Blog

Ajude o planeta tomando cerveja

Um dos ingredientes usados com maior intensidade na fabricação da cerveja, sem dúvida, é a água. Mas além deste, existem outros recursos e sobras decorrentes da produção e do próprio consumo que podem ser reutilizados ou reciclados. Nossas atitudes em relação a eles podem contribuir para a sustentabilidade do planeta. A sustentabilidade significa utilizar os recursos naturais ou não naturais sem comprometer o futuro das próximas gerações, sendo uma das possibilidades de aplicação desta teoria os 3 Rs (redução, reutilização e reciclagem). Aderir a esta ideia representa também uma maneira de praticar o marketing social, aquele que é realizado para tratar diretamente de um problema ou causa social.

Os maiores fabricantes mundiais de cerveja já desenvolvem programas que incluem redução das emissões diretas e indiretas de CO2, apontado como principal causa do efeito estufa, e também de redução e reutilização de água no processo fabril. As empresas também passaram a incentivar o uso das garrafas retornáveis em oposição às embalagens descartáveis de vidro ou alumínio. Mas mesmo que você prefira as cervejas em latas ou long necks, suas atitudes em relação ao descarte do material podem ajudar na sustentabilidade, já que uma garrafa de vidro pode levar até um milhão de anos para se decompor. Faça a coleta seletiva destes materiais e entregue em cooperativas ou usinas de reciclagem.

Outras opções incluem a reutilização das tampinhas de garrafas como ímãs de geladeira ou brincos e pulseiras, como mostra o site Greenme. Da mesma forma, é possível transformar latas e garrafas em objetos de decoração, com ideias inspiradoras que vão de luminárias, árvores natalinas e artesanato. Mesmo aquelas sobras de cerveja em latas, copos e garrafas depois de um encontro com os amigos podem ser reutilizados para evitar os desperdícios e ajudar na sustentabilidade. O Huffington Post relacionou nove maneiras de fazer novo uso das sobras que incluem adubo de grama, veneno para lesmas, lustra móveis, enfeite para jóias, condicionador para cabelos, desingripante (lubrificante) para parafusos, máscara facial de cerveja, banho para pedicure e armadilha de mel para vespas e abelhas.

 

Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso

Fonte: Huffington Post
Fonte: Huffington Post

 

 

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.