Você conseguiria encher um copo de cerveja em um ambiente totalmente escuro e ainda assim acertar a medida para matar a sua sede? Difícil, não é mesmo? Pois é exatamente isso o que acontece quando você desenvolve ações de marketing sem utilizar a pesquisa. A inexistência de informações confiáveis sobre o mercado dificulta a definição de público-alvo e a elaboração de estratégias sob medida para o segmento e, como resultado, você continuará com sede de lucros ou mesmo transbordando os limites de suas capacidades financeiras e operacionais. Por isso, um eficiente sistema de informações de marketing se torna fundamental.
Por sistema de informações de marketing entende-se a manutenção de pesquisas e dados abrangentes e atualizados sobre o mercado de atuação e tendências. É claro que isto implica em custos, mas ainda assim menores do que atirar no escuro. Uma boa maneira de começar está em estudar constantemente o mercado e coletar informações disponíveis existentes em várias formas. Por exemplo: recentemente o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgou o resultado de uma pesquisa independente sobre as bebidas preferidas pelos consumidores brasileiros.
A cerveja foi citada como bebida preferida por dois entre cada três brasileiros para comemorar os bons momentos (64%), seguida de refrigerante (13%), espumante (12%) e vinho (5%). Os baianos foram os que mais mencionaram a cerveja (81%) e na sequência aparecem Rio de Janeiro (77%), Minas Gerais (74%) e São Paulo (63%). Entre as classes sociais o principal segmento são A/B (67%), a classe C (64%) e D/E (61%), unindo homens (67%) e mulheres (62%) na preferência pela cerveja. Isto pode nos sugerir algumas ideias de ações de mercado e deixa mais claro o alvo das cervejarias. Por isso utilizamos a pesquisa em marketing: evitamos desperdícios e acertamos sob medida no alvo. O tiro é líquido e certo!
Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso