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Vende-se Mulher e Cerveja

Na publicidade a mulher, a cerveja e a alegria fazem o trio perfeito. Apesar do visível crescimento do público feminino no consumo da bebida nos últimos anos, a publicidade de cerveja ainda é feita para os homens.

Engana-se quem imagina que vou falar dos peitos e bundas que estampam as propagandas de cervejas de massa penduradas nos botecos e borracharias. O que me trouxe para este assunto foi a sutileza das artesanais a unir uma coisa à outra. Ideias que unem mulher e humor e deixam as feministas e os politicamente corretos esbravejando pelos quatro cantos da internet.

Quem nunca comprou um livro pela capa, não sabe a sensação e a emoção de ser pego em cheio por um layout , e no mundo das cervejas o rótulo tem a função de fisgar a atenção do consumidor. Na linha da “ousadia pouca é bobagem”, esta semana foi divulgado o rótulo da Imperial Braziliam Wax, cerveja produzida pela parceria da Evil Twin Brewing (Dinamarca) e a brasileiríssima Tupiniquim. Como descritos no nome e no rótulo, a cerveja faz menção ao modelo de depilação cavada das mulheres brasileiras e que vem fazendo sucesso fora do país. Além do biquíni/tanga estampado na embalagem, o rótulo ainda vem com uma mensagem que equipara a dor (dor mesmo, gente!) de uma depilação à robustez da cerveja em questão, uma Imperial Stout.

“Tem muitas coisas que homens que não entendem nas mulheres. Como, por exemplo, por que elas passam por tanta dor para viver de acordo com os ideais da sociedade moderna? Elas vão longe demais? Ou talvez os homens poderiam aprender uma ou outra coisa sobre o compromisso extremo das mulheres com a perfeição – mesmo que seja com a extrema beleza ou com a cerveja extrema – é tudo sobre o ‘gosto’. Lembre-se que beber essa stout extrema pode lhe machucar um pouco, mas às vezes esse é o caminho para a coisa certa”

Outra engraçadinha foi a Cervejaria Colorado, que no começo do mês de abril deste ano também resolveu brincar um pouco com a mulher em uma de suas propagandas. Para o lançamento da cerveja produzida em edição especial para homenagear a seleção francesa de futebol, que está hospedada em Ribeirão Preto durante a Copa do Mundo, a Alles Les Bleus, foi produzido um comercial que brinca com os estereótipos franceses. No filme, são destacadas as partes do corpo de uma mulher de pele clara e cabelos escuros e lisos, porém, sem depilação nas axilas (os pêlos foram representados pela cabeça do urso símbolo da marca) e com a seguinte mensagem: “A brasileira mais admirada do mundo acaba de ganhar um toque especial.. um toque francês”.

A brincadeira ganhou proporções inesperadas e foi ovacionada por alguns e odiada por outros na internet. A Cervejaria precisou se manifestar através de um comunicado para acalmar os ânimos mais exacerbados. Vale assistir o filme produzido aqui!

O uso do humor na publicidade é sempre bem-vindo, mas é fundamental que se perceba que a linha entre o humor e o mau gosto é tênue e muito simples de ser ultrapassada. A imagem da mulher tem que ser utilizada na comunicação de cerveja com o cuidado que um público em crescimento merece e a dose certa de bom-senso são fundamentais para o sucesso de qualquer ação. Sem olhar sedutor, sem lábios apetitosos e sem corpos esculturais, a mulher, a cerveja e a alegria fazem o trio perfeito, sim.

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