Você se atreveria a experimentá-los?
O refrigerante é uma bebida universal – seus sabores não.
Em que pese o mundo todo beber Coca-Cola – com exceção de Cuba e a Coreia do Norte, of course – os refrigerantes existem aos montes e com uma grande variedade de sabores.
Curry, malte e pepino são apenas alguns exemplos de sabores incomuns que podemos encontrar nesse planeta curioso, criativo e diversificado.
Na lista abaixo, vamos apresentar os refrigerantes com os sabores mais estranhos e, ao mesmo tempo, populares em algum lugar da Terra.
Muitos ainda são comercializados; outros, fizeram parte de uma edição limitada e foram descontinuados… o porquê não é difícil de imaginar.
Mais que uma tentativa de emplacar um sabor esquisito, as edições limitadas propõe uma espécie de brincadeira gustativa com os consumidores e acabam por evidenciar a marca. Sacada de marketing, saca?
Descubra agora alguns dos refrigerantes com os sabores mais incomuns do mundo!
JAPÃO: vai um refri de feijão?
Esse refrigerante de cor cereja tem sabor inusitado, mesmo para nós brasileiros, os reis da feijoada. O aroma do azuki, o feijão vermelho que recheia os doces tradicionais japoneses, foi misturado ao sabor original e doce da Pepsi.
[Pensando bem, quem mistura cachaça no caldinho de feijão – hummm!-, não tem direito a estranhar muita coisa, certo? rs]
Refrigerante ou vitamina?
E se o refrigerante tivesse gosto de vitamina?
Até que a ideia não é tão absurda, concorda?
Essa Fanta japonesa tem gosto pronunciado de banana, com um fundo azedinho de iogurte natural que muita gente descreve como “banana verde”, aquela sensação que “amarra na boca”.
Curioso, não?
Quer algo realmente diferente? Procure por Ramune!
Que tal um refrigerante “salgado”?
A bebida japonesa conhecida como Ramune tem versões frutadas, “normais”, ao lado de refrigerantes bem exóticos, em sabores como wasabi, kimchi, berinjela, óleo de pimenta e curry.
SUÉCIA: meio refri, meio cerveja
Julmust é um refrigerante sueco, criado em 1910 como uma alternativa não alcoólica à cerveja.
De fato, ele contém lúpulo e malte, e por isso é frequentemente descrito como sendo um cruzamento entre Coca-Cola e cerveja artesanal.
Interessante, não?
O refrigerante é popular na época do Natal, quando
SUÍÇA: refrigerante com ingrediente local
Rivella é um refrigerante super popular na Suíça, produzido desde a década de cinquenta.
Seu diferencial?
Rivella é feito à base de uma mistura secreta de soro de leite com extrato de ervas e frutas.
Segundo o fabricante, “o soro de leite é muito eficaz na regulação dos níveis de açúcar no sangue e também auxilia na perda de peso. Refrigerantes saudáveis como o Rivella Blue podem até ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas”.
Apesar disso, não há nada leitoso na textura e no sabor do Rivella.
O incomum, nesse caso, não está no sabor, mas na qualidade nutricional: quem disse que refrigerante não pode ser saudável?
CARIBE: Casca de árvore, Mauby Fizz
Sim, existe um refrigerante com sabor de casca de árvore chamado Mauby Fizz.
Essa bebida é feita a partir da casca de mabí, fervida com ervas e especiarias, muito popular nos países do Caribe, onde se costuma bebê-la nas ruas, gelado, como suco.
Mauby Fizzz é a versão comercial, carbonatada, fabricada em Trinidade e Tobago pela Pepsi.
VIETNÃ: Fungo branco de ninho de passarinho
“A bebida de fungo branco Tribeco Bird’s Nest é produzida a partir do ninho de andorinha de qualidade premium, de alta qualidade, refinada para o gosto vietnamita, muito perfumada e fresca. Contém vitaminas e minerais que fazem bem à pele, resistem ao envelhecimento, fortalecem a imunidade e recuperam rapidamente a saúde.”
E aí, te convenceu a provar?
É assim que a empresa descreve esse refrigerante que talvez mereça o topo dessa lista exótica.
Os fungos brancos encontrados nos ninhos de pássaros das cavernas é uma iguaria no Vietnã. Embora geralmente seja uma sopa, por que não fazer um refrigerante com ela?
O ninho é feito da saliva do pássaro, é comestível e considerado uma iguaria popular. Supostamente, o refrigerante – com consistência meio grumosa, meio gelatinosa – teria gosto de baunilha com leite. Será mesmo?
PERU: Inca Kola
Esse refrigerante talvez você já conheça!
A “cola de ouro”, como chamam os peruanos, é a bebida carbonatada feita a partir de uma planta nativa da América do Sul chamada Lúcia-Lima.
A sua coloração é de amarelo vibrante e o sabor é doce como chiclete.
EUA: Imbatíveis quando o assunto é refrigerante bizarro
Rocket Fizz Grass Soda: refri de… grama?
Apesar do nome, a bebida não tem grama na composição, mas definitivamente é o refrigerante das pessoas que gostam do cheiro de grama recém-cortada.
De todas as versões apresentadas nessa lista, o refrigerante de sabor doce e herbáceo é curiosamente o que encontramos com mais resenhas positivas.
Vai dizer que você não ficou curioso para experimentar?
Beefdrinker teriyaki beef jerky
Carne líquida na garrafa!
Parece piada, mas é real. Esse refrigerante de carne seca é produzido pela Real Soda, com sede na Califórnia.
A ironia é que o sabor da bebida com foco em carnívoros inveterados é descrito como semelhante ao de um molho… de soja.
Refrigerante de ketchup do vovô Joe
Conhece alguém que coloca ketchup em tudo?
Esse refrigerante foi pensado especialmente para essas pessoas.
É uma criação maluca da loja de doces do Vovô Joe, lá dos EUA, que parece harmonizar super bem com cachorro-quentes e hambúrgueres.
Refrigerante Sabor Mostarda
Se existe refrigerante de ketchup, porque não de mostarda, não é mesmo?
O sabor vem descrito como efervescente e complexo, com notas picantes, azedas e doces.
Dizem que o sabor é tão estranhamente preciso que vale o alerta para não acabar mergulhando o cachorro-quente nele.
Disponível no Walmart americano.
Leia também: Cerveja Puro Malte & Cerveja Duplo Malte: qualidade superior ou mera propaganda?
Refrigerante de aipo Cel. Ray Dr. Brown
O refrigerante de salsão foi vendido pela primeira vez em 1869 e apesar de incomum até hoje é muito popular nas delicatessens de Nova York!
As pessoas o descrevem como doce, azedo, com notas de ervas e bastante efervescente, perfeito para acompanhar um sanduíche de pastrami.
Bebida de aipo carbonatada sem álcool: quem poderia imaginar?
Lester’s Fixins: campeões dos sabores esquisitos
E para finalizar essa lista de sabores exóticos, a marca campeã de todos os sabores bizarros fica por conta da Lester´s Fixins, do Colorado. Eles também se inspiraram em comidas para criar sabores e garantem: os refrigerantes têm exatamente o gosto do que prometem no rótulo.
Que tal um refresco gelado, com gás, sabor bacon ou buffalo wings? Talvez você prefira um sabor mais doce, como torta de abóbora ou geleia e manteiga de amendoim?
Deu pra ver que, perto dos Estados Unidos e do Japão, nós brasileiros somos bem tímidos quando o assunto é ousar nos sabores de refrigerantes, não é verdade?
E então, já conhecia algum desses refrigerantes?
Ficou com vontade de provar algum deles? Ou quem sabe essa lista não te trouxe alguma inspiração criativa para desenvolver a sua própria linha de refrigerantes?
E por que não?
>>> Descubra mais sobre o mundo das bebidas não alcoólicas e venha empreender nesse setor. Conheça o Curso de Produção de Bebidas Não Alcoólicas da ESCM.