Cerveja é tudo igual dizem por aí. Será mesmo? Se você prestar atenção, não é não. Há cervejas de várias cores, estilos, aromas, paladares, sabores. No meio de tanta opção, como se diferenciar para o consumidor?
O caminho básico é a diferenciação qualitativa ou em preço. Estratégias básicas dos negócios. Farei o melhor produto, com características únicas, que encantará o consumidor. O problema é fazer o potencial cliente experimentar. Vamos para a guerra do marketing. O outro caminho, menos explorado, é inovar.
A busca por um diferencial competitivo em um mercado em constante mutação tem levado cada vez mais as empresas à inovação. Apesar de ser uma palavra curta, cujo significado remete à mudança e à introdução ou criação de algo novo, seu significado vai muito além e pode representar o sucesso. Por isso, a melhor definição de inovação encontra-se na exploração com sucesso de novas ideias.
Inovar em que em uma cervejaria? A maioria das empresas pensa em produto ou em processo. Mas alguém está pensando em mercado, canal de distribuição, embalagem, público alvo? Até pouco tempo atrás muitas mulheres não apreciavam cervejas. Se este é um mercado em expansão, por que não nos aproveitarmos disso?
Inovar não é apenas ter uma boa ideia, é tornar esta ideia viável financeiramente. Enquanto a criatividade consiste na geração das ideias, inovação reside na sua execução e transformação em um produto ou serviço disponibilizado ao mercado. Inovar é, portanto, colocar em prática uma ideia e obter retorno com a sua realização. A inovação só pode receber esse nome se for colocada em prática.
Pense na enormidade de áreas que podemos inovar na cerveja. Mas não fique só no pensamento. Mãos à obra!