Fazer cerveja, por si só, representa uma arte. Embora o processo de produção não seja tão difícil, o lado artístico consiste em produzir uma cerveja com estilo e qualidade. Saber apreciar a bebida, degustando todos os sabores e aromas que ela oferece, também faz do beber cerveja uma arte. Tão artístico e difícil quanto produzir e beber é a elaboração de rótulos para as cervejas. Afinal, os rótulos devem representar a identidade da marca e demonstrar as características da bebida engarrafada para despertar no consumidor o desejo e identificá-lo na prateleira.
A rotulagem desempenha as funções de identificar a marca e o produto, classificar o produto, descrever as características do produto e ainda pode precisar conter informações obrigatórias exigidas por lei. Um rótulo precisa se tornar um ícone e uma peça publicitária simultaneamente, fazendo com que o consumidor veja o produto e se recorde da marca. É justamente a transformação de todos esses elementos em algo agradável visualmente, memorável, diferenciado e informativo que caracteriza a arte de produzir um rótulo. Para que você tenha uma ideia, observar as produções dos designers Randy Mosher ou Ciro Bicudo.
O rótulo contribui com o branding e a criação de uma marca forte para uma empresa. Uma amostra dessa importância está no material disponibilizado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) sobre branding, design e comunicação. Se você for um cervejeiro caseiro e quiser apenas iniciar na arte de rotulagem das suas produções, você pode experimentar o site Beer Labelizer, que permite a você fornecer as informações básicas da cerveja e ele produz um rótulo. Mas como o assunto é arte, você pode visualizar as artes animadas feitas pelo americano Trevor Carmick com base em rótulos de cervejas já existentes.
Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso