Blog

Microdestilarias X Microcervejarias

microdestilaria

Tendência nos Estados Unidos e Inglaterra, a coexistência entre microcervejarias e microdestilarias faz sentido também para o mercado nacional.

 A cerveja artesanal foi impulsionada dentro do propósito de inovação. Os destilados artesanais veem na mesma direção, produtos locais e com identidade. Você já deve ter percebido o boom dos drinks no mercado de bares e restaurantes nos últimos anos.

Ao que se deve esse aumento no consumo do gin, por exemplo?  A entrada de novas marcas no país, o patamar acessível de preço e a ideia de que gin tem poucas calorias são possíveis explicações para o fenômeno.

Mas é somente o gin que desponta nesse cenário de drinks? A resposta é não! De acordo com o mixologista brasileiro Romero Brito, a tendência de 2019  foi a ampliação e diversificação dos cardápios com rum, whisky e tequila.

“Consumidores estão buscando por autenticidade, produtos diferenciados e experiências para que eles possam expressar sua individualidade. Consumidores em países em desenvolvimento estão reavaliando seus hábitos de consumo, abandonado o materialismo exagerado e buscando simplicidade, autenticidade e individualidade”, escrevem Angus e Westbrook, responsáveis pela pesquisa Global Consumer Trends 2019. 

Por volta dos anos 2008, a revista Fortune estimava que existissem cerca de 50 microdestilarias nos Estados Unidos; hoje, esse número chega aos milhares.

Expandir as operações de produção de cerveja para incluir destilação também faz sentido nos negócios, especialmente se levarmos em consideração que muitos dos equipamentos do maquinário e da infra estrutura utilizados para a produção de cerveja podem também ser aproveitados para a produção de destilados, sem contar que equipamentos de destilaria custam em torno de ⅕ do valor dos equipamentos cervejeiros.

Muitas microcervejarias nos Estados Unidos já contam com destiladores em suas plantas, além da facilidade de compra de insumos, eles já tem o sistema de distribuição necessário para dar andamento ao projeto. 

Além disso, consumidores modernos são bebedores curiosos, e geralmente tem oportunidades de provar novos sabores, optando assim, por cerveja um dia, coquetéis no outro e quem sabe um pouco de vinho para acompanhar um jantar. Já se foram os dias em que os entusiastas da cerveja apenas bebiam IPAs. 

Microdestilarias
Microdestilarias – Drink com bebida destilada

Microdestilarias no Simples Nacional 

Desde janeiro de 2018, as microdestilarias, assim como as microcervejarias, foram incluídas no Simples Nacional, ou Supersimples, mais uma vantagem para a viabilização do negócio. 

Sempre dentro das tendências do mercado, a ESCM lançou, em julho de 2018, o primeiro curso de Mestre Destilador da América-Latina. Saiba mais aqui.  

Não perca essa oportunidade! Saúde!  

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.