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Diferenciação em distribuição, é possível?

Sabemos que as micro cervejarias devem evitar o confronto direto com as gigantes pois o seu poder de barganha é muito menor. Então, como se diferenciar utilizando alternativas de canais de distribuição?

Normalmente, quando pensamos em cerveja basicamente nos vem à cabeça bares e supermercados. Nos bares podemos pensar em chopp – cerveja não pasteurizada – e cerveja em garrafa. As formas mais comuns de se diferenciar em um bar é pelo composto publicitário geladeira, copo, balde, bolacha, chopeira, recipiente térmico, etc. Este é um bom caminho e traz resultado. Mas custa caro comprar e manter.

Nos supermercados as margens de venda são mais apertadas e as quantidades compradas são maiores. Esta equação pode estrangular uma micro cervejaria. Algumas tem se diferenciado fazendo pequenas degustações, comprando pontas de gôndolas e criando kits-presente, com cervejas e copos. Mais uma vez aqui, com pouco dinheiro para investir, a competição é forte.
Há alternativas para este oceano vermelho, cheio de sangue dos competidores. A internet não pode ser desprezada, com uma profusão de lojas online especializadas em cerveja. Os pequenos mercados e empórios, que por seu giro pequeno as vezes não interessam às grandes empresas também são um nicho a ser explorado.

Casas de comidas finas são outra opção interessante e podem criar uma rede de distribuição eficaz se bem exploradas. A criação de bares temáticos da cervejaria também é um chamariz interessante. A venda direta de chopp também se firma como uma tendência. Mas há opção que cada vez mais vem ganhando adeptos. A venda em festas. Oktoberfest, Fenarreco, Marejada, Kegelfest são bons exemplos. Mas pode-se ir além. Por que não vender chopp para a festa da cidade, o encerramento de fim de ano, a confraternização de uma empresa? Este também é um ótimo caminho. E, para quem não achou que é uma boa opção, segue um dado: O preço do litro da bebida vendido desta forma tem um preço de 2 a 2,5 vezes o preço do chopp na porta da fábrica.

Estes são apenas alguns exemplos de diferenciação no canal de distribuição. Há outras alternativas que podem e devem ser exploradas pelas micro cervejarias. Mares não navegados são mais atrativos para as empresas. E lá encontramos consumidores sedentos por nossas cervejas.

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