Blog

Concurso Brasileiro da Cerveja está com inscrições abertas!

Tecnologia Cervejeira Avançada

Mais de 80 jurados nacionais e internacionais estão confirmados para avaliação das cervejas.

Para o mercado nacional da cerveja, 2020 já começou. As inscrições para o próximo Concurso Brasileiro de Cervejas estão abertas (mais detalhes abaixo). As inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro. As cervejas devem chegar a Blumenau (SC) de 17 até 21 de fevereiro de 2020, e serão avaliadas de 7 a 9 de março.

Em 2019 foram quase 3,2 mil rótulos inscritos. A expectativa da organização é manter esse patamar. O Concurso Brasileiro de Cervejas é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec).

Fernanda Bressiani, coordenadora técnica da competição pela Escola Superior de Cerveja e Malte, comenta que uma das novidades é a validação dos juízes por um conselho consultivo:

“Reunimos mais de 20 nomes nacionais, de todas as regiões, para que sugerissem e aprovassem quem são os profissionais que vão avaliar as cervejas. A partir daí, os convites começaram a ser feitos”, explica. “O resultado disso é a diversidade. Temos uma presença forte de mulheres e de representantes de estados que aparecem pela primeira vez.”

Os estrangeiros confirmados vêm de 15 países diferentes até o momento.

Ação social

Outra novidade da edição de 2020 é uma destinação social para as cervejas excedentes do Concurso. Como nas edições anteriores, cada rótulo inscrito terá oito garrafas a disposição da avaliação dos juízes. O número é necessário para que, caso cheguem ao mais alto patamar do júri – o Best of Show que elege as receitas com as notas mais altas do evento – seja possível a análise.Os rótulos que não forem utilizados no processo e na premiação serão doados a três instituições sociais de Blumenau (SC), que farão uma venda durante todo o ano às cegas de kits de cervejas. Sem saber o que vai levar, o consumidor pagará diretamente às entidades o valor de R$ 30,00. A renda será revertida para as ONGs escolhidas.Integrante do conselho consultivo, Estevão Chittó, sócio da Suricato, cervejaria que ganhou como melhor marca em 2019 e participará novamente em 2020, comenta que a ideia foi bem recebida pelo grupo:

“A destinação dessas garrafas não era clara e, para o mercado, é interessante saber que a nossa cerveja será usada por instituições sérias para a manutenção das suas atividades.”


Serviço

  • O quê: Concurso Brasileiro de Cervejas
  • Quando: inscrições até 20 de janeiro, envio de amostras de 17 a 21 de fevereiro avaliação de 7 a 9 de março.
  • Onde: Blumenau/SC
  • Como: inscrições, regulamento completo, lista de vencedores dos anos anteriores e dos primeiros 80 juízes confirmados neste site

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.