Blog

Curso de Cerveja Artesanal: aprenda a fazer com quem forma os melhores mestres cervejeiros do mercado

aula do curso de cervejeiro caseiro

As vantagens do Curso Cervejeiro Caseiro Online Ao Vivo da ESCM

Deixe-nos adivinhar: você já revirou a internet, pesquisou por todo o YouTube, entrou em dezenas de fóruns de discussões cervejeiros e já tem na ponta do lápis tudo o que precisa para fazer cerveja em casa

Talvez até já tenha brincado com as panelas na casa de algum amigo ou tenha se arriscado, sozinho, com algum tutorial que prometeu ensinar a fazer cerveja artesanal em casa sem termômetro, sem densímetro, sem panelas especiais. 

O resultado não foi lá aquelas coisas, mas a satisfação de beber a própria cerveja foi emocionante.

Se você chegou até aqui, parabéns!

Foi também assim que começou a história de centenas dos nossos alunos antes deles passarem pelo Curso de Cervejeiro Caseiro da Escola Superior de Cerveja e Malte.

Os primeiros passos de quem inicia a fazer cerveja artesanal em casa são mesmo inseguros, confusos e os resultados ainda longe do almejado. 

Mas com o aprendizado adquirido seguindo o método de ensino da ESCM – responsável por formar engenheiros de produção cervejeira, mestres cervejeiros e vários outros profissionais do segmento – em pouco tempo você estará apto a fazer “a” cerveja artesanal e dizer de boca cheia: fui eu que fiz!

Confira outros detalhes sobre o nosso Curso de Cervejeiro Caseiro e descubra porque ele é a melhor opção para quem quer aprender a fazer cerveja artesanal em casa de verdade.

Curso de Cerveja Artesanal presencial, online ao Vivo ou gravado: qual é o melhor formato para você?

Você já tem mais de dezoito anos, certo? Numa conta rápida, ao menos dez deles você passou sentado em uma carteira de sala de aula. 

Então você é testemunha de que o modelo de ensino expositivo, em que o professor fala e o aluno escuta é desinteressante, ineficaz e, por isso mesmo, ultrapassado.

Muito ultrapassado.

Já na década de 60, quando foi desenvolvida a Pirâmide de Aprendizagem pelo Instituto NTL em Bethel, nos EUA, sabia-se que o aluno assimilava menos de 50% do que era ensinado no modelo tradicional, expositivo e apático, em sala de aula. 

E que esse percentual de retenção do aprendizado sobe consideravelmente quando os alunos vêm uma demonstração, participam de uma discussão em grupo, usam a informação imediatamente e praticam o que aprendem.

Ainda que não isento de críticas, o estudo apresentado pelo NTL é totalmente crível porque é o que vemos acontecer todos os dias, na prática.

A assimilação do conteúdo pode ser melhor, dependendo do modo como acontece o estudo. E adivinhe, quanto mais interativo, maior a fixação.

É por isso que nos cursos de produção de cervejas da ESCM – cuja alma está justamente no mundo empírico de transformar ingredientes em cerveja – nós focamos na prática, no que acontece nas panelas, mesmo quando a pauta da aula é no conhecimento científico e teórico.

ESCM: aprendizado focado na prática

O aluno aprende vendo o processo acontecer diante dos seus olhos, sentindo os aromas da brassagem, a textura do mosto e o resultado do processo no paladar: essa é indiscutivelmente a melhor forma de aprender a fazer cerveja artesanal em casa.

Isso quer dizer que nos cursos que ensinam a fazer cerveja artesanal através da internet o aprendizado fica comprometido?

Sim, em parte. Afinal, ainda não inventaram tecnologia que transporte aroma e sabor para o outro lado da tela. 

No entanto, o desenvolvimento tecnológico trouxe inúmeros outros benefícios para o ensino, como a possibilidade de estudar de casa, sem perder tempo em deslocamento, por exemplo.

Acontece que, apesar das novas ferramentas, a maioria dos cursos disponíveis em ambiente virtual seguem a mesma velha didática das aulas em sala de aula.

O tempo passou, a tecnologia transformou a forma de acesso ao ensino, mas o método de ensino que vemos na maioria dos novos cursos disponíveis no mercado já nascem obsoletos. 

Afinal, o que é uma vídeo-aula gravada se não uma aula expositiva?

curso a distância para fazer cerveja em casa
Aulas Online do Curso de Cervejeiro Caseiro: a estrutura da maior instituição de ensino de bebidas dentro da sua casa

O modelo de curso que a ESCM defende é feito por professores e alunos, juntos, no mesmo barco, navegando no mesmo mar de conhecimento. É por isso que prezamos pela interação, pela troca em tempo real, pela teoria unida à prática. 

E porque estamos comprometidos com a aprendizagem de verdade, as aulas do nosso curso de Cervejeiro Caseiro à distância são 100% ao vivo. 

Assim, mesmo longe fisicamente, os alunos são instigados a participar, a fazer perguntas e trazer ideias para o debate. 

Ainda que eles não possam entrar em nossos laboratórios, o enfoque central do curso de cerveja artesanal continua sendo nas aulas práticas: tudo o que acontece na planta cervejeira, na micromaltaria e nos laboratórios de química da Escola é transmitido aos alunos simultaneamente.

O conceito de ter aulas gravadas, disponíveis “no horário que achar mais conveniente” é ótimo na teoria, mas a efetividade do aprendizado nesse sistema requer muita disciplina e, no final, o resultado é mais questionável que aquele do seu primeiro lote de cerveja. 

Quantas vezes você já comprou um curso online, assistiu a primeira aula e não foi adiante “já que ele estava disponível o tempo todo”?

O seu dinheiro acabou indo para o ralo, não é mesmo? E o seu nível de conhecimento não saiu do lugar.

curso a distância de cerveja artesanal
Aulas síncronas: presencial para quem quer estudar na Capital Nacional da Cerveja; a distância, para quem prefere estudar de casa

Como a maior instituição de ensino cervejeiro da América Latina e como mantenedora da Faculdade Épica, a Escola Superior de Cerveja e Malte tem compromisso com o ensino.

Você só precisa estar disposto a aprender!

E para quem teve algum contratempo e não conseguiu assistir à aula ao vivo, sem problemas: as aulas ficam gravadas e você tem acesso durante seis meses.

Você tem o direito de escolher o curso de cervejeiro caseiro no formato que quiser fazer; nós temos o dever de te ensinar, e nós sabemos como fazer isso. 

Leia também: COM TANTA CERVEJA ARTESANAL NO MERCADO, POR QUE FAZER CERVEJA EM CASA?

Como funciona o Curso de Cervejeiro Caseiro da ESCM? 

O curso de Cervejeiro Caseiro da Escola Superior de Cerveja e Malte acontece em duas modalidades, presencial ou à distância, permitindo, assim, que o aluno escolha a maneira que melhor se encaixa no seu dia-a-dia e no seu aprendizado. 

Confira os detalhes de cada um deles:

# Curso de Cervejeiro Caseiro Presencial

alunos escm fazendo cerveja
Alunos da ESCM no curso de Cervejeiro Caseiro

Nesse curso de cerveja artesanal você aprenderá a fazer cerveja artesanal em casa com total autonomia, mesmo que nunca tenha sentido os aromas de uma brassagem antes.

São 10 dias de estudo intensivo, em período integral, com aulas em sala e nos laboratórios. 

Ao todo, são 80 horas-aulas de muito conteúdo. Uma verdadeira imersão na teoria e na prática do mundo cervejeiro artesanal, um mergulho no divertido e interessante universo do saber-fazer cerveja.

# Curso de Cervejeiro Caseiro Online

Com cursos no formato online na sua grade desde 2014, a Escola Superior de Cerveja e Malte foi a primeira instituição de ensino do país dedicada à bebida, que ofereceu cursos em ambiente totalmente digital.

Pois é! Já somamos muitos anos de experiência no ensino à distância e estamos sempre em busca da melhor metodologia para quem quer aprender a fazer cerveja artesanal em casa e de casa.

Mas se prepare para ter aulas de verdade: são dez dias de curso, de segunda a sexta, todas as noites, ao vivo, com vários professores, mestres, engenheiros, mestres cervejeiros e sommeliers de cerveja, todos passando conhecimento e as melhores técnicas para você fazer cerveja em casa.

Porque fazer cerveja é divertido, mas a gente leva essa brincadeira muito a sério.

Confira o vídeo que preparamos para o nosso Canal do Youtube, sinta o gostinhos das nossas aulas e venha estudar com que forma os melhores mestres cervejeiros do mercado.

> Para saber mais sobre a grade de conteúdos, valores e quando estarão abertas inscrições para novas turmas do curso de cervejeiro caseiro acesse:

Curso de Cervejeiro Caseiro Online ou 
Curso de Cervejeiro Artesanal Presencial.

Prosit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 8 =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.