Blog

Não basta a uma cerveja ser boa, ela tem que parecer boa

Sempre acreditei que no fundo de cada garrafa de cerveja vive uma boa história merecedora de ser contada. Isso porque meu conhecimento sobre a cerveja começou de forma muito mais prática do que técnica. Primeiro durante a minha graduação no curso de Publicidade e Propaganda, quando a cerveja fazia borbulhar as ideias de anúncios e campanhas. Na sequência aprendi a pilotar aviões por hobby e descobri, entre um voo e outro, que tempestade no ar significa piloto no bar. Mais tarde as cervejas animaram as boas tardes e noites de trabalho na pós-graduação em Gestão de Marketing e rendeu boas discussões no mesmo mestrado em Comunicação e Desenvolvimento.

Quando aceitei o desafio de manter um blog colaborativo na Escola Superior de Cerveja e Malte, meu conhecimento sobre cerveja passou a ter caráter técnico. Encontrei na união entre marketing e cerveja uma forma de dar vazão (desculpe o trocadilho) às ideias, já que uma cerveja reúne todos os elementos necessários para se fazer marketing. Assim como um mestre cervejeiro manuseia quatro ingredientes (água, malte de cevada, lúpulo e leveduras), os especialistas em marketing manuseiam quatro elementos propostos por Jerome McCarthy, denominados de 4 Ps (produto, preço, praça e promoção), para executar as suas ações de marketing e fermentar as vendas de seus produtos.

Em uma rápida adaptação para essa analogia, a cerveja e suas características formam o produto; os custos, preço final e formas de pagamento formam o preço; os canais de distribuição representam a praça e todas as ações de comunicar a existência da cerveja aos consumidores compõem a promoção. Tudo com o objetivo de tornar a venda praticamente supérflua, como bem escreveu Peter Drucker, uma vez que se compreende tão bem o cliente que o produto se adapta às suas necessidades e vende por si só. Em síntese, a eficiência do marketing e a venda de uma cerveja dependem de uma série de cuidados e atributos em que não basta apenas ser bom, é preciso parecer bom.

 

Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.