Blog

Curso de cervejeiro caseiro: 5 razões para você aprender a fazer a sua cerveja artesanal em casa

Não compre panelas nem insumos antes de ler isso!

Nunca foi tão fácil fazer cerveja em casa.

Graças ao crescimento do setor na última década, encontrar uma loja de insumos para cerveja hoje está mais simples do que achar uma livraria na cidade, já notou?

E no universo online não faltam ofertas de “kits prontos de ingredientes” que vêm com um passo-a-passo mastigadinho para fazer cerveja artesanal em casa. Dependendo da receita, basta adicionar água ou açúcar.

Fácil até demais.

Com esse cenário, por que alguém dedicaria horas de estudo para ser um cervejeiro caseiro, não é mesmo?

A verdade é que assim como bolo de caneca de mistura pronta, fazer cerveja em casa qualquer um faz. Basta seguir a receita. 

Mas… e bolo de três andares decorado? E cerveja boa?

Na hora de colocar o seu nome no rótulo da cerveja que você mesmo fez, é da qualidade da bebida – fruto da sua dedicação nas etapas de produção – que você quer se orgulhar, não é mesmo?

Sem dúvida, as facilidades do mercado são um grande incentivo para quem quer se tornar cervejeiro caseiro

Porém, na hora de fazer uma cerveja que você terá orgulho em dividir com os amigos, o conhecimento técnico vai te ajudar realmente. 

E essa é apenas uma das razões pelas quais você deveria fazer um curso de cervejeiro caseiro antes de sair comprando panelas.

Descubra quais são as outras agora! 

Você vai aprender a fazer cerveja de verdade, além da receita pronta

Nenhum apaixonado por cervejas largaria o status de apreciador de cervejas de prateleira se não fosse para fazer testes, brincar com os ingredientes e chegar à fórmula ideal da sua cervejeira perfeita, concorda?

Embora ela ajude muito para quem está iniciando, a vida de cervejeiro caseiro não tem graça seguindo sempre a mesma receita ‘standard’.

Quem se limita a replicar a mistura de bolo pronta, como vai entender qual a função do ovo, qual a proporção ideal de açúcar ou a importância de peneirar a farinha?

Da mesma forma, um kit pronto até pode resultar em uma cerveja, mas só o conhecimento técnico sobre as etapas de produção da cerveja alimenta a sua capacidade criativa e dá a liberdade de personalizar efetivamente a sua bebida.

E aí, meu amigo, um bom curso de cervejeiro caseiro te dará um arsenal de informações para você brincar, experimentar e ser feliz na sua próxima brassagem.

curso de cervejeiro caseiro para aprender a fazer a própria cerveja
Cerveja artesanal feita pelas próprias mãos tem outro sabor

Você irá economizar tempo e dinheiro

Fazer cerveja em casa é legal, mas fazer isso sem gastar dinheiro de forma desnecessária é mais que legal: é inteligente. 

Para fazer cerveja, você já sabe, é preciso bem mais que uma caneca promocional do dia dos pais. Panelas, equipamentos e insumos podem sair mais caro ou mais barato dependendo do seu ‘know-how’ no assunto e é nessa hora que um curso de cervejeiro caseiro te ajuda a economizar.

Cada homebrewer tem uma expectativa de produção-litros diferente, um espaço físico disponível diferente e habilidades que podem requerer o uso de equipamentos mais simples ou mais engenhosos. Nessa hora, contar com as dicas de um professor especialista, acredite, faz toda diferença no bolso.

Em um curso de cervejeiro caseiro com um conteúdo completo, o aluno adquire conhecimento suficiente para fazer a própria cerveja, como também aprende a escolher melhor os insumos e os equipamentos depois de ter visto como eles funcionam na prática!

Uma economia de dinheiro e também de tempo, já que opções para nos deixar ainda mais confusos e perdidos não faltam no mercado.

Você nunca mais verá a cerveja como antes

Em um curso de cervejeiro caseiro, você descobrirá de onde veio a cerveja, qual sua composição técnica e como os ingredientes evoluíram ao longo dos tempos. 

Em relação ao processo produtivo, você conhecerá as propriedades do malte, do fermento, do lúpulo e da água, bem como o papel de cada um deles dentro do processo. 

Em seguida, você se aprofundará nos detalhes da preparação da mistura, fervura, fermentação e engarrafamento. E ainda aprenderá como fazer tudo isso com atenção às normas de higiene e segurança. 

Daquele momento em diante, garantimos: você nunca mais verá a cerveja da mesma forma

curso de cervejeiro caseiro
Faça a sua cerveja e descubra um mundo novo

Você vai conhecer gente (muito) interessante

Esqueça qualquer estereótipo ditado por aí sobre quem faz cerveja. O universo cervejeiro está mais democrático do que nunca!

Poucas áreas conseguem reunir pessoas de crenças e opiniões tão diferentes, com gostos e visão de mundos diferentes com um único só objetivo, nesse caso, aprender e alimentar a curiosidade sobre a cerveja. 

E nessa diversidade de pessoas com o mesmo interesse que o seu, é que se tem uma oportunidade incrível de construir um network de valor, um dos grandes tesouros de se fazer um curso de cervejeiro caseiro

Entre um papo e outro sobre tipos de lúpulo e problemas na etapa de fermentação, amizades se formam, relacionamentos acontecem e você ganha o que há de mais precioso nesse mundo cervejeiro: a camaradagem.

Cursos de cervejeiro caseiro online estão fora de cogitação, então?

Claro que não!

Para quem está pensando em fazer um curso de cervejeiro artesanal em um ambiente virtual, a dica é optar por cursos com aulas com a possibilidade de interação, em tempo real, com o professor e os colegas da turma. 

Hoje, tanto as ferramentas dos ambientes virtuais como os próprios professores estão preparados para instigar e facilitar a participação e a conexão entre os alunos, ainda que alguns estejam do outro lado do mundo. 

amigos do curso de cervejeiro caseiro
Novas cervejas, novos amigos

Você irá se divertir!

Onde tem cervejeiro caseiro, mau-humor não tem lugar! 

Se você quer, mas nunca fez cerveja na vida, saiba que em um curso onde se aprende a fazer a própria cerveja em casa você descobrirá que é muito divertido passar um tempo com outros amantes de bebida misturando ingredientes, fazendo perguntas, aprendendo sobre o processo e analisando sensorialmente a cerveja que você mesmo fez.

Entretenimento e aprendizagem garantidos!

Hoje,  o mercado oferece hoje inúmeras alternativas de equipamentos e kit de insumos “pré-formatados” para quem deseja fazer cerveja em casa, o que é sem dúvida um excelente incentivo para quem deseja ter a sua primeira cerveja com a sua assinatura.

Mas com tantas opções, o provável é que – sem conhecimento prévio – tamanha facilidade se transforme em frustração e em pouco tempo as panelas acabem jogadas em algum canto da sua garagem.

Aprender o processo de produção da cerveja é uma arte que se aperfeiçoa com a prática e, principalmente, com os erros. Mas para chegar a essa etapa é preciso conhecer a técnica, ter uma base de conhecimento teórico e esse aprendizado fica bem mais fácil quando há método.  

Por isso, para quem está pensando em fazer cerveja em casa, um curso, treinamento, webinar, workshop ou qualquer forma de aula interativa com conteúdo para cervejeiro caseiro é o lugar ideal para entrar neste mundo. Nele, você obterá os conhecimentos e as habilidades necessárias para começar por si mesmo, desenvolver a sua própria receita, economizando tempo e dinheiro. 

Além disso, você vai passar momentos divertidos ao lado dos seus colegas que formarão, mais tarde, uma base de apoio valiosa na hora de tirar aquela dúvida ou pedir opinião sobre a sua tão desejada cerveja.

Bora, então, aprender a fazer cerveja em casa?

> Quer mais detalhes sobre o mais completo curso de cervejeiro caseiro do Brasil? É só clicar aqui para conhecer a modalidade presencial ou aqui para saber os detalhes do curso online ao vivo.

Leia também: Curso de Cerveja Artesanal: aprenda a fazer com quem forma os melhores mestres cervejeiros do mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.