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Fazer cerveja por gosto ou por dinheiro?

Um dos princípios do marketing consiste em ser específico no que você faz. De forma mais simples, esse mandamento pode ser resumido em uma única palavra: foco! Ter foco é essencial para que você direcione os esforços de produção, produtos, distribuição, propaganda, preços e até mesmo de lucratividade para sua empresa. Afinal, marketing significa você determinar um período em que você vai fazer determinadas atividades e vai para cima do mercado para vender aquilo que o mercado deseja ou necessita. Portanto, fazer marketing é ter foco no cliente e no problema que efetivamente você resolverá na vida dele.

Muitas cervejas são feitas para dar lucro, enquanto outras são feitas pelo gosto de fazer bem feito ou pelo desafio de aprimorar suas características. Veja que há uma diferença de foco gritante nestes dois modos de encarar o negócio. É por isso que as cervejas feitas em escala não têm as mesmas propriedades de uma cerveja artesanal e utilizam cevada, água, lúpulo e cereais mais baratos do que o malte (arroz ou milho). Também recebem tratamento químico para espuma ou mesmo para não causar sensação de saciedade e o consumidor beber em maior quantidade e, consequentemente, a empresa vender mais também.

Mas isso não significa que fazer cerveja de qualidade não resulte em lucratividade. Pelo contrário, o lucro pode ser até maior porque você agrega valor ao seu produto, simplesmente porque você gosta do que faz e isto gera dinheiro. É como escreveu certa vez o publicitário Rodrigo Leão: neste caso você se torna um “homem do negócio” e seu objetivo é viver fazendo algo que faz muito bem feito. Este se torna o seu diferencial e motivo de lucro. Quando seu foco é ganhar dinheiro, você se torna um “homem de negócios” e se interessa apenas pela recompensa e, para isso, tanto faz se você vende cerveja, banana ou bibelô.

 

Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso

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