Blog

Cervejas e as festas de outubro

A preferência do brasileiro pela cerveja na hora de comemorar os bons momentos ajuda a entender porque o consumo da bebida costuma crescer nos períodos de festas e grandes eventos. De acordo com uma pesquisa do Ibope, divulgada em abril deste ano, dois em cada três brasileiros escolhem a cerveja como bebida para celebrar a alegria. Uma das maiores festas populares brasileiras, o Carnaval, gera um crescimento de vendas médio de 3% no mês de fevereiro em apenas cinco dias folia.

Como Santa Catarina vive o período das festas de outubro, não temos como dissociar estas festas da sua bebida principal e nos resta entender como isso se reflete no mercado cervejeiro catarinense. As festas de outubro em Santa Catarina movimentam a produção e o consumo de cerveja, como é, por exemplo, a Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, que respondeu pelo consumo de 600 mil litros de chope no ano de 2013. Além da Oktoberfest, Santa Catarina conta outras 10 festas tradicionais nesse mês de outubro e todas elas de alguma forma estão relacionadas com as tradições europeias, principalmente as germânicas, italianas e austríacas. E uma das tradições mais celebradas é o consumo da cerveja.

Mas não são apenas nos eventos típicos que a cerveja tem papel de destaque. Um levantamento feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no seu estado de origem, mostra que a indústria cervejeira patrocina seis em cada dez “baladas sertanejas”. Isso é comum porque as empresas buscam associar a sua marca à momentos de descontração e alegria.

A venda de cervejas em vários tipos de festas reforça o nome das marcas e em outros casos tem a ver com a tradição. Até bem pouco tempo, estivemos acostumados com as pessoas irem às festas e encontrarem boas cervejas. Atualmente estamos em um outro  momento, em que as pessoas esperam as festas chegarem para provar as cervejas, já não mais de forma passiva, mas considerando a bebida, fabricada pelas cervejarias artesanais, como um dos pontos mais atrativos das festas.

Assim a cultura cervejeira se espalha. Prosit!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.