Blog

Cervejaria Cigana

Para quem se interessa pelo mercado cervejeiro, ouvir falar de cervejarias ciganas já se tornou comum. O método cigano de produção é utilizado por pequenos produtores que pretendem introduzir seus rótulos artesanais no mercado, mas ainda não têm capital inicial para ter a própria fábrica. A solução é “alugar” a estrutura de cervejarias para produzir as receitas. O nome cigano vem da possibilidade de migração para outra fábrica.

Normalmente o cigano experimenta suas receitas em casa, na panela. Em algum momento ele quer empreender, mas o capital para montar uma cervejaria facilmente passa de um milhão de reais. Como nem todo mundo tem um milhão no bolso, esta opção de negócio tem atraído tanta atenção.

Até aí tudo ótimo, mas há alguns entraves. O primeiro e mais complicado de superar, é encontrar um cervejaria disposta a locar espaço para a produção da cerveja cigana. Nem todas as cervejarias vem com bons olhos a troca de experiência. Também há questões de ordem burocrática, como o registro de marca e o registro da cerveja no Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA. Este último só pode ser realizado pela cervejaria detentora da fábrica. Caso a empreitada ande bem, logo a cervejaria hospedeira deve ficar sem espaço para expansão, limitando o crescimento.

Olhando desde o ponto de vista de gestão, o modelo é extremamente inteligente. O detentor da marca e da receita pode trabalhar as questões de marketing – comunicação, comercialização e distribuição – sem se preocupar tanto com a produção e com os vultuosos investimentos em tecnologia que são necessários para uma planta industrial. Já o proprietário da fábrica pode se centrar em temas referentes à produção e qualidade.

Ao que parece pode nascer daqui um novo mercado. Já existem estudos sobre a criação de cervejarias que não tenham marca própria, apenas criam a planta industrial e locam os equipamentos e mão de obra para várias cervejarias ciganas. Quem ganha com isso? O consumidor que cada vez tem mais opções à sua escolha. Um brinde ao recém começado 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 19 =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.