Blog

“A melhor cerveja do mundo é produzida na Guatemala”

Não, você não leu errado. A melhor cerveja do mundo é produzida na América Central. Ao menos é isso que você escutará se tiver a oportunidade de colocar seus pés em solo guatemalteco. 

O país que na antiguidade foi berço de uma das civilizações mais dinâmicas do mundo, se orgulha tanto de ter uma cerveja para chamar de sua, que a Gallo acabou se tornando um símbolo nacional tanto quanto os Maias.

Ainda que o slogan la mejor cerveza” não corresponda a uma verdade universal, principalmente para os fãs de cerveja artesanal, vale a pena descobrir um pouco mais da história e entender por que essa cerveja é tão amada na Guatemala.

A trajetória da Gallo

A história da cerveja Gallo remonta ao final do século XIX quando em 1881 os irmãos Castillo iniciaram a produção de cerveja na Cidade da Guatemala. 

Foram anos mais tarde, em 1896, que eles introduziram uma cerveja com a imagem de um galo no rótulo, mas ainda sem um nome definido.

Os consumidores passaram então a chamar a cerveja de “gallo”, tornando-se a primeira versão do que seria a cerveja mais amada e consumida na Guatemala.

Durante mais de cem anos ela reinou absoluta nos corações do povo chapín, até que em 2003 a gigante Anheuser-Busch InBev resolveu se meter nesse romance. 

Foi aí que a Guatemala descobriu a Brahva, a prima da nossa Brahma, que hoje disputa gole a gole com a Gallo o mercado consumidor de cervejas na Guatemala. 

Quase duas décadas depois, apesar de todos os esforços da maior produtora de cervejas do mundo e de alguns flertes leves, tudo indica que os guatemaltecos seguem fiéis à cerveja batizada por seus antepassados, a cerveja “100% Guate”.

garrafas de cerveja gallo em paisagem da Guatemala
 A melhor cerveja do mundo segundo os guatemaltecos. Foto: @cerveza_gallo

A forte publicidade da empresa familiar focada no lema “tradição e orgulho da Guatemala” aparentemente tem dado certo. Hoje, mais que um símbolo de identidade guatemalteca, a Gallo se tornou um ícone de resistência por excelência e motivo de orgulho ainda maior para a população do seu país. Para os cidadãos da Guatemala não há, e suspeitamos que nem nunca haverá, cerveja melhor no mundo. E eles irão tentar te convencer disso.

Os prêmios da Gallo

Para quem está se perguntando se a Gallo já ganhou algum prêmio, aí vai a resposta oficial.

Segundo o portal da Cerveceria Centro Americana, “para orgulho dos guatemaltecos, a cerveja Gallo conquistou até agora mais de 30 medalhas de qualidade, 1 grande medalha de ouro, 6 troféus de alta qualidade e 1 prêmio de prestígio, este último por ter obtido a medalha de ouro Monde Selection por 10 anos consecutivos, o que faz da Cerveja Gallo a única cerveja da América Latina e a terceira do mundo a conquistar esse reconhecimento”.

Cerveja Gallo

E aí, convenceu?

Características da Gallo, a cerveja Guatemalteca

A cerveja mais famosa da Guatemala está em todos os lugares do país e é imediatamente reconhecível graças à lata branca e prata estampada com um galo preto.

Com 5% de álcool, a Gallo é uma cerveja da família Lager. Leve e suave, bem ao estilo americano, ela agrada aos consumidores regulares de cerveja, mas não desperta nenhum grande sentimento aos grandes apreciadores de cervejas artesanais.

Envase de cervejas
 Gallo: cerveja para beber gelada

De toda forma, se um dia você quiser dar um check na sua lista de cervejas do mundo para beber uma vez na vida, a sugestão da fabricante é acompanhar a Gallo com carnes rojas a la parrilla acompañada de salsas picantes. 

Traduzindo, leva a Gallo para o seu churrasco na Guatemala!

E se a Gallo virar Michelada?

Se a Gallo for entornada dentro de um copo de Michelada, aí a “melhor cerveja do mundo” atinge seu máximo potencial, garantem os guatemaltecos, que domesticaram a bebida mexicana como ninguém. 

A mistura de cerveja, suco de tomate, suco de limão, molho inglês, sal e pimenta certamente não foi feita para os cervejeiros mais puritanos, mas o drink acaba cumprindo bem seu papel de refrescar e divertir. 

cerveja Gallo sendo servida em uma MIchelada
 Bares e Restaurantes da Guatemala servem – orgulhosamente – michelada com Gallo

Quer aprender como preparar uma Michelada? Fique de olho nos nossos próximos posts!

Quer aprender mais sobre o mundo fascinante da Cerveja? Venha estudar conosco! Acesse a nossa página de cursos clicando aqui!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.