O Brasil é um dos países que mais formam sommeliers de cerveja no mundo, sabia disso?
Esse fenômeno pode ser explicado em parte pela nossa paixão pela bebida, mas, sobretudo, pela importância que o profissional vem ganhando no mercado cervejeiro.
Mas o que faz um sommelier de cerveja? O que ele precisa saber para trabalhar na área? Quais as suas funções e competências?
Ainda são muitas as dúvidas que permeiam essa misteriosa e desejada profissão e por aqui nós trataremos de sanar todas elas, uma a uma.
Hoje, você descobre 8 campos de atuação de um Sommelier de Cervejas.
Continue conosco e confira agora mesmo quais são as atividades típicas de um profissional Sommelier de Cervejas:
1- Montar carta de cervejas para bares e restaurantes
Parece uma tarefa fácil e ela até é nos casos em que os estabelecimentos não disponibilizam mais que duas ou três variedades de cerveja (o que fatalmente não condiz as exigências do consumidor atual).
Montar uma carta de cerveja praticável pelo proprietário e atrativa ao consumidor exige um conhecimento de rótulos, de estilos e muitas horas/copo, como costumamos dizer.
Ademais, é preciso muito estudo para entender o que cada estilo pode proporcionar para tornar a oferta variada e assertiva.
Com base em todo esse arsenal de informações, o Sommelier vai, então, entender o público do estabelecimento, criar uma persona, para depois montar uma carta com cervejas que atendam às expectativas de um público específico.
Fácil não é, concorda?
2- Sugerir cervejas para harmonizações
Mais uma tarefa que parece fácil, mas é bem complexa.
Embasamento teórico aliado à muita prática são necessários para que você possa unir comida e cerveja.
Mais uma vez, o conhecimento dos estilos e degustação de muitos rótulos são essenciais para o sucesso da harmonização, além, é claro, do entendimento das características do prato sugerido e como elas irão interagir de forma positiva com a cerveja.
3- Garantir o correto armazenamento da cerveja
Cervejas são sensíveis a variações de temperatura, luz, calor em excesso ou muita movimentação no transporte.
Cabe ao sommelier verificar e orientar os estabelecimentos sobre as condições de armazenamento dos produtos.
4- Verificar a qualidade das cervejas
Cervejas podem ter problemas gerados durante os processos de produção, envase, armazenamento e transporte.
O sommelier passa por treinamento sensorial específico para ser capaz de analisar e detectar esses problemas.
5- Treinar equipes para atendimento e vendas
O serviço é a parte central e fundamental desta profissão.
É papel do sommelier garantir a melhor experiência do cliente com a bebida. Para tanto, o Sommelier deve explicar as cervejas da carta ao consumidor de forma fácil e direta, detalhando concisamente o que cada estilo pode oferecer.
Ainda nessa linha, cabe ao profissional treinar a equipe para que eles possam indicar o produto com propriedade e fazer o serviço corretamente, seja de chopp ou de cerveja.
6- Organizar eventos
Eventos de degustação e harmonização são grandes oportunidades para as marcas atraírem novos consumidores e fidelizar os antigos.
E na coordenação desses eventos estão justamente os Sommeliers, os responsáveis pela escolha dos rótulos e pela apresentação das suas características sensoriais ao público.
7- Orientar as cervejarias na construção de rótulos
Sabe aquelas informações que vem nos rótulos das cervejas, como aroma, sabor e dicas de harmonização?
É de extrema importância que elas passem pela revisão ou mesmo sejam escritas por um profissional, já que elas pensam decisivamente na hora da escolha da cerveja pelo cliente.
O sommelier de cervejas é o profissional ideal para definir os atributos sensoriais da cerveja.
8- Realizar liberação de lotes de cervejas
Toda cervejaria possui – ou deveria possuir – um profissional dedicado à análise sensorial do produto que está destinando ao mercado.
É ele que certifica que os sabores, aromas e características encontrados no produto correspondem ao esperado para o estilo, garantindo, assim, a qualidade do produto.
E, adivinhem? O sommelier de cervejas é o profissional indicado para auxiliar as operações cervejeiras nessa importante missão.
Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre as atribuições de um Sommelier de cerveja?
Bastante coisa, não é mesmo?
Mas isso não é tudo!
Há ainda muitas outras possibilidades, outros campos de atuação de um Sommelier de Cervejas que possui formação sólida, atua com profissionalismo e tem espírito inovador.
Se você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre a profissão, deixe aqui nos comentários. A sua dúvida pode ser a pauta do nosso próximo post!
Prosit!
> Quer saber qual a a diferença entre um Sommelier de Cervejas e um Master em Estilos? Você descobre neste texto aqui!
>> E para quem quiser aprender essa nova profissão, você descobre tudo sobre o curso de Sommelier de Cervejas da ESCM, clicando aqui.