mercado de cervejas

Mercado de Cervejas no Brasil


Gestão e Negócios

Após um ano de 2013 ruim, o mercado de cervejas brasileiro volta a crescer. Segundo a CervBrasil, na última revisão após o fechamento do mês de novembro, o mercado brasileiro vai crescer 5% este ano. Este número reverte a expectativa que havia entre os executivos da área de que o Brasil já passaria a se comportar como os mercados maduros, com estabilidade ou decréscimo de consumo.

Um número de 5%, em um mercado de mais de 13 bilhões de litros significa uma incorporação de 650 milhões de litros no consumo brasileiro. Uma parte deste crescimento provêm das cervejas especiais, setor que mantém um ritmo de aceleração acima dos dois dígitos nos últimos 10 anos.

O incremento no consumo de cervejas especiais, pelo lado da oferta, pode ser explicado por quatro fatores: o crescimento orgânico das microcervejarias existentes, a criação de novas microcervejarias, a importação de cervejas especiais e a produção de cervejas especiais por parte das grandes cervejarias.

O crescimento orgânico das microcervejarias existentes tem se dado por três vertentes: a expansão geográfica de atuação, a diversificação dos estilos e a incorporação de novas tecnologias. A primeira vertente é o caminho natural de qualquer empresa, já as outras formas significam inovação e conhecimento, mostrando um amadurecimento do setor.

Na esteira do crescimento das microcervejarias estabelecidas surgem novas empresas. Estas tentam emular o sucesso das empresas mais tradicionais e vislumbram um mercado com crescimento acelerado.  Como reação à concorrência, as grandes cervejarias tem tomado ações em duas direções, a importação de marcas tradicionais e a criação de novas cervejas especiais.

O número de empresas está crescendo, mas a competição não é predatória, resultando no crescimento do mercado como um todo. Apesar da concorrência, todo mundo tem ganhado com esta nova realidade. O maior vencedor de todos é, sem dúvida, você consumidor que tem cada vez mais opções para se deliciar.

comentários