Blog

Mercado cervejeiro cresce e abre espaços para inovações

O mercado cervejeiro a cada ano tem se destacado, seja pela introdução de novas opções de bebidas para o consumo e todos os artigos a elas relacionados ou pelo crescimento da produção. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), a produção brasileira pode registrar um crescimento de aproximadamente 5% este ano e deverá reverter a queda de 2,6% observada na produção no ano passado. Mas se o mercado demanda por mais produtos para os apreciadores e amantes da bebida, ele também abre cada vez mais possibilidades para a inovação que pode envolver direta ou indiretamente a cerveja.

Como estamos às vésperas do Natal, em cuja época o panetone costuma ser uma tradição à mesa, que tal experimentar um destes pães feitos com cerveja? Pois essa inovação foi concebida pela Cervejaria Nacional e tornou-se realidade com o Chocotone com Sa´si Stout e vem acompanhado por sorvete de creme com calda. A combinação do pão adocicado com uma cerveja escura (stout) está disponível na loja da cervejaria, em São Paulo. Foi nessa mesma linha de harmonização, por contraste e complemento, que a Cervejaria Colorado e a fabricante de amendoins Santa Helena desenvolveram três kits de cervejas especiais de diferentes sabores junto com amendoins e em edições limitadas.

É justamente através das inovações que as marcas das cervejarias artesanais têm se diferenciado dos grandes fabricantes. Foi pensando nos admiradores destas bebidas que a companhia aérea Delta Airlines pretende servir em breve cerveja artesanal em seus vôos da mesma forma que acontece em um bar. Para isso, cinco cervejarias artesanais americanas fornecerão a bebida para que a implantar a novidade e intensificar as inovações para os clientes da companhia. Mas se a dificuldade está em abrir a cerveja, a Cervejaria Guinnes criou um boné com abridor acoplado na aba para resolver esse problema. Como se vê, o mercado está em ampla expansão e aberto para as boas ideias.

 

Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 4 =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.

contato