Blog

Beer Smith: Usar ou não usar na produção de cervejas?

beer smith

Com a Era Digital à porta de todas as nossas atividades pessoais e profissionais, é de se imaginar que a tecnologia também embrenhou seus caminhos por entre o processo produtivo de cerveja artesanal.

E o resultado é o mundialmente conhecido Beer Smith, um software que, entre outras funcionalidades, ajuda no cálculo de insumos para a produção de cervejas.

Acontece que muitos produtores se perguntam se, de fato, é necessário contar com esse auxílio tecnológico para a realização de suas experiências cervejeiras.

Por isso, elaboramos este post, em que vamos colocar em pauta a necessidade — ou não — em usar o Beer Smith. Acompanhe!

O que é o Beer Smith?

Para os cervejeiros, trata-se de um dos softwares mais populares e com funcionalidades múltiplas para conduzir os experimentos com mais segurança e praticidade.

O Beer Smith é, basicamente, um sistema de compilação, armazenamento e integração de dados para facilitar o manuseio com as informações necessárias para criar um novo rótulo de cerveja.

Podendo utilizar o software por meio dos sistemas operacionais Windows, Linux ou OS MAC, a interface do Beer Smith é simplificada e intuitiva — embora a quantidade de informações presentes no programa pode desnortear qualquer um.

Não à toa, o programa consegue ajudar a realizar as seguintes tarefas:

  • Construir novas receitas do zero, usando ingredientes pré-cadastrados no sistema ou mesmo outros cadastrados pelo próprio usuário;
  • Calcula parâmetros diversos (como a cor e o IBU, entre outros) em tempo real;
  • Ajuda com instruções da receita no dia da brassagem;
  • Cria estimativas quanto ao amargor, densidade e teor alcoólico da bebida;
  • Ajuda no cálculo de leveduras necessárias para a fermentação da cerveja;
  • Compila um inventário do estoque para precisar o custo de sua cerveja.

Assim, é possível criar novas receitas, trazer uma parametrização no seu processo de produção, garantindo mais confiabilidade ao resultado e adaptar as suas receitas com o perfil do equipamento utilizado. Além da possibilidade de compartilhá-las on-line.

Usar ou não esse tipo de programa?

Para quem lida com uma produção caseira, o Beer Smith pode ser de grande ajuda para garantir que você mantenha registrados os dados de suas receitas e tenha parâmetros para se pautar ao fazer novos experimentos.

Para os cervejeiros interessados em uma produção em larga escala, entretanto, o uso desse tipo de programa perde a sua vantagem, uma vez que os processos produtivos diferem bastante das cervejas artesanais.

Assim, ele vale mais como um auxílio para pensar em novas receitas e se apoiar na agilidade tecnológica em apresentar resultados e parâmetros a serem observados e seguidos.

Sem falar que todos os conceitos concentrados no programa de nada adiantam se a pessoa não souber observar, analisar e extrair informações desses dados obtidos.

Assim, ao usar o Beer Smith é importante ter em mãos, primeiramente, toda a noção prática a respeito do processo de produção de cerveja. Do contrário, a versatilidade do software ganha pouca aplicação para usufruir de seus benefícios.

A importância na especialização em produção de cervejas

Por isso, além de se aliar às melhores soluções tecnológicas para garantir mais qualidade, segurança e praticidade para criar as suas receitas, um bom mestre-cervejeiro concentra, primeiramente, todo o conhecimento produtivo dentro de si.

Dessa maneira, é importante se especializar continuamente, para que o uso de softwares seja uma extensão para aplicar os seus conhecimentos.

E, aqui na Escola Superior de Cerveja e Malte, oferecemos o curso Tecnologia Cervejeira Avançada, que promove um aprofundamento didático a respeito da tecnologia produtiva, qualidade e gestão dos processos e lucratividade.

Com isso, você se torna um profissional mais completo, capaz de rascunhar na memória novas receitas e contar com o complemento pontual de softwares, como o Beer Smith, para agilizar a produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 11 =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.

contato