Blog

9 dicas de harmonização com cervejas para deixar suas refeições mais saborosas

harmonização com cerveja

Comer é uma necessidade. Comer bem é um hábito. A harmonização com cerveja pode transformar sua refeição em um momento extraordinário.

Para quem está ingressando no mundo da harmonização com cerveja, algumas informações podem ser muito úteis para conseguir alcançar, de fato, uma boa experiência.

Por isso, organizamos algumas dicas e sugestões para facilitar as suas combinações.

Vamos a elas!

1. Tenha a mente aberta e esteja preparado para uma experiência de sabores

O sabor é a combinação entre aroma e gostos básicos e a sensação na boca é o resultado das complexas interações entre a comida e a cerveja.

A língua detecta apenas quatro sensações: doce, amargo, salgado e azedo, enquanto o olfato percebe cerca de 80% do que sentimos no sabor.

Por isso, a combinação de aromas da cerveja e da comida é um dos princípios básicos da harmonização.

2. Conheça os ingredientes da cerveja

Para conseguir encontrar o equilíbrio da harmonização de cerveja e comida é preciso conhecer os elementos de cada estilo de cerveja.

O rótulo traz informações muito úteis na hora de combinar as coisas, como sabores, aromas e teor alcoólico.

3. Busque o Equilíbrio

É fundamental pensarmos no impacto sensorial tanto da cerveja quanto da comida.

Pratos suaves tendem a combinar bem com cervejas com corpo e amargor leves. Conforme aumentam os sabores da comida, aumentam as intensidades das cervejas.

4. Considere a carbonatação da cerveja

A carbonatação da cerveja é um elemento muito importante na harmonização, pois ela limpa o palato de sabores fortes e permite que cada garfada seja apreciada.

5. Pense na sequência da degustação

Na construção da harmonização, você sempre deve começar pelas combinações leves antes das fortes, e cervejas secas antes das doces. Isso porque tudo o que for servido depois do forte, será considerado leve.

dicas de harmonização com cervejas

6. Amargor é fundamental

Não, isso não significa que somente cervejas amargas é que podem ser harmonizadas. O amargor excessivo pode subjugar pratos leves. Mas é o amargor que confere à cerveja caráter saboroso e refrescante e permite a adaptação da bebida a diferentes pratos.

7. Cervejas adocicadas têm seu lugar ao sol

Muitas cervejas doces podem ser combinadas com pratos que tem seus próprios elementos de doçura. Cerveja doces podem ser enjoativas e cansar o paladar, mas com sobremesas e queijos podem alcançar sabores incríveis.

8. Atente-se à temperatura do serviço

A temperatura da cerveja influencia diretamente a percepção de sabor. Quanto mais fria a cerveja mais seca será no paladar.

9. Conheça bem os temperos dos pratos antes de escolher a cerveja

A última das nossas dicas de harmonização com cervejas é para você treinar o seu paladar. Sabores cítricos vão muito bem com temperos picantes e, por outro lado, sabores herbáceos e terrosos vão bem com temperos suaves e de ervas, por exemplo. Conhecer o prato evita que a harmonização não funcione como o esperado.

Coloque essas dicas de harmonização com cervejas em prática e comece a experimentar!

Harmonização é um trabalho que precisa de testes e dedicação. Quer saber mais sobre Harmonização com Cervejas? Conheça o curso de Harmonização com Cervejas e também de Sommelier de Cervejas da Escola Superior de Cerveja e Malte.

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.