Blog

Mestre cervejeiro: 7 habilidades indispensáveis para quem quer seguir a carreira

habilidades de mestre cervejeiro

Pensando em se tornar Mestre Cervejeiro? Descubra se essa profissão é para você!

Você passa horas pesquisando receitas de cervejas na internet, não dorme enquanto não entende porquê o mosto não fermentou direito e está sempre testando um lúpulo novo para fazer a sua cerveja caseira?

Além disso, todos os seus amigos dizem que a suas cervejas produzidas em casa são excelentes, que você leva jeito para “a coisa” e que nenhuma cervejaria faz uma IPA como você?

Esses são sinais claros de que você é um apaixonado por cerveja, mas… será que isso é o suficiente para você elevar o nível da conversa e se tornar um verdadeiro mestre cervejeiro profissional? 

Se você já ficou na dúvida se essa profissão é para você, precisa conferir agora mesmo as informações que trouxemos nesse artigo falando sobre as habilidades e características procuradas em um mestre cervejeiro.  

Dominar o conhecimento técnico é obrigatório, mas não é o suficiente! O profissional responsável pelas etapas de produção de uma cerveja precisa reunir uma amplitude de características e talentos.

Saiba agora quais são as habilidades indispensáveis para trabalhar como mestre cervejeiro

Descubra agora mesmo se essa profissão é para você.

Habilidades cruciais para ser um bom mestre cervejeiro

Os mestres cervejeiros usam sua paixão pela cerveja e conhecimento técnico dos processos de fabricação para produzir as melhores cervejas. 

Eles estão envolvidos em todas as etapas do processo de desenvolvimento da bebida, desde a criação da receita até a degustação do produto final.

Mas em meio à produção do mosto, transição do lote para a fermentação, monitoramento dos aspectos da centrifugação, filtragem, maturação e envase, um bom cervejeiro precisa reunir habilidades além das necessárias para transformar malte, lúpulo e água em cerveja.

Um excelente mestre cervejeiro concilia competências técnicas com habilidades comportamentais nem sempre evidentes para quem não conhece o dia-a-dia do profissional.

Abaixo, você descobre 7 habilidades exigidas de um mestre cervejeiro profissional:

#1 Curiosidade

Fazer cerveja é arte, mas antes disso é ciência. E se você já faz cerveja em casa já sabe: essa ciência milenar é bem mais complexa do que se pode imaginar.

Antes de colocar a cerveja no copo, há muitas horas de estudo, pesquisa e investigação científica e o principal combustível para realizar essas atividades é a curiosidade intelectual.

Um bom mestre cervejeiro é um eterno curioso do saber, tem sede por entender os processos e se mantém inquieto até encontrar as respostas aos problemas.

Você é do tipo que não sossega até descobrir o que deu errado no seu último lote de Porter? Há uma boa chance de que a profissão de mestre cervejeiro é para você.

#2 Afinidade com matérias de exatas 

Fazer cerveja é ter um caso de amor com números e reações bioquímicas. 

Portanto, não basta ser curioso e ter habilidade com a pesquisa. Para uma carreira de sucesso, é essencial que o futuro mestre cervejeiro tenha afinidade com matérias como química, biologia e matemática.

Se você já cogitou cursar ou já cursou Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Química, Bioquímica e Biotecnologia, você é um forte candidato a mestre cervejeiro.

Por outro lado, se a intenção é sair da média, é bom saber que os cervejeiros que se destacam realmente no mercado vão mais além. Quem possui aptidão mecânica e elétrica para solucionar problemas simples de falhas de equipamentos ganha muitos pontos na hora da contratação.

Mestres Cervejeiros tem afinidades com Matérias de Exatas

#3 Comunicação e Liderança

Ninguém trabalha sozinho dentro de uma cervejaria, mesmo nas menores. Por isso, fazer cerveja em escala comercial é primordialmente um trabalho de equipe e comandar um staff, acredite, pode ser um desafio maior que produzir uma Imperial IPA sem harsh.

Portanto, para quem quiser se tornar Mestre Cervejeiro, a dica é desenvolver habilidades de liderança e de comunicação já que será seu papel gerenciar os membros da equipe e também de construir relacionamento com os fornecedores.

Além de lidar com os elementos da tabela periódica e amostras de malte, o profissional da área terá que se relacionar com pessoas de dentro e fora da empresa, delegar tarefas para subordinados, treinar novos contratados e administrar as características de cada membro da equipe.

Sim, o mestre cervejeiro desempenha papel de líder dentro da empresa! E como todo líder, é imprescindível possuir habilidades de comunicação eficazes. Seja por telefone, por escrito, walk-talk ou olho-no-olho, a mensagem precisa chegar aos membros da equipe com clareza e precisão.

Já para quem quer se destacar no mercado de trabalho, saber falar em público ou diante da câmera é um grande diferencial super valorizado hoje em dia. 

As cervejarias têm realizado grandes ações de publicidade e marketing, e poder contar com um profissional que realize palestras e apresentações públicas, transmitindo os aspectos científicos da fabricação de cerveja para a comunidade não cervejeira, é um grande trunfo. 

#4 Análise sensorial apurada 

Como responsável pelo controle de qualidade do produto final, uma das principais tarefas do mestre cervejeiro é a de testar, degustar e analisar sensorialmente a cerveja.

Apesar de divertida, essa etapa requer muita sensibilidade, concentração e conhecimento do mestre cervejeiro. A complexa interação entre sabor e aroma deve corresponder com as características buscadas na fase de desenvolvimento da receita. 

Por isso, a etapa de análise sensorial é decisiva. É a partir dela que o profissional determinará as correções no processo ou nos ingredientes para melhorar a qualidade da cerveja. 

Assim, ter os sentidos treinados para saber avaliar objetivamente a cerveja, é uma habilidade imprescindível no currículo de um mestre cervejeiro.

A análise qualitativa da cerveja é uma das atribuições do Mestre Cervejeiro

#5 Criatividade

Você esperava por essa habilidade?

Pois é! Engana-se quem pensa que o cervejeiro fica repetindo os mesmos processos dia após dia.

O mercado consumidor está sempre em busca de novos produtos e por isso a criatividade é uma característica-chave de um mestre cervejeiro. Para inovar, é preciso olhar as coisas com uma perspectiva única e oferecer sugestões alternativas e criativas. 

Nesse contexto, o mestre cervejeiro está sempre pensando na próxima cerveja e realizando projetos de pesquisa visando o desenvolvimento de novas receitas e aprimoramento das já existentes.

#6 Preparo Físico

Horas em pé, panelas gigantes de mostos para operar, tanques de inox imensos para limpar. 

Diferente do imaginário coletivo, o mestre cervejeiro não fica apenas degustando cerveja: há muito esforço físico envolvido em sua atividade diária. 

As responsabilidades inerentes à função de mestre cervejeiro, principalmente no início da carreira, incluem a limpeza de tanques e outros equipamentos usados ​​no processo de fermentação, além da manipulação, seleção e pesagem das matérias-primas estocadas em sacos pesados. 

Você não precisa ser o superman nem a mulher maravilha para ser mestre cervejeiro ou cervejeira, mas ter uma condição física favorável ajudará a desempenhar as tarefas diárias com maior eficiência.

Profissionais de fábrica da cervejaria: preparo físico em dia

#7 Organização

Aí está a exceção à regra que mencionamos no #6. O mestre cervejeiro passa horas no chão da fábrica, mas também tem muito trabalho fora dele, lidando com questões burocráticas.

Como responsável técnico pela cervejaria, o mestre cervejeiro precisa dedicar algumas horas do expediente para fazer o trabalho no escritório, mexendo em papelada.

É responsabilidade do mestre cervejeiro, por exemplo:

  • manter os registros precisos, como arquivamento de licenças e controles de procedimentos operacionais;
  • realizar inventários frequentes e controlar os estoques dos insumos;
  • fazer pedidos de suprimentos;
  • fornecer relatórios de eficiência e produtividade das áreas de produção.

Além disso, cabe ao profissional mestre cervejeiro bem gerir os recursos materiais, produzindo mais com menos, sem perder a qualidade do produto final. 

Nessas horas, possuir habilidades de organização ajuda a lidar melhor com essas tarefas e executá-las com eficiência e propriedade.

E então, a profissão de mestre cervejeiro é para você?

Como vimos, esse profissional precisa reunir certas habilidades que vão além do conhecimento técnico para o sucesso da sua carreira. Para se tornar um mestre cervejeiro diferenciado no mercado, além de paixão por cerveja e pelas ciências exatas, é preciso ser comunicativo, criativo, organizado e curioso.

Somado a isso, o ideal é ter um bom condicionamento físico e se aperfeiçoar continuamente nas técnicas de análise sensorial.

Algumas dessas características são inatas à personalidade e dão pistas de quem é forte candidato à profissão, mas a boa notícia é que a maioria delas pode ser desenvolvida e aprimorada no curso de formação

E se é na formação que você está pensando agora que já sabe quais são as habilidades indispensáveis de um Mestre Cervejeiro, é hora de colocar a mão na massa e correr atrás da sua! 

Quer saber por onde começar?

Confira agora mesmo o post: Mestre Cervejeiro: o que faz, como se tornar um e quais os cursos recomendados para quem sonha com a profissão

Lá você encontrará informações importantíssimas para construir a sua carreira!

Prosit!

> A Escola Superior de Cerveja e Malte transforma você em Mestre Cervejeiro em menos de um ano. O tempo é curto, mas o estudo é intensivo! 

Saiba tudo sobre o Curso Técnico Profissionalizante de Mestre Cervejeiro clicando aqui! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − quatro =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.