A atividade de Sommelier de Cervejas integrará a Classificação Brasileira de Ocupações em 2022
Os Sommeliers de Cervejas do Brasil tiveram uma importante vitória esse mês: a profissão fará parte da Classificação Brasileiras de Ocupações a partir do próximo ano.
O documento emitido pelo Ministério da Economia que tem por objetivo retratar a realidade do mercado de trabalho está sendo atualizado para incorporar as profissões inovadoras que têm ganhado destaque e relevância no cenário brasileiro atual.
Sem dúvida, é um reconhecimento importantíssimo para a categoria, já que, com a inclusão, o governo reconhece oficialmente a profissão de Sommelier de Cerveja.
Mas o que isso significa de concreto? O que mudará para esses profissionais, na prática? Há mesmo motivos para comemorar?
É sobre isso que a gente fala agora!
O que é, para que serve e como uma profissão é incluída na CBO?
A Classificação Brasileira de Ocupação é um documento elaborado pelo governo federal que identifica as profissões existentes e as reconhece como um ofício com características únicas e distintas das demais.
Assim, as profissões que integram a CBO recebem um status diferenciado e passam a ter tratamento próprio perante órgãos e também em documentos oficiais.
O código CBO correspondente à profissão deve constar, por exemplo, na carteira de trabalho, nos documentos de seguro desemprego e da previdência social.
Na prática, a CBO serve para identificar e agrupar os profissionais de uma mesma categoria e garantir que eles tenham os direitos trabalhistas assegurados.
Se você está se perguntando como uma profissão é reconhecida e passa a integrar a CBO, a resposta é curta: com a mobilização dos profissionais da área!
Segundo o portal do Fundo de Amparo ao Trabalhador, para a inclusão de uma nova ocupação na CBO, é necessária uma solicitação formal, com o envio de documentação contendo todas as informações referentes à ocupação, tais como:
- Quantidade de profissionais atuando na área;
- Atividades exercidas pelo ocupante;
- Entidades formadoras;
- Escolaridade requerida.
Além disso, a adição de novas ocupações passa por painéis de convalidação que ouvem profissionais que atuam na profissão requerida.
Ou seja, o reconhecimento da profissão de Sommelier de Cerveja é fruto do esforço conjunto de todos os profissionais especialistas que formalizaram o requerimento e que fizeram parte do comitê responsável para construir a matriz de atividades da Família Ocupacional.
No caso específico, entre os participantes do painel de convalidação, estiveram integrantes da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), do Ministério de Agricultura (Mapa), a coordenadora de sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte, Fernanda Bressiani, além do professor da ESCM, José Padilha.
A titulação Sommelier de Cerveja – além de Sommelier de Cachaça e Sommelier de Saquê – será incluída com o código 5134-10, na família ocupacional 5134, que trata dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
As vantagens do reconhecimento da profissão para os Sommeliers de Cerveja, na prática
O reconhecimento da profissão como uma ocupação válida e atuante no mercado de trabalho traz numerosos benefícios para a categoria e é, sim, um grande motivo para comemorar.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Sommelier da ESCM, essa conquista reflete o momento de expansão que a cerveja artesanal vive no Brasil:
“De 2010 para 2019, o número de cervejarias passou de 114 para 1.209, de acordo com o Mapa. A quantidade de marcas e opções multiplicou-se por mais de 10 em uma década. O Sommelier de Cervejas tem um papel fundamental nesse mercado, já que faz a interface da produção com o consumidor. É um disseminador muito importante da cultura cervejeira. Portanto, esse é um reconhecimento para todos que integram essa cadeia.”
Na prática, a conquista trará benefícios importantes à categoria no curto e longo prazo, uma vez que o reconhecimento da ocupação:
- valida permanentemente a profissão, atestando a sua importância no mercado de trabalho;
- aumenta a credibilidade e o respeito pela atividade desenvolvida por esses profissionais;
- amplifica a visibilidade dos Sommeliers de Cerveja e estimula a valorização das suas habilidades pelo público consumidor;
- abre caminhos e oportunidades específicas para esses profissionais, que a partir desse marco se destacam das categorias afins. Isso acaba com equiparações imprecisas entre os sommeliers e barmans, garçons ou atendentes, por exemplo.
Lembrando que, com o reconhecimento oficial da ocupação, os Sommeliers de Cerveja deverão proceder à correção dos seus registros oficiais para que não haja discrepância entre as funções exercidas e as descritas na CBO, o que poderá configurar, em caso de relação de trabalho subordinado, desvio de função.
A ESCM e os Sommeliers de Cervejas no Brasil
Desde 2014, a ESCM já formou mais de 820 Sommeliers de Cervejas em parceria com Doemens Akademie. Também oferece o curso de Master em Estilos, para os profissionais já formados em sommelieria que querem se aperfeiçoar na área.
Descubra o que faz um Sommelier de Cervejas →
Se você também quer entrar para o mundo da Sommelieria de Cervejas, a ESCM te dá as boas-vindas e te convida a fazer parte do melhor treinamento profissionalizante da área. Descubra mais sobre o curso, clicando aqui.