Está com uma viagem marcada para Santa Catarina e está se perguntando se vale a pena dar uma passadinha em Blumenau?
Você não vai querer perder a oportunidade de conhecer a maior cidade alemã do Brasil e a capital brasileira da cerveja, vai?
A cidade é conhecida por sediar a segunda maior Oktoberfest do mundo, mas vamos te contar um segredo: sua vinda não precisa coincidir com os dias de festa para você aproveitar o que a cidade tem de melhor.
Há muito o que fazer em Blumenau todos os dias do ano!
A maioria dos nossos alunos vêm de fora do nosso estado e nós somos assim, uma espécie de concierge da nossa cidade, sabe?
Foi aí que pensamos: por que não dividir essas dicas que compartilhamos com os alunos da ESCM a todos aqueles que querem conhecer essa cidade absolutamente apaixonante que é Blumenau?
Então aqui está!
Na lista abaixo, reunimos 5 lugares e dezenas de atrações para você visitar em Blumenau durante o ano todo.
Willkommen!
1- Parque Vila Germânica
Passeio imperdível e obrigatório para quem vem a Blumenau!
O Parque é um grande complexo construído em arquitetura germânica que abriga diversos restaurantes, lojas de souvenirs e empórios com produtos regionais e artesanato típico.
Quer provar comida típica alemã? Vá até a Vila.
Quer fazer fotos lindas e instagramáveis de Blumenau? Vá até a Vila.
Quer comprar um caneco de chope ou alguma lembrancinha da cidade? Vá até a Vila!
Quer provar chope e cerveja artesanal da melhor qualidade? Já sabe, né? Vá até a Vila!
É lá que você encontra o Bier Vila, eleito entre os 10 melhores bares de cerveja do Brasil e, claro, só por isso a Vila Germânica já merecia a nossa indicação.
Além disso, o Parque sedia os grandes eventos da cidade e está aberto ao público o ano inteiro.
2- Museu da Cerveja
No momento em que escrevemos esse artigo, infelizmente o museu encontra-se momentaneamente fechado para reformas.
Entretanto, fizemos questão de colocá-lo nessa lista porque a atração faz parte da identidade da cidade que é capital brasileira da cerveja! Além do mais, a previsão é de que o Museu reabra ainda em 2021!
O Museu da Cerveja foi inaugurado em 1996 e mostra a evolução do cenário cervejeiro em Santa Catarina, explicando como o processo de preparação da cerveja mudou no decorrer dos anos.
No final de 2020 o museu passou oficialmente para as mãos da iniciativa privada que promete uma grande revitalização desse importante espaço para a cidade.
Além da renovação do acervo e a exploração de recursos audiovisuais, a novidade maior ficará por conta da construção de um deck de cerca de 300 metros quadrados, com espaço para mesas e ombrelones em torno de um chafariz de cerveja!
Demais, não é mesmo?
Torcemos para que ele já esteja reaberto quando você visitar Blumenau!
Enquanto isso não acontece, pode ficar tranquilo: não faltarão opções para tomar um choppinho gelado por aqui! Blumenau faz parte do Circuito do Vale da Cerveja (@valedacervejaoficial) e tem muitas cervejarias, brewpubs e bares cervejeiros espalhados pela cidade (hum, essa dica merece um post só pra ela, não acha? Então, fique de olho aqui no blog!).
>> Além do Museu da Cerveja, a cidade conta ainda com muitos outros museus que valem a pena uma visita!
Aqui está a nossa seleção:
3- Centro Histórico
Depois de visitar o Museu da Cerveja, a pedida é caminhar pela rua mais famosa da cidade, a rua XV de novembro.
Curiosamente, o seu primeiro nome era Wurststrasse, a “rua da linguiça” e você ainda encontra esse nome das placas de sinalização!
Hoje é difícil encontrar a iguaria sendo vendida na rua XV, mas é ali que o comércio da cidade floresce.
Além das vitrines, das flores e dos prédios em arquitetura enxaimel, preste atenção nos desenhos que aparecem no meio da rua. Os tijolinhos cinzas e vermelhos retratam no chão a fachada ou a “sombra” de alguns dos prédios tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.
Caminhando mais um pouco, repare ainda nos mais importantes ícones da cidade: a torre dos sinos erguida sobre a escadaria da Catedral da Cidade e o Castelinho da Moellman, inspirado no edifício da prefeitura de Michelstadt, a mais antiga da Alemanha.
Seguindo o fluxo dos carros, você passará ainda pelo Teatro Carlos Gomes, um local cheio de lendas, mistérios e folclores.
Sente-se em um dos bancos da praça florida que há na frente do teatro e ouça o som da música que brota do jardim. Depois repare na fachada do edifício, que data de 1939. A lenda urbana mais viva na cidade conta que o teatro teria sido construído por ordem de Adolf Hitler, que tinha a intenção de usar o local para se abrigar durante a guerra.
Outra história que se repete de geração em geração de blumenauenses é a de que o desenho do prédio construído em 1939 teria sido inspirado no quepe do ditador.
Se há alguma verdade em tudo isso?
Entre na brincadeira! Fotografe o teatro, pergunte sobre a história a algum local e tire as suas próprias conclusões.
Com as baterias recarregadas, continue a caminhada até o final da rua XV. Você chega então ao prédio da Prefeitura da cidade, inspirado nas edificações do período colonial, no relógio das flores e na locomotiva macuca, a primeira locomotiva de Blumenau, importada da Alemanha em 1908.
Dali é possível avistar, ainda, a Avenida Beira Rio, que margeia o Rio Itajaí-Açu e a ponte de ferro, construída com material importado da Alemanha e que até meados de 1970 servia de passagem para o trem.
A dica é caminhar até o meio da ponte de onde se tem uma vista panorâmica dos principais prédios da cidade e de onde rendem boas fotos.
Ah, para quem visita Blumenau num domingo, tirou a sorte grande: nesse dia, a XV fica interditada para os carros e vira uma enorme rua de lazer.
4- Vila Itoupava
O bairro mais alemão do Brasil definitivamente merece uma visita sua!
Ele fica a 25km do centro da cidade, numa área rural onde 90% da população ainda fala a língua alemã.
As paisagens bucólicas que remetem a tranquilidade da vida no interior ganham vida com as casas construídas na técnica enxaimel e o aroma da comida típica que saem das suas janelas.
Na Vila Itoupava, visite:
- o Centro Turístico da Vila, no imóvel construído em 1898 e que abrigou a cervejaria que teria fabricado pela primeira vez uma cerveja Bock no Brasil;
- A Casa Franz, a segunda casa mais antiga da região da Vila Itoupava construída no sistema de taipa;
- O Empório Hein, e leve algum artesanato, souvenir ou chocolate pra casa;
- A empresa familiar de licores Vila Serrana, fundada em 1945, e prove o primeiro licor de lúpulo do Brasil;
- O Restaurante Abendbrothaus: se a sua visita à Vila se der num domingo, não deixe de provar um típico almoço alemão, com o tradicional Marreco Recheado e seus deliciosos acompanhamentos.
5- Clubes de Caça e Tiro
Quer uma autêntica experiência blumenauense?
Visite um clube de caça e tiro!
Ali você se sentirá em alguma parte do interior da Alemanha, escutará o alemão ancestral falado entre os locais e presenciará torneios de esportes ligados à cultura germânica, como o bolão, o tiro, o vogelstechen (pássaro ao alvo) e o skat, considerado o jogo nacional de cartas da Alemanha.
Se você tiver a sorte de estar em Blumenau no dia em que um clube celebra a “Festa de Rei e da Rainha”, nem pense duas vezes, só vá!
Nesse evento trazido pelos imigrantes alemães, os competidores com a melhor pontuação nos esportes são premiados ao som de música típica e dança folclórica, uma tradição secular presente na cidade desde a época dos nossos colonizadores.
São quarenta clubes de caça e tiro espalhados pela cidade! Então pode comemorar: as chances de você conseguir acompanhar essa legítima festa alemã fora do período de Oktoberfest são grandes!
Confira aqui a programação das festas realizadas pelos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau.
6- Bônus! Faça uma degustação guiada e conheça onde se formam os melhores mestres cervejeiros do Brasil
Quem visita Blumenau não pode deixar a cidade sem conhecer um dos aspectos mais representativos da cultura germânica: a cerveja!
Por isso, nós da ESCM não podíamos ficar de fora dessa lista! Na sua passagem por Blumenau, venha visitar a ESCM, a Escola Superior de Cerveja e Malte!
No workshop de degustação de cerveja da ESCM, o visitante tem a oportunidade de conhecer a estrutura da maior Escola de Cerveja da América Latina e ver onde se formam os melhores mestres cervejeiros do país.
O minicurso aborda temas como a história da cerveja, as matérias-primas da bebida, as suas formas de classificação, as escolas e os principais estilos de cerveja. Ao final, o passeio é finalizado com um grande brinde e a degustação orientada de 4 rótulos de cervejas.
O workshop acontece na sede da ESCM, todos os sábados e tem duração de 1h.
Para agendar uma visita ou consultar disponibilidade, entre em contato através do e-mail [email protected].
>> Confira também os cursos com inscrições abertas na ESCM!
Quem sabe depois dessa visita à capital brasileira da cerveja você não se empolga em fazer a sua própria cerveja artesanal, não é mesmo?
No mais, seja muito bem-vindo a nossa cidade!
Esperamos que você desfrute da hospitalidade blumenauense e aprecie a nossa cultura germânica e cervejeira!
Prosit!