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Cervejas precisam ser marcantes no sabor e no nome

Recente pesquisa divulgada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), realizada pela consultoria Officina Sophia, relacionou as cinco marcas de cervejas preferidas dos brasileiros em 2013. São elas: Skol (69%), Stella Artois (47%), Original (32,7%), Budweiser (26,2%) e Heineken (25,8%). A pesquisa ouviu 1.475 entrevistados, em 12 estados brasileiros, sobre produtos de diversos setores, e procurou avaliar 40 atributos relacionados a temas como qualidade do produto, disposição dos clientes em investir recursos, presença ativa nas redes sociais, lealdade dos consumidores e apego emocional com a marca, entre outras questões.

As marcas são elementos capazes de agregar valor a produtos e serviços e estão presentes nos conceitos de marketing como sendo tudo aquilo que identifica um produto, seja um nome, um símbolo, um sinal ou o seu design. As marcas são importantes para diferenciar os produtos de seus concorrentes pelo desempenho funcional (racional) ou simbólico (emocional) ao identificar o fabricante e permitir que os consumidores atribuam responsabilidade ao produto. Além disso, as marcas facilitam o manuseio do produto (rastreamento, controles de estoques e contábeis) e oferecem proteção legal às empresas.

Uma marca aponta determinado grau de qualidade do produto e contribui para satisfação do consumidor e sua lealdade. Essa preferência do consumidor a uma marca permite que a empresa faça previsões de venda e receita e tenha certa garantia de demanda. O mais importante, no entanto, de uma marca, reside na dificuldade dos concorrentes competirem com o seu produto. É por isso que as empresas apostam cada vez mais em branding (dotar produtos de marcas) e na criação de brand equity (valor agregado pela marca). Para que uma cerveja seja preferida do consumidor, portanto, é preciso que seja marcante: no sabor e no nome.

 

Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso

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