Blog

Um prazer ou um negócio?

Beber cerveja é um prazer, muita gente sabe. Fabricar sua própria cerveja é espetacular, cada dia mais pessoas descobrem. Trabalhar com cerveja é divertido, isso parece um consenso. Principalmente entre os que não trabalham com nossa apreciada bebida…

Cerveja também pode ser um negócio. Um negócio lucrativo. Quem entra no ramo apenas pensando em se divertir fica pelo caminho. Por trás de uma boa cerveja sempre há uma história de planejamento, estudo, perseverança. Não há lugar ao sol para as pessoas que acham que este mercado é uma grande brincadeira de amigos.

Isso quer dizer que quem trabalha com cerveja deve ser emburrado? De forma nenhuma. Dá para se divertir muito, mas não esqueça, o mercado é coisa de profissionais. Torne-se um profissional cervejeiro de grande sucesso.

Tente enxergar o mercado cervejeiro além do líquido. Temos empresas de insumos, equipamentos, comunicação, canais de distribuição, logística e um infinito nesta cadeia. Abra sua cabeça e procure entender o entorno. A cadeia cervejeira é enorme e diversificada. E cheia de oportunidades.

Eu estreio no blog lembrando que, para que um negócio dê certo, você precisa de conhecimento, organização, senso de oportunidade e sorte. Sim, em qualquer negócio o acaso está à espreita. Não conte com a sorte para nada. Mas se ela vier, aproveite.

Nos próximos posts falaremos sobre temas de mercado e gestão. Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas, Inovação, Tecnologia da Informação, Gestão da Carreira, Tributos, Aspectos Legais, Sustentabilidade e muitos outros temas serão abordados. Convidamos você para esta conversa semanal a respeito da profissionalização – dos profissionais e das empresas. Temos muito a ganhar fazendo esta troca de ideias. Um brinde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − três =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.

contato