Blog

Por que cursar um Master em Estilos

Minúcia. Segundo o dicionário, alguma coisa de pouco ou muito valor; coisa sem significado; ninharia. Pequena parte utilizada para construir um todo. Pormenor. Minudência; coisa muito miúda.

Para quem estuda: minúcia é o detalhe, o pormenor que faz toda a diferença.

No mundo das cervejas…

Um bom curso de sommelier pode te oferecer todas as ferramentas necessárias para que você identifique escolas cervejeiras, conheça a história, tenha uma noção sobre harmonizações e serviço de cervejas. Não para por aí. Além desse conhecimento você adquire um bom vocabulário e noção sobre técnicas de degustação, o que fará você ter a propriedade para descrever uma cerveja, reconhecendo aromas, sabores e, inclusive, on e off-flavors. Caberá ao próprio profissional, a opção de seguir estudando, se aprofundando e adquirindo mais experiência.  Ou não.

Seguindo essa prática, da mesma forma que em um curso de Sommelier, um curso de Master em Estilos seguramente vai te oferecer muitas instruções, indicações teóricas e orientações práticas sobre diversos assuntos de competência cervejeira.

Master em Estilos

Em um curso aprofundado como o Master em Estilos, instrutores mostrarão minúcias, detalhes que poderiam passar de forma despercebida, informações mais elaboradas e embasadas, sobre aspectos específicos de um estilo ou sub-estilo, de alguma técnica ou aspecto histórico. Dissecar informações.

A dinâmica dos cursos pode até ser, de certa forma, semelhante, mas degustar uma cerveja com maestria, seguramente, trará outra carga de cuidados, de responsabilidades e percepções. Escolher o copo certo, identificar a temperatura ideal, saber servir e sorver aromas e sabores de maneira técnica e profissional. Não à toa, em um futuro nada distante, o conhecimento específico poderá levar o aluno a fazer parte de um corpo de juízes de algum dos inúmeros concursos cervejeiros existentes (com alcance nacional e/ou internacional), no qual um dos principais aspectos da avaliação é a devolutiva, o feedback para o cervejeiro, indicando defeitos, sugerindo ajustes de receita ou estilo, otimizações no processo de produção, envase, etc. E vejam bem a responsabilidade! Várias das melhores cervejas do Brasil saíram de receitas caseiras, tiveram sua origem em panelas!

Postura de um Master

Seja apenas degustando, analisando ou avaliando formalmente uma cerveja, a postura de um Master deve ser diferenciada. Pequenas coisas interferem e as tais minúcias citadas no início do texto poderão transformar-se em um “fator X”. Para isso é preciso estar preparado, saber o que você tem em mãos e saber o que pode esperar daquele copo. Saber o que sobra e reconhecer o que falta ali. Tarefa árdua, que exige muita, muita dedicação, estudo, leitura, compreensão, comparação, “horas-copos”, treinamentos sensoriais, debates acalorados…

Esse é o lado bom. Duro, mas muito bom. Tem outro lado, e é melhor ainda, pode acreditar! Talhando seu perfil profissional (com muita ética, sempre), sendo reconhecido como sério/a e dedicado/a, você pode se tornar uma referência (dependendo da sua postura, de como lida com o trabalho). E, novamente, o que significa isso? Significa ainda mais trabalho. Mas você trabalha com o que gosta. Certo? É muita correria? Sim. É muita dedicação? Sim. Com tudo aquilo que você gosta. Simples assim.

Para aprofundar o conhecimento

Portanto, se você já fez algum curso de sommelier e vem estudando há algum tempo e quer se aprofundar cada vez mais nesse universo borbulhante e lupulado da cerveja, pense em cursar o Master em Estilos! A experiência te trará uma imensa carga de conhecimento na área, vai desconstruir mitos e esclarecer muitas sombras. E aqui não se fala em diploma, puramente dito. O pacote é completo! Enquanto estudante, conviver e compartilhar do conhecimento e da experiência de grandes Mestres que estarão à sua disposição, viver uma profunda imersão repleta de novidades, informações e convívio em um ambiente de estudos impregnado de história e cultura cervejeira, talvez seja quase mais importante.

A Escola Superior de Cerveja e Malte, pautada no conteúdo e metodologia das escolas cervejeiras mais reconhecidas mundialmente, passa a oferecer o curso de Master em Estilos de Cervejas no início de 2018. O curso é completo, aprofundado, e exigirá um trabalho sério dos candidatos a Master. Candidatos porque serão selecionados apenas 22 alunos de todos os inscritos. E, por falar nisso, as inscrições já estão abertas e toda a informação referente ao curso pode ser acessada através do link http://www.cervejaemalte.com.br/curso/master-em-estilos-de-cervejas.

Boa sorte!

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.