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A alma da cerveja revelada pela propaganda

A propaganda pode não ser a alma do negócio, mas que ela se revela uma arma indispensável para comunicar a existência do seu produto para o consumidor não resta dúvida. Quando utilizada pelas cervejarias, a propaganda costuma se diferenciar pela criatividade e tem sido capaz de reforçar marcas e criar personagens que entraram para a história da cerveja e da propaganda brasileira. Quem não se lembra, por exemplo, do baixinho da Kaiser, do dilema vivido pelo cantor Zeca Pagodinho ao servir de garoto propaganda de outras duas marcas ou de slogans como a número 1, experimenta ou desce redondo? Esta é a função da propaganda, persuadir o consumidor a experimentar e comprar o seu produto.

A Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap) mostra a importância da propaganda em um comercial que utiliza a cerveja como produto principal. Impossível não concordar com a diferenciação promovida pela propaganda quando se vê um comercial como este da Carlton Draught, ou este da Greene King IPA ou à sinceridade da Cracked. Vale a pena se divertir também com esta seleção de comerciais aqui e verificar que a criatividade usada por diversos anunciantes. E dá para ser criativo mesmo quando se quer conscientizar as pessoas dos problemas do consumo excessivo de álcool, como fizeram o Bar Aurora & Boteco Ferraz.

A criatividadeda propaganda de cerveja no Brasil precisa também obedecer à legislação brasileira que impõe restrições aos comerciais de bebidas alcoólicas, que somente são assim consideradas quando possuem teor alcoólico acima de 13 graus. Há uma movimentação no Congresso Nacional, organizações não-governamentais e especialistas para restringir ainda mais a propaganda de bebidas alcoólicas e cigarros nos meios de comunicação (Lei 9.294/96) e que pretende incluir a cerveja nas normas a fim de impedir que seu consumo seja associado à saúde, bem-estar ou práticas esportivas. Particularmente sou contra e entendo que cada um deve cuidar de sua saúde e evitar o consumo excessivo.

 

Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso

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