Blog

Sommelier de Cervejas: qual o mercado de trabalho?

someelière de cerveja

Se você é apaixonado por cerveja, quer seguir uma carreira no ramo cervejeiro e não tem certeza se a área de produção irá te fazer feliz, tornar-se um Sommelier ou uma Sommelière de Cervejas é uma das melhores opções de trabalho para você. 

Já tinha pensado – e até sonhado – com isso, não é mesmo?

Considerada uma profissão ainda recente no mercado de trabalho, o Sommelier de Cervejas tem múltiplas funções e possibilidades de atuação. 

Mas é no setor de hotéis, bares e restaurantes onde ele pode encontrar um dos terrenos mais férteis para desenvolver sua carreira.

A seguir, você descobre qual o papel e importância do Sommelier de Cervejas nesses setores. Boa leitura! 

Hotéis, bares e restaurantes: a base do mercado de trabalho do Sommelier de Cervejas

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) o segmento emprega cerca de 6 milhões de pessoas em todo o Brasil. 

Apesar da turbulência enfrentada pelo setor nos últimos meses, a previsão é de que o setor de alimentação fora de casa se reerga rapidamente e volte a crescer com a estabilização da situação pandêmica.

Da mesma forma, o setor hoteleiro tende a demonstrar sinais de recuperação assim que superados os desafios sanitários para aumentar a taxa média de ocupação e apresentar melhores resultados.

Afinal, depois de meses de contenção dos deslocamentos, a inclinação natural do consumidor é voltar a viajar, especialmente para destinos turísticos nacionais, aquecendo novamente o ramo da hotelaria.

Funções de um Sommelier de Cervejas em um bar ou restaurante

Desde as primeiras aulas, o aspirante a Sommelier de Cervejas aprende que sua principal missão enquanto profissional é servir.

É uma característica fundamental desta profissão, e exige, ao mesmo tempo, conhecimento sobre processos de produção, estilos e rótulos de cervejas, cuidado e talento para se relacionar e se comunicar com o outro.

Em um bar ou um restaurante, onde trabalha um Sommelier de Cervejas, ele desempenha um papel de destaque para o negócio. 

Nos bastidores, ele é a pessoa que deve criar ou participar da criação da carta de cervejas, buscando equilibrar tanto o número de fornecedores, os preços, quanto o de estilos disponíveis, dos clássicos às tendências do mercado. 

Ele precisa conhecer bem o seu estoque, fazer pedidos de compras e treinar a equipe de salão para que o serviço de cada cerveja seja feito da forma correta e que as vendas ocorram com sucesso.

Quando as portas do bar ou do restaurante se abrem, o Sommelier de Cervejas deve demonstrar conhecimento e segurança em torno dos rótulos disponíveis, auxiliar o consumidor em suas escolhas, inclusive propondo harmonizações. Isso tudo garante que ele tenha a melhor experiência possível em seu estabelecimento.

Caso o Sommelier de Cervejas escolha trabalhar de forma autônoma, ele poderá atuar em bares e restaurantes através de consultorias, desenvolvendo cartas, sugerindo harmonizações fixas para o cardápio da casa e até mesmo treinando os profissionais de salão do espaço. 

Seja como trabalhador contratado ou como prestador de serviço, certo é que os estabelecimentos estão gradualmente percebendo a importância de um profissional que conheça e valorize as cervejas em todas as suas nuances.

sommelier de cervejas ao fundo e várias taças a frente em cima da mesa
O Sommelier de Cervejas passa por um treinamento intensivo de análise sensorial e harmonização com comidas

O trabalho de Sommelier de Cervejas em um hotel

Além de desempenhar todas as funções necessárias para contribuir no funcionamento de um bar ou restaurante, o Sommelier de Cervejas que decidir trabalhar com hotéis pode agregar novas atividades, desta vez unindo a experiência cervejeira com o turismo.

Nessa linha, o Sommelier poderá propor parcerias com cervejarias para a realização de degustações guiadas em algum ambiente do hotel ou até mesmo indicando locais para visitação aos turistas.

Há casos de hotéis, por exemplo, que promovem jantares harmonizados com chefs,  sommeliers e cervejarias parceiras. São eventos pontuais, que permitem uma interação bastante interessante entre quem cozinha, quem produz e quem propõe as harmonizações.

E se o hotel ou o resort está aberto para sediar casamentos, por que não oferecer os serviços de um Sommelier para a escolha das cervejas da festa? 

Uma ação como esta certamente animaria os noivos e traria algo a mais para este momento.

Seja em um bar, em um restaurante, um hotel ou atuando de maneira autônoma, certo é que a profissão de Sommelier de Cervejas tem muito a oferecer. E os negócios que contam com as habilidades desses profissionais saem na frente na hora de conquistar um consumidor cada vez mais curioso e exigente. 

Quer saber onde mais um Sommelier de Cervejas pode atuar? Tem outras dúvidas sobre a profissão?

Deixe sua dúvida nos comentários, ela pode ser escolhida como tema do nosso próximo post!

 > Saiba mais sobre o mercado de trabalho e as tendências para a área, conheça o curso de Sommelier de Cervejas ESCM/Doemens.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 14 =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.