Não, você não leu errado. A melhor cerveja do mundo é produzida na América Central. Ao menos é isso que você escutará se tiver a oportunidade de colocar seus pés em solo guatemalteco.
O país que na antiguidade foi berço de uma das civilizações mais dinâmicas do mundo, se orgulha tanto de ter uma cerveja para chamar de sua, que a Gallo acabou se tornando um símbolo nacional tanto quanto os Maias.
Ainda que o slogan “la mejor cerveza” não corresponda a uma verdade universal, principalmente para os fãs de cerveja artesanal, vale a pena descobrir um pouco mais da história e entender por que essa cerveja é tão amada na Guatemala.
A trajetória da Gallo
A história da cerveja Gallo remonta ao final do século XIX quando em 1881 os irmãos Castillo iniciaram a produção de cerveja na Cidade da Guatemala.
Foram anos mais tarde, em 1896, que eles introduziram uma cerveja com a imagem de um galo no rótulo, mas ainda sem um nome definido.
Os consumidores passaram então a chamar a cerveja de “gallo”, tornando-se a primeira versão do que seria a cerveja mais amada e consumida na Guatemala.
Durante mais de cem anos ela reinou absoluta nos corações do povo chapín, até que em 2003 a gigante Anheuser-Busch InBev resolveu se meter nesse romance.
Foi aí que a Guatemala descobriu a Brahva, a prima da nossa Brahma, que hoje disputa gole a gole com a Gallo o mercado consumidor de cervejas na Guatemala.
Quase duas décadas depois, apesar de todos os esforços da maior produtora de cervejas do mundo e de alguns flertes leves, tudo indica que os guatemaltecos seguem fiéis à cerveja batizada por seus antepassados, a cerveja “100% Guate”.
A forte publicidade da empresa familiar focada no lema “tradição e orgulho da Guatemala” aparentemente tem dado certo. Hoje, mais que um símbolo de identidade guatemalteca, a Gallo se tornou um ícone de resistência por excelência e motivo de orgulho ainda maior para a população do seu país. Para os cidadãos da Guatemala não há, e suspeitamos que nem nunca haverá, cerveja melhor no mundo. E eles irão tentar te convencer disso.
Os prêmios da Gallo
Para quem está se perguntando se a Gallo já ganhou algum prêmio, aí vai a resposta oficial.
Segundo o portal da Cerveceria Centro Americana, “para orgulho dos guatemaltecos, a cerveja Gallo conquistou até agora mais de 30 medalhas de qualidade, 1 grande medalha de ouro, 6 troféus de alta qualidade e 1 prêmio de prestígio, este último por ter obtido a medalha de ouro Monde Selection por 10 anos consecutivos, o que faz da Cerveja Gallo a única cerveja da América Latina e a terceira do mundo a conquistar esse reconhecimento”.
E aí, convenceu?
Características da Gallo, a cerveja Guatemalteca
A cerveja mais famosa da Guatemala está em todos os lugares do país e é imediatamente reconhecível graças à lata branca e prata estampada com um galo preto.
Com 5% de álcool, a Gallo é uma cerveja da família Lager. Leve e suave, bem ao estilo americano, ela agrada aos consumidores regulares de cerveja, mas não desperta nenhum grande sentimento aos grandes apreciadores de cervejas artesanais.
De toda forma, se um dia você quiser dar um check na sua lista de cervejas do mundo para beber uma vez na vida, a sugestão da fabricante é acompanhar a Gallo com carnes rojas a la parrilla acompañada de salsas picantes.
Traduzindo, leva a Gallo para o seu churrasco na Guatemala!
E se a Gallo virar Michelada?
Se a Gallo for entornada dentro de um copo de Michelada, aí a “melhor cerveja do mundo” atinge seu máximo potencial, garantem os guatemaltecos, que domesticaram a bebida mexicana como ninguém.
A mistura de cerveja, suco de tomate, suco de limão, molho inglês, sal e pimenta certamente não foi feita para os cervejeiros mais puritanos, mas o drink acaba cumprindo bem seu papel de refrescar e divertir.
Quer aprender como preparar uma Michelada? Fique de olho nos nossos próximos posts!
Quer aprender mais sobre o mundo fascinante da Cerveja? Venha estudar conosco! Acesse a nossa página de cursos clicando aqui!