Blog

Como escolher a sua cerveja

Mercado de Cerveja
Mercado de Cerveja

Há poucos anos, quando íamos aos mercado, encontrávamos poucas opções de cerveja. E todas elas muito parecidas. Tomávamos uma cerveja clara ou uma cerveja escura. Para quem gostava de doce, tínhamos a malzbier. Você podia misturar a cerveja clara a e escura e criar uma cerveja “carioca”. Isso era inovação!

Naquele tempo, nós bebíamos a cerveja tipo pilsen. E achávamos que era pilsner. Mas o tempo passou, a gente cresceu e… o mercado mudou.

Vieram as primeiras artesanais do renascimento brasileiro. Dado Bier à frente, Colorado e Baden Baden em seguida, Eisenbahn capitaneando a terra da cerveja. A revolução começou.

Paralelo a isso, cada vez mais pessoas descobriram que era possível, e divertido, fazer cerveja em casa. O movimento dos homebrewers, que havia uns anos antes sacudido os EUA, chegava ao Brasil.

As grandes cervejarias, que quase tinham monopólio do mercado, perceberam o movimento e começaram a importar algumas de suas marcas de outros países. É a terceira força propulsora. Finalmente temos opções!

E agora, como escolheremos entre tantas? Um bom início é entendendo melhor as cervejas. Do que são feitas, quais são os processos de produção, quais são as possíveis famílias, o que são os estilos e quais são as principais Escolas.

Escolher uma boa cerveja entre tantas e entender o que se está experimentando é um prazer inenarrável.  Pensando nisso a Escola Superior de Cerveja e Malte criou um workshop básico de degustação. Nele explicamos a você o necessário para mudar a forma que você olha para uma cerveja. São 2 horas de workshop e uma nova visão, mais cremosa, borbulhante e deliciosa!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.