Blog

Cervejas para aquecer o seu inverno

Quando pensamos em cerveja pensamos na loira estupidamente gelada para aqueles dias de calor, e com a chegada do inverno a cerveja perde seu espaço.

Mas foi-se o tempo que apenas o vinho era lembrado como bebida de inverno. A cerveja nossa de cada dia também combina muito bem com o inverno e vem ganhando cada vez mais o gosto dos consumidores também naqueles dias de friozinho.

Porém, ao contrário das cervejas leves e refrescantes que combinam bem com o verão, as cervejas de inverno são de sabores mais intensos, encorpadas e mais alcoólicas, o que ajuda a aquecer os dias frios.

Outra diferença que as cervejas de inverno possuem é o serviço, cervejas mais alcoólicas são consumidas em temperaturas ligeiramente superiores a das cervejas mais refrescantes, normalmente entre 8 – 15°C, enquanto as cervejas mais refrescantes são consumidas habitualmente entre 2 – 8°C.

Por serem cervejas mais intensas, não são cervejas para serem consumidas em quantidade e sim para serem degustadas. Estas cervejas harmonizam bem com vários pratos, confira abaixo algumas sugestões de cervejas de inverno e harmonizações possíveis e vamos aos testes!

Bock – Cerveja Lager escura de teor alcoólico médio vai muito bem com risoto de fungi e fondue de queijo. Em se tratando de carnes, combina com frango assado e carnes vermelhas. Também harmoniza com frios como salame e presunto e queijos brie, camembert, parmessão e gorgonzola. Sobremesa? Torta de chocolate.

Doppelbock – Cerveja Lager com teor alcoólico que varia de 7,0 a 10,0%, harmoniza bem com fondue de queijo, queijos gorgonzola, parmesão e queijos azuis, batata gratinada, massa ao molho carbonara, carne suína assada, pato assado, feijoada;

Strong Dark Ales – Cerveja Ale, escura com teor alcoólico que vai de 8,0 a 11,0% combina bem com carnes como cordeiro assado, com fígado, paella, queijo do tipo gorgonzola, também é uma boa combinação para doces como trufas de chocolate ao leite;

Stout – Deste grupo fazem parte seis estilos de cervejas, que se destacam por serem cervejas escuras e amargas, harmonizam bem com queijo do tipo parmesão e de cabra, com ostras, e feijoada, são estilos bastante utilizados para harmonizar com sobremesas como chocolate amargo e meio amargo, torta de chocolate e sorvete de creme;

Barley Wine – Cerveja forte que pode atingir até 12% de teor alcoólico, é a cerveja que mais se assemelha ao vinho. Harmoniza com queijos azuis, gorgonzola, roquefort, parmesão, e ostra, é indicada para acompanhar sobremesas como torta de limão, crème brulée e panna cotta pela sua característica licorosa;

E aí, vamos começar a experimentar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 6 =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.

contato