Quanto você está disposto a pagar por uma cerveja? Talvez entre R$ 1,80 e R$ 3,00 por uma cerveja popular do tipo pilsen ou na faixa de R$ 8,00 a R$ 20,00 por uma cerveja artesanal de um estilo diferenciado. Mas quanto você pagaria por uma cerveja produzida a partir da água de um iceberg em um único lote de 30 unidades e vendida por leilão? Pois os compradores dessa exclusividade australiana chamada Nail Brewing Antarctic Nail Ale despenderam R$ 4.241,00 para aquisição de cada unidade. Apesar de fazer parte de uma edição especial, cuja renda foi totalmente convertida para uma organização de preservação das baleias na Antártida, este caso demonstra a função dos preços como ação de marketing.
Mas se você pensa que este é apenas um ponto fora da curva de preços tradicionais aplicados no mercado, está enganado. Existe uma série de cervejas especiais cujos valores superam as centenas de reais para poder bebê-las e relacionei a seguir outras cinco cervejas consideradas mais caras em todo o mundo, com suas características e preços (em libras, dólares ou reais). Vejamos:
Para começar, precisamos lembrar que o preço é o único elemento do mix de marketing capaz de produzir receita. Todos os outros (produto, praça e promoção) geram apenas custos para o fabricante. Como nos ensinam Kotler e Keller (2006), o preço também é um dos elementos mais flexíveis que pode ser alterado com rapidez para reagir aos anseios do mercado consumidor. É por isso que a principal função dos preços em um produto reside em informar aos consumidores o pacote de benefícios pretendido pela empresa com sua marca e seu produto. Portanto, a definição de preços de uma cerveja e de qualquer produto deve levar em consideração o comportamento do consumidor.
Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso