Blog

5 APLICATIVOS GRATUITOS QUE AJUDAM A ESCOLHER SUA PRÓXIMA CERVEJA

Você também fica perdido diante da infinidade de opções de cervejas que existem no supermercado?

Fica tranquilo, não acontece só com você.

A crescente opção de estilos e marcas de cerveja e a mudança de hábitos de compra e consumo da bebida abriram novas possibilidades para o mercado cervejeiro. 

Se por um lado essa variedade oferece mais possibilidades de aromas, sabores, cores e marcas de cerveja, por outro, torna cada vez mais difícil o processo de decisão de compra do consumidor. 

Afinal, nem todos são experts no assunto, não é mesmo?

E apesar de gostarem de ter novas experiências com a bebida, nem sempre conseguem distinguir a cerveja – entre tantas possibilidades existentes hoje! – de acordo com suas preferências e gostos pessoais. 

A boa notícia é que ninguém precisa mais se limitar às informações dos rótulos, podendo contar também com a tecnologia disponível na palma da mão!

Logo abaixo, nós trazemos uma lista com 5 aplicativos de cerveja gratuitos para celular que vão te ajudar na escolha da sua próxima cerveja.

UNTAPPD

Você provavelmente já ouviu falar dele e talvez até o tenha instalado no seu celular.

O Untappd é um dos mais versáteis e certamente um dos melhores aplicativos de cerveja e por isso é o número um da nossa lista.

Com ele, você descobre detalhes sobre a história do rótulo, da cervejaria que o fabrica e as notas que você encontrará ao degustar a bebida.

Ele irá te ajudar a descobrir novas cervejas para experimentar e a localizar cervejarias. Irá, inclusive, dar a opção para você chamar um Uber para ir até lá.

Além disso, o Untappd é um misto de rede social. Você pode adicionar e conversar com amigos cervejeiros conectados ao aplicativo e descobrir as cervejas que são tendência do momento.

O que promete: Descobrir locais próximos, eventos e cervejas; criar listas de cervejas para degustá-las mais tarde; receber notificações quando seus locais favoritos adicionarem novas cervejas; encontrar novos locais com ótimas cervejas, em qualquer lugar do mundo; seguir seus amigos e ver quais cervejas eles estão curtindo.”

→ Disponível para Android e iOS.

WIKIBEER

No estilo enciclopédia, o Wikibeer se apresenta como aplicativo de conteúdo, com informações específicas sobre cervejas artesanais brasileiras. Além disso, o app também destina-se a reunir notícias e eventos do mundo cervejeiro.

Com pouco mais de 500 downloads até o momento em que escrevíamos este post, o Wikibeer conta ainda com poucas avaliações, mas as primeiras são positivas. 

O que esse aplicativo de cerveja promete: O maior e mais completo conteúdo sobre cervejas artesanais do Brasil. Tudo sobre a história da cerveja, as suas matérias-primas e todo o processo de produção. Conheça também as escolas cervejeiras, os estilos de cada cerveja, as técnicas de degustação, a harmonização e a gastronomia.”

→ Disponível para Android e iOS.

BEERS

Beers é um excelente aplicativo de cerveja gringo para criar sua própria coleção de cervejas. Se você adora experimentar diferentes cervejas, inclusive durante as suas viagens, este é o aplicativo ideal. 

Você pode criar manualmente listas das que já experimentou, das cervejas que planeja experimentar e que foram recomendadas por profissionais expertos da área, por exemplo. 

Para cada cerveja, você pode adicionar fotos, nome, data, país de origem, classificação, estilo de cerveja, cervejaria e assim montando seu álbum de figurinhas cervejeiro personalizado.

O aplicativo está em língua inglesa.

O que promete: “Você pode classificar e pesquisar sua coleção pelo nome, lugar, cervejaria, estilo e notas; Diferentes estatísticas estão disponíveis (relacionadas a países, cervejarias, estilos, etc.); backup automático para Dropbox e Google Drive.”

→ Disponível para Android.

Leia também: CHOPP E CERVEJA: QUAL A DIFERENÇA, AFINAL?

aplicativos cerveja
A escolha da sua próxima cerveja na palma da sua mão

REMEMBEER 

O Remembeer também tem uma pegada de catálogo pessoal de cervejas, onde você cria a própria lista de prediletas para te ajudar a lembrar o que pedir na próxima vez que for sair com os amigos. 

Assim como o Untappd, o app utiliza a geolocalização para ajudar o usuário a encontrar cervejarias e rótulos nas proximidades. O aplicativo brasileiro ainda engatinha, mas a interface é bonita e fácil de usar. 

O que promete: “Descobrir ótimas cervejas, cervejarias e locais com amigos, enquanto ganha conquistas para explorar bares, eventos e cervejas de diferentes estilos. Receber notificações quando os locais favoritos adicionarem novas cervejas, promoções e desafios.” 

→ Disponível para Android e iOS.

QUAL CERVEJA COMPENSA?

Para encerrar a lista com aplicativos que te ajudam a beber cerveja, nós trouxemos o Qual cerveja compensa?

Ele não vai te dizer qual é a melhor cerveja, mas vai te responder qual está sendo vendida pelo menor preço. 

Basta escolher entre as opções de embalagens que você quer comparar, uma latinha de 300 ml, uma garrafa de 750ml e um barril de chopp, por exemplo. Depois, é só colocar o preço de cada um deles e pedir para o app calcular: na palma da sua mão, você tem a resposta qual cerveja tem o menor valor por litro.

O que promete:Este aplicativo permite que você veja qual é a embalagem de cerveja que compensa mais levar. Tudo que você precisa fazer é digitar o valor de cada embalagem. Caso não tenha a embalagem no aplicativo ainda, você pode inserir, informar quantos ml, e pronto. Não requer conexão com internet.”

Sim, o aplicativo está fazendo apenas uma regra de três para você. Mas na hora de comparar o preço de diversas cervejas com embalagens diferentes, acredite, ele vai facilitar a sua vida.

→ Disponível apenas para Android.

Então, já conhecia ou já usa um desses aplicativos? 

Eles são apenas a ponta do ‘iceberg’!

Hoje já existem aplicativos para avaliar cerveja, para comprar cerveja, para comparar o preço e até para calcular quantos litros da bebida você precisará comprar no seu próximo churrasco.

Se você tem curiosidade para saber mais sobre esses aplicativos ou tem outras sugestões de apps imperdíveis, deixe seu comentário e divida com a gente!

Nós vamos adorar testar e conhecer outras facilidades tecnológicas pensadas especialmente para o mundo cervejeiro.

Prosit!

> Conheça os cursos cervejeiros da ESCM! Cursos regulares e intensivos, nas modalidades online e presencial, esperam por você!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.