Blog

Como fazer cerveja

Como fazer cerveja

Como fazer cerveja: Você pode fazer em casa

A cerveja é uma bebida milenar, sendo encontrados registros de sua existência em artefatos que datam desde o antigo Egito, onde era usada como forma de pagamento aos trabalhadores das pirâmides.

Acredita-se que sua origem coincida cronologicamente com as primeiras iniciativas da vida sedentária do homem, momento onde nossos ancestrais começaram a viver do seu trabalho no campo.

Como fazer cerveja: Como era no princípio

Em algum momento estes humanos primitivos, por acidente, descobriram que os cereais que estavam guardados em jarras de barro e ficavam ensopados devido as chuvas, poderiam virar um líquido nutritivo, delicioso e inebriante.

Como fazer cerveja: O processo evoluiu

Apesar de nossos antepassados terem descoberto a cerveja por acaso, hoje já não mais acontece desta maneira.

Por muitos e muitos anos o ser humano vem aprendendo a lidar com a produção desta bebida que se tornou tão popular, ao ponto de estar nas mais diversas culturas, desde abadias e mosteiros católicos até os bares nas mais badaladas metrópoles.

Dominamos as ciências e as artes da produção da cerveja e a boa notícia é que agora você também pode fazer parte da comunidade de cervejeiros artesanais!

Como fazer cerveja: O que é necessário?

Para produzir sua cerveja em casa não são necessários muitos equipamentos, sendo que o processo é muito semelhante a cozinhar, bastando possuir panelas, peneiras, colheres e baldes.

Porém, com o passar do tempo, o cervejeiro provavelmente irá desejar possuir um equipamento mais avançado, que permita a realização de maiores volumes de líquido ou controlar melhor seus processos.

como fazer cerveja em casa - alunos fazendo cerveja

Como fazer cerveja: Matérias primas

As matérias primas empregadas neste processo são, principalmente, a água, os maltes de cereais, a flor de lúpulo e a levedura.

A água é o elemento mais abundante na cerveja, constituindo aproximadamente 95% de todo o produto, sendo importante utilizá-la de fontes confiáveis, desprovida de contaminantes.

O malte é um cereal que foi parcialmente germinado e será o responsável por prover cor, sabor e os açúcares, muito importantes para as leveduras.

O lúpulo é o responsável por diversas características da cerveja, entre elas os aromas florais, herbáceos e até mesmo de frutas cítricas, além do característico amargor da cerveja.

São utilizados apenas os cones femininos da flor do lúpulo.

Por último e não menos importante, utiliza-se a levedura.

O levedo é um ser microscópico que consumirá os açúcares do malte, os convertendo em gás carbônico, álcool e outros compostos de sabor e aroma, que darão muitas das características clássicas da cerveja.

como fazer cerveja - adicionando lupulo na cerveja feita em casa

Fazer cerveja em casa é uma paixão

Ao longo de todos os passos da produção da cerveja o cervejeiro terá muitos desafios, obterá muitas informações e conhecerá muitas pessoas, que compartilham da paixão pela cerveja artesanal.

Fazer sua própria cerveja pode proporcionar vários momentos agradáveis, com muita satisfação, afinal, melhor que beber uma boa cerveja comercial é beber uma boa cerveja que você pode chamar de sua!

Um brinde a todos e boas cervejas!

Se você quer aprender como fazer cerveja em casa, clique aqui e conheça nosso curso: Cervejeiro Artesanal – Home Brewer.

curso home brewer - comom fazer cerveja em casa

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.