Todas as ações de marketing estão baseadas em quatro variáveis, produto, preço, praça e promoção, por meio das quais o administrador pode agregar valor para o cliente e aumentar a percepção de benefícios e redução de custos. Estes quatro elementos são chamados de composto de marketing ou, simplesmente, 4 Ps. Mas será que somente eles são suficientes para que uma empresa obtenha os resultados desejados em vendas e consciência de marca? Particularmente, acredito que outros ingredientes contribuem para a força de vendas de uma marca e o sucesso de um empreendimento. Quais são eles? Vamos lá!
Empreender um negócio não é lá a coisa mais romântica e doce do mundo, afinal, isso exige responsabilidade, capacidade e uma boa dose de coragem – ainda mais em um país burocrático e de alto custo empresarial como o nosso. Quando você decide ter um negócio próprio, você precisa estar disposto a não ter horário, nem garantias ao final do mês e ainda ser responsável pelo faturamento da sua empresa e pelas funções e salários de muitas outras pessoas. Você vai precisar ter energia para enfrentar mais do que concorrentes, e muita burocracia, falta de mão-de-obra especializada e um monte de outras dificuldades.
Junte-se ao empreendedorismo, coragem e energia outros ingredientes vitais: liderança, foco, fé e até mesmo sorte. A liderança se torna essencial para fazer as coisas acontecerem, sejam processos ou pessoas. O foco é fundamental para que você e sua empresa não percam de vista os objetivos e nem se desviem deles ao menor sinal dos inevitáveis problemas e dificuldades que surgirão no caminho. Da mesma forma, você também precisa acreditar no seu empreendimento, porque se você não o fizer, ninguém o fará por você. Por fim, você precisará de sorte. A sorte de fazer o que você gosta e ter a oportunidade de fazê-la.
Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso