Blog

Equipamentos para cerveja: o que é necessário para fazer sua breja em casa?

equipamentos caseiros para cerveja

Quais equipamentos você precisa para começar a fazer cerveja em casa? A resposta está aqui!

Se você chegou aqui porque acordou decidido a começar a fazer cerveja em casa hoje, deve estar super empolgado, animado para saber tudo o que é preciso para brindar com a sua própria cerveja artesanal.

Sim, fazer a própria breja é algo fascinante mesmo!

Mas a gente precisa te avisar que, antes de você colocar a sua cerveja para gelar, há duas etapas primordiais que antecedem o seu primeiro experimento cervejeiro.

A primeira, e mais importante delas, é adquirir conhecimento. Você terá que lidar com transformações químicas, deverá saber dosar ingredientes e entender a função de cada um deles no processo. 

Por isso, embora a magia da cerveja envolva panelas, termômetros e receitas, fazer cerveja – boa – vai exigir mais que conhecimentos avançados no preparo de massa instantânea ou de churrasco de final de semana… apesar disso já ser um começo.

A segunda etapa é a compra dos equipamentos necessários para transformar os ingredientes em cerveja.

Afinal, todos os cervejeiros caseiros tiveram que começar de algum lugar, então, para ajudar você nesse estágio importante, nós vamos entregar uma lista de equipamentos básicos que você irá precisar para começar a produzir cerveja.

Além disso, vamos te dar algumas dicas importantes para você levar em conta antes de sair comprando os seus primeiros equipamentos para fazer cerveja em casa.

Então prepare a sua tulipa, abra a sua cerveja preferida porque você confere agora quais são os equipamentos necessários para fazer cerveja artesanal em casa.

curso equipamentos para cerveja
Antes da prática começar: conhecendo os equipamentos

O que você precisa para fazer uma boa cerveja caseira?

A lista que trazemos nesse post é apenas o básico.

Você provavelmente daria conta de fazer cerveja em casa com até menos que isso, mas estas informações irão te guiar para ter uma experiência mais completa e mais assertiva na hora de fazer uma boa cerveja em casa. 

Quais equipamentos você deve usar quando for fazer cerveja

Aqui está o nosso check list básico para conseguir fazer uma cerveja com resultados bem satisfatórios. 

Nem tudo é obrigatório, mas é absolutamente imprescindível que todos os equipamentos estejam bem higienizados. Para isso, você  deverá apostar em produtos específicos ou mesmo soluções caseiras adequadas para essa finalidade. 

Quanto aos ingredientes, num primeiro momento, você pode se valer de kits prontos vendidos na internet. Eles não garantem um resultado excepcional, mas são absolutamente válidos para quem quer ganhar confiança nas panelas.

Partindo dessa premissa, na nossa lista de equipamentos nós vamos desconsiderar as etapas que você irá naturalmente saltar com o uso de um desses kits. 

É o caso da moagem do malte, que consiste no corte na casca da cevada para liberar o amido grão, o pontapé de toda a fabricação de cerveja. Para realizar essa etapa você precisará de um moedor, mas quando você compra um kit, o malte já costuma vir moído e embaladinho para você.

Bem, mas vamos ao que interessa. 

Abaixo você confere a lista de equipamentos básicos para fabricação de cerveja. 

Você irá precisar de:

Panela grande, tipo caldeirão 

fazer cerveja em casa
Alunos da ESCM aprendendo a fazer cerveja

É nela onde você ferverá seus ingredientes para produzir o mosto. Então considere uma panela grande o suficiente para receber a quantidade de litros que você quer produzir por lote. 

Um fogão, fogareiro ou outro tipo de chama forte 

Você deve pensar em uma fonte de calor realmente forte, que dê conta de manter a temperatura durante a ebulição. E claro, ele deve ser compatível com o tamanho da sua panela, o que significa dizer que a chama do fogão da sua cozinha não é o mais indicado para uma panela com capacidade maior que cinco litros. Um fogareiro de alta pressão dá conta do recado.

Fermentador

Trata-se de um recipiente onde a cerveja irá descansar e fermentar depois da mostura e da fervura. Para começar, um balde de plástico de uso alimentício é o mais prático, econômico e, portanto, o mais recomendado. Opte preferencialmente por um que já venha com torneira e airlock acoplados.

Válvula Airlock 

O nome é gringo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, muito menos caro. Um airlock é uma espécie de válvula de plástico, usada no fermentador para permitir a liberação de CO₂ e auxiliar na observação da fermentação. Se o seu recipiente fermentador não vir com um, aconselhamos adquirir um airlock.

Termômetro 

Você até pode tentar fazer cerveja sem ele, mas para monitorar a temperatura do mosto é ideal que você tenha um termômetro em casa. Se você adicionar o fermento na temperatura errada, o restante do trabalho terá sido em vão. 

Pá ou colher

Nenhum mistério aqui, você só precisa de algo que tenha um cabo longo para fazer a mistura dos ingredientes com segurança. Em geral, usa-se colheres em plástico alimentício.

alunas da escm fazendo cerveja
Pá e termômetro são equipamentos essenciais para fazer cerveja em casa

Sifão

É um tubo de plástico transparente para ajudar a mover o mosto entre recipientes e também no enchimento das garrafas. Uma mangueira de silicone também resolve a sua vida se a intenção não é investir muito dinheiro no início da brincadeira.

Além dos equipamentos listados acima, você precisará de recipientes para o armazenamento da bebida pronta. Muitos cervejeiros caseiros optam por envasar suas cervejas em garrafas de cerveja convencional, de 600 ml. Mas também há opção de envase em pequenos barris de inox. 

Cada uma dessas alternativas possuem prós e contras, mas isso é assunto para um próximo artigo!

Equipamentos para cerveja: dicas finais importantes

Antes da gente se despedir e você começar a pesquisar preço de equipamentos para fazer cerveja em casa, é importante que você confira as nossas dicas finais. Elas podem ser a chave decisiva na hora de escolher seus equipamentos cervejeiros. 

Vamos a elas:

1- Considere que você precisará de espaço para preparar as cervejas. Se você pretende utilizar a sua cozinha, o legal é ter uma bancada para ajudar nas etapas. E se você quiser utilizar outro cômodo da casa, lembre-se que você precisará de uma chama e fatalmente um botijão de gás, portanto, pense na sua segurança;

2- Se a sua cozinha foi interditada para a fabricação de cervejas por algum motivo, pense em algum espaço que tenha fácil acesso à água. Ela é essencial em todo o processo;

3- Antes de comprar os equipamentos, pense no espaço que você tem em casa para guardá-los. Se o espaço é realmente limitado, opte por recipientes menores, para produção de até 5 litros de cerveja por leva;

4-  Se você tem crianças pequenas em casa, pense muito bem no local onde irá colocar seus equipamentos para fazer cerveja. Com grandes volumes de líquido fervente, é melhor mantê-las longe do local da brassagem;

5- A higienização dos equipamentos é quesito importantíssimo para minimizar as chances de algo estragar a sua bebida: nem pense em abrir mão dessa etapa;

6- Utensílios de madeira podem contaminar a cerveja, portanto não é boa ideia usar a colher de pau da sua cozinha para mexer o mosto;

7- Na hora de escolher sua panela, prefira as feitas de aço inoxidável ou alumínio de boa qualidade;

8 – Para quem está começando a se aventurar com as cervejas, o  fermentador de plástico é o ideal. Além de ser mais leve que o vidro, no caso eventual de extra-fermentação, é mais seguro manter a bebida em um recipiente de plástico;

9- A qualidade da cerveja no copo é diretamente proporcional à precisão dos equipamentos utilizados. Pense nisso na hora investir em um equipamento para fazer cerveja. 

equipamentos para fazer cerveja em casa
Equipamentos para fazer cerveja em casa: aprenda, teste e veja qual a sua necessidade antes de comprar

Embora haja uma curva inicial de aprendizado e investimento quando se trata de fazer cerveja em casa, o equipamento certo tornará o processo mais conveniente, prazeroso e bem-sucedido. 

Para se sentir mais confortável com o processo – e até mesmo para saber quais equipamentos serão adequados para a sua realidade e vontade – você pode participar de grupos de cervejeiros caseiros ou fazer um curso que te trará clareza necessária para não errar na hora de escolher o tamanho da sua panela de iniciação ao mundo cervejeiro.

A gente fica por aqui, esperando ter contribuído para sanar suas dúvidas iniciais sobre equipamentos para fazer cerveja em casa!

Prosit!

Interessado em aprender mais sobre o processo de produção de uma excelente cerveja caseira? 
Entre em contato agora com a Escola Superior de Cerveja e Malte e faça o curso de Cervejeiro Caseiro online ou presencial. Você aprenderá tudo sobre os equipamentos de cerveja e como fazer uma boa cerveja em casa.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 17 =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.

contato