Como fazer cerveja: Você pode fazer em casa
A cerveja é uma bebida milenar, sendo encontrados registros de sua existência em artefatos que datam desde o antigo Egito, onde era usada como forma de pagamento aos trabalhadores das pirâmides.
Acredita-se que sua origem coincida cronologicamente com as primeiras iniciativas da vida sedentária do homem, momento onde nossos ancestrais começaram a viver do seu trabalho no campo.
Como fazer cerveja: Como era no princípio
Em algum momento estes humanos primitivos, por acidente, descobriram que os cereais que estavam guardados em jarras de barro e ficavam ensopados devido as chuvas, poderiam virar um líquido nutritivo, delicioso e inebriante.
Como fazer cerveja: O processo evoluiu
Apesar de nossos antepassados terem descoberto a cerveja por acaso, hoje já não mais acontece desta maneira.
Por muitos e muitos anos o ser humano vem aprendendo a lidar com a produção desta bebida que se tornou tão popular, ao ponto de estar nas mais diversas culturas, desde abadias e mosteiros católicos até os bares nas mais badaladas metrópoles.
Dominamos as ciências e as artes da produção da cerveja e a boa notícia é que agora você também pode fazer parte da comunidade de cervejeiros artesanais!
Como fazer cerveja: O que é necessário?
Para produzir sua cerveja em casa não são necessários muitos equipamentos, sendo que o processo é muito semelhante a cozinhar, bastando possuir panelas, peneiras, colheres e baldes.
Porém, com o passar do tempo, o cervejeiro provavelmente irá desejar possuir um equipamento mais avançado, que permita a realização de maiores volumes de líquido ou controlar melhor seus processos.
Como fazer cerveja: Matérias primas
As matérias primas empregadas neste processo são, principalmente, a água, os maltes de cereais, a flor de lúpulo e a levedura.
A água é o elemento mais abundante na cerveja, constituindo aproximadamente 95% de todo o produto, sendo importante utilizá-la de fontes confiáveis, desprovida de contaminantes.
O malte é um cereal que foi parcialmente germinado e será o responsável por prover cor, sabor e os açúcares, muito importantes para as leveduras.
O lúpulo é o responsável por diversas características da cerveja, entre elas os aromas florais, herbáceos e até mesmo de frutas cítricas, além do característico amargor da cerveja.
São utilizados apenas os cones femininos da flor do lúpulo.
Por último e não menos importante, utiliza-se a levedura.
O levedo é um ser microscópico que consumirá os açúcares do malte, os convertendo em gás carbônico, álcool e outros compostos de sabor e aroma, que darão muitas das características clássicas da cerveja.
Fazer cerveja em casa é uma paixão
Ao longo de todos os passos da produção da cerveja o cervejeiro terá muitos desafios, obterá muitas informações e conhecerá muitas pessoas, que compartilham da paixão pela cerveja artesanal.
Fazer sua própria cerveja pode proporcionar vários momentos agradáveis, com muita satisfação, afinal, melhor que beber uma boa cerveja comercial é beber uma boa cerveja que você pode chamar de sua!
Um brinde a todos e boas cervejas!
Se você quer aprender como fazer cerveja em casa, clique aqui e conheça nosso curso: Cervejeiro Caseiro.