson encomendou uma edição especial alusiva aos seus 150 anos de fundação mundial e 85 anos de atuação no Brasil, com rótulo que leva seu nome, para brindar com seus clientes. Confira aqui.
Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso