Blog

Equipamentos para cerveja: as respostas às dúvidas mais comuns sobre o assunto

Professor do curso de Cervejeiro Caseiro da ESCM responde às perguntas mais frequentes de quem quer começar a fazer cerveja em casa

Você quer fazer cerveja em casa, mas está com dificuldade para decidir quais equipamentos comprar? 

Paralisou o projeto de produzir a sua própria cerva diante das centenas de opções de equipamentos que existem no mercado?

Pois seja muito bem-vindo ao time dos cervejeiros caseiros: essa é uma das primeiras dúvidas que surgem quando se decide fazer a própria cerveja em casa. 

A boa notícia é que, embora você possa gastar uma meia fortuna em equipamentos, é preciso de apenas alguns itens para começar.

Nesse post, nós reunimos as dúvidas mais comuns dos nossos alunos sobre equipamentos para cerveja e compartilhamos as respostas do professor Duan Ceola, químico, sommelier de cerveja e cervejeiro caseiro, com você, agora.

Confira!

1- É possível fazer cerveja em casa sem equipamentos especiais? Posso fazer cerveja com o que encontro na minha cozinha?

A resposta para esta pergunta é: depende!

Depende do estilo de cerveja que você vai produzir e depende também dos equipamentos que você tem à disposição.

Há aproximadamente 15 anos, a produção de cerveja caseira era muito limitada, a disponibilidade de equipamentos era escassa e principalmente a compra de insumos também era de difícil acesso.

Hoje em dia muita coisa mudou, é possível encontrar kits prontos para produção de cerveja sem investir muito dinheiro.

2- Quero começar a fazer cerveja artesanal na minha casa. Devo comprar equipamentos para cerveja com capacidade para quantos litros?

Eu costumo responder essa pergunta afirmando que o tempo para produzir 5 litros é exatamente o mesmo que produzir 20 litros. 

Se você quiser desbravar os diferentes estilos de cerveja e explorar as diferentes técnicas de mostura, lupulagem e fermentação, a melhor opção é produzir pequenas quantidades (5 litros). 

Porém, nada impede de desbravar e explorar os estilos e as técnicas de produção produzindo 20 litros de cerveja. O resultado é que você terá mais cerveja para degustar e compartilhar com os amigos.

3- Os equipamentos permitem fazer qualquer estilo de cerveja? Ou há equipamentos especiais para determinadas cervejas?

Se você tem disponível uma panela de alumínio ou aço inox com uma válvula e um meio filtrante (pode ser bazooka, fundo falso ou um bag), você consegue fazer qualquer estilo de cerveja, das mais leves às mais encorpadas.

Alunos fazendo cerveja no curso de cervejeiro artesanal da ESCM

4- Não quero investir muita grana nos equipamentos antes de entender as etapas de produção e saber fazer cerveja em casa. O que realmente preciso comprar, que equipamentos são essenciais para fazer as primeiras cervejas em casa?

Os principais equipamentos para a produção básica de cerveja são uma panela ou caldeirão de alumínio ou aço inox; um fundo falso, ou bazooka ou até mesmo um bag de tecido voil (Brew in a bag); uma fonte de calor que pode ser um fogareiro ou o fogão de casa mesmo (dependendo do volume produzido); uma pá cervejeira para homogeneizar os grãos; proveta graduada com um densímetro; termômetro alimentício; balde fermentador atóxico com torneira e um airlock; chiller de serpentina de alumínio ou aço inox; arrolhador; tampas e garrafas limpas. 

Com estes equipamentos você consegue tranquilamente produzir uma excelente cerveja em casa.

“O grande detalhe na produção de cerveja não está nos equipamentos, mas sim no processo. A partir do momento que você domina o processo de fabricação de cerveja, você consegue fazer qualquer estilo em qualquer equipamento”.

5- O tipo de material utilizado para fazer o equipamento interfere na qualidade final da cerveja?

Hoje em dia a maioria dos equipamentos são feitos de alumínio, ou aço inoxidável. Vai depender muito do investimento: o inox costuma ser mais caro do que o alumínio, porém a vida útil é maior e é mais fácil de limpar.

O uso do cobre não é recomendado nos equipamentos para produzir cerveja, pois podem aparecer problemas envolvendo oxidação na cerveja.

De maneira geral, o sensorial da cerveja não é afetado se você produz em equipamentos de alumínio ou inox, existem cervejas excelentes e premiadas produzidas em equipamentos rústicos e simples.

Aprenda tudo sobre equipamentos no Curso de Cervejeiro Caseiro da ESCM

E aí? Alguma dessas dúvidas também era sua?

Esperamos que com a ajuda do nosso professor você esteja mais seguro na hora comprar os seus primeiros equipamentos para fazer cerveja em casa! 

Lembre-se apenas que, além dos equipamentos, você precisará de recipientes adequados para envasar a cerveja, além de produtos para a limpeza de todos os utensílios utilizados na fabricação. A correta higienização dos equipamentos é essencial para a qualidade final da sua cerveja.

Se você tiver outras perguntas sobre o assunto, deixe-as aqui abaixo nos comentários. A sua pergunta pode ser selecionada para fazer parte do nosso próximo post!

Prosit!

O Curso de Cervejeiro Caseiro da ESCM te ajuda a economizar tempo e dinheiro na hora de comprar seus equipamentos e em outras questões cruciais da vida de um homebrewer.
Para saber mais sobre o curso, acesse as páginas, nas modalidades presencial e à distância ao vivo e entre em contato com a equipe da Escola Superior de Cerveja e Malte. Estamos esperando por você!

Leia ainda: Equipamentos para cerveja: o que é necessário para fazer sua breja em casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.

contato