Cerveja para concurso

Concurso: 5 dicas para cervejeiros caseiros


Cerveja Caseira, Cervejarias e Premiadas, Produção de Cerveja

Vamos descobrir quais as dicas mais importantes antes de inscrever a sua cerveja caseira em um concurso?

Não é novidade pra ninguém o aumento significativo de cervejeiros caseiros no Brasil, assim sendo, uma crescente nos concursos cervejeiros para esse nicho. Desde os organizados por associações como as Acervas, até aqueles organizados por cervejarias, brew shops e festivais. 

O que ainda parece ser um problema é o correto preenchimento da ficha de inscrição do concurso. Muitas cervejas deixam de conseguir boas classificações por cometerem pequenos erros na hora de cadastrar e inscrever suas amostras. 

 

Como funciona um concurso caseiro? 

O guia de estilos utilizado é o BJCP (Beer Judge Certification Program), que é um programa internacional para formação, qualificação e certificação de juízes de cerveja, hidromel e cidra. Ele é totalmente voluntário e um dos mais famosos guias de estilos do mundo, mais informações você pode encontrar em www.bjcp.org 

A maioria dos concursos caseiros são sancionados pelo BJCP, embora ainda existam alguns poucos que prefiram não registrar. 

No caso dos registrados, as avaliações são feitas às cegas, o nomel do juiz são identificados na ficha de avaliação, onde ele fundamenta a nota atribuída a cada critério julgado. Ele também identifica e pontua problemas na cerveja, indicando possíveis erros no processo, além de sugerir soluções para melhora. Caso a cerveja receba pontuação acima de 30, ela vai para a final e pode ou não receber medalha (que, na verdade, é um certificado).

Cerveja para concurso

Cerveja sem rótulo para concurso

Agora vamos as dicas! 

Inscreva sua cerveja na categoria certa!

Um dos erros mais comuns em concurso é  a inscrição da cerveja na categoria errada, veja bem, as cervejas são avaliadas de acordo com um guia, ou seja, se sua cerveja não se encaixar nas descrições daquele guia, ela fatalmente levará nota baixa. Preste muita atenção às características sensoriais da sua cerveja, e leia o guia antes de fazer a inscrição.  

Identifique suas garrafas corretamente

Ao contrário dos concursos comerciais, nos caseiros as cervejas vão para a mesa de julgamento dentro das garrafas fechadas, sendo assim, se sua garrafa tiver uma etiqueta, ou for um reaproveitamento de alguma cervejaria com garrafa de design exclusivo, ela será desclassificada. Veja bem as regras de cada concurso!

Apontar o estilo base da cerveja

Criações inusitadas, receitas diferenciadas, insumos caros e muito amor na produção não darão resultado em concursos se você não especificar qual o estilo base você utilizou na sua cerveja. O estilo base é a régua que o juiz usa para analisar a amostra, sempre baseado no guia de estilos, portanto, ele fica sem referência quando não sabe de onde partiu a cerveja que ele está julgando. 

Descrição sensorial

Uma coisa deve fica muito clara quando se descreve as características de uma cerveja: tudo o que você citar, o juíz vai procurar. Caso ele não encontre, a sua nota pode ser reduzida. A dica aqui é, na dúvida se aparece ou não, não cite. É muito mais interessante quando o juiz encontra notas inusitadas que ampliam a complexidade da amostra, do que não encontrar o que está no descritivo. Seja sucinto. 

Acondicione bem as garrafas e envie no prazo correto

Se uma ou duas de suas garrafas chegarem quebradas e sua cerveja for para Best of Show (rodada final entre os melhores) você corre o risco de não ganhar medalha ou ter sua cerveja desclassificada por falta de amostra. Cuide bem da cerveja que você vai enviar! 

Com essas dicas na mão, agora é hora de produzir cervejas, escolher os concursos e mandar suas amostras! 

Antes de tudo, lembre-se que mais importante do que ganhar medalhas, é saber que sua cerveja será analisada por profissionais competentes, que te darão um feedback importante para que você siga melhorando sua criação a cada nova brassagem.

Quer melhorar a sua produção?

Conheça os cursos da ESCM para cervejeiros caseiros:

Cervejeiro Artesanal – Home Brewer 

Cervejeiro Caseiro – EaD

Tecnologia Cervejeira – EaD

E outros

Saúde! 

 

 

comentários